ESPECIAIS

Jogador de eSports precisa cuidar da saúde como um atleta profissional?

Ser pago para jogar o dia inteiro o seu game preferido. Se tornar um profissional dos eSports é o sonho de muita gente, mas poucos têm a consciência de que não basta “apenas jogar” para se tornar um vencedor. Um jogador de eSports precisa cuidar da saúde da mesma maneira que um atleta profissional de futebol ou de outro esporte também o faz.

Não se trata apenas de ficar sentado em uma cadeira jogando o dia inteiro. É preciso pensar em exercícios que evitem as lesões por esforços repetitivos e que desenvolvam a resistência. Além disso, itens como alimentação e boas noites de sono, além do devido descanso para os olhos, são fundamentais para quem almeja se dar bem em qualquer uma das modalidades.

Como deve ser o treinamento de um atleta de eSports?

Afirmar que os jogadores profissionais de League of Legends ou Counter-Strike: Global Offensive são atletas ainda causa estranheza para muita gente. Há quem veja os eSports como uma atividade sedentária e que pouco exige da musculatura. De fato, comparado a outros esportes, isso até pode ser verdade. No entanto, os profissionais precisam de diferenciais para se dar bem nas competições e o bom condicionamento físico é um deles.

São vários itens que devem ser observados. O primeiro deles é o tempo de treinamento de jogo. Ficar de 12 a 14 horas na frente do PC, acreditando que com mais tempo de jogo as habilidades vão se desenvolver mais rápido é um grande engano. A partir de um certo momento, o jogador encontra um limiar de desempenho e mais horas passam a significar apenas mais cansaço.

Imagem relacionada

Outro risco recorrente é o das lesões por esforços repetitivos. Assim, fazer pausas a cada hora de jogo e também exercícios para as articulações dos membros superiores – pulso, cotovelo e ombros – e é fundamental para evitar que o desgaste físico resulte em problemas mais graves. Os músculos das mãos e do antebraço são os que mais requerem atenção.  

Por fim, problemas relacionados à postura também precisam ser observados pelos aspirantes a atleta. Dores nas costas e no pescoço por ficar muito tempo sentado também estão entre os sintomas recorrentes mencionados pelos jogadores.

Cada detalhe faz a diferença

Muitas vezes, os aspirantes a profissionais de eSports investem em equipamentos que sejam capazes de fazer a diferença na hora dos jogos, como um mouse mais preciso ou um teclado com melhor tempo de resposta. Isso tudo não deve ser descartado, mas o corpo é também uma “máquina” que requer cuidados. Um atleta cansado ou com sono certamente terá um tempo de resposta menos ágil se comparado a um jogador descansado.

É justamente por isso que os atletas profissionais têm programas de treinamento, que incluem não apenas jogar por tempo indeterminado. A prática de exercícios físicos regulares, pausas para alongamento ao longo do dia, boas noites de sono e alimentação adequada são aspectos que precisam ser trabalhados por aqueles que almejam títulos ou mesmo uma vaga entre os melhores.

Resultado de imagem para vaevictis esports

Dessa forma, buscar os conselhos de um personal trainer e de um nutricionista são complementos essenciais às táticas e estratégias a serem desenvolvidas em qualquer jogo. O simples fato de o jogador se sentir bem consigo mesmo antes das partidas faz com que ele tenha mais energia e disposição para raciocinar melhor e executar os comandos que precisa com maior rapidez.

Comportamento: a saúde mental também precisa estar em dia

Com todas as informações acima, você já deve ter percebido que cuidar do corpo é fundamental. Entretanto, a mente também precisa de atenção e não deve ficar em segundo plano. É nesse momento que entram em cena os psicólogos. O desafio desses profissionais é encontrar os fatores motivadores para os atletas bem como desenvolver características como atenção e foco.

Os atletas treinam por meses a fio antes mesmo de encarar uma competição.

Além disso, são trabalhadas questões como relacionamento interpessoal e liderança. Tudo isso é feito a partir de reuniões individuais ou coletivas, sempre buscando fazer com que os jogadores se sintam bem consigo mesmo e também com os demais colegas, visando sempre conquistar os melhores resultados possíveis.

Quem vê os atletas apenas “se divertindo” no palco dos grandes campeonatos pode não se dar conta de que por trás daquelas partidas há um longo histórico de treinamento. Os atletas treinam por meses a fio antes mesmo de encarar uma competição. Ou seja, trata-se de um esporte cujos resultados não aparecem da noite para o dia e é preciso muita dedicação para chegar entre os melhores do mundo. Será que você toparia encarar esse desafio?

Fonte: Intel, LoL eSports, Uai e Globo Esporte