ESPECIAIS

O que é NVIDIA Ansel? Aprenda como usar esta ferramenta de screenshots para jogos

Para quem gosta de explorar os cenários dos jogos, capturando belíssimas imagens que mostrem toda a exuberância dos gráficos de última geração, saber o que é NVIDIA Ansel é essencial. Trata-se da principal ferramenta de screenshots para jogos existente na atualidade.

O recurso foi lançado em julho de 2016, na mesma época do lançamento das GPUs GTX 1080 e GTX 1070, mas de lá para cá ganhou atualizações e modificações que o tornaram ainda mais interessante. Nesse artigo, vamos conhecer em detalhes o que é e como funciona o NVIDIA Ansel, para que você possa obter as melhores imagens possíveis dos jogos.

NVIDIA Ansel: mais do que uma ferramenta de captura de imagens

Inicialmente, você pode estar pensando: “mas por que tanto trabalho apenas para tirar uma screenshot?” O fato é que a ferramenta NVIDIA Ansel vai muito além disso.

É como se você acabasse de se tornar um fotógrafo profissional dentro dos jogos.

Seu nome é uma homenagem ao fotógrafo norte-americano Ansel Adams, cujo trabalho é reconhecido no país por ter retratado de forma singular os principais parques norte-americanos, especialmente entre as décadas de 20 e 50.

O grande diferencial da plataforma é que, por meio dela, você não apenas captura uma screenshot daquilo que está vendo, mas se transforma em um verdadeiro fotógrafo dentro do jogo. Isso porque há recursos que permitem ao jogador rotacionar a câmera para encontrar os melhores ângulos, executando replays dos momentos mais incríveis dos seus jogos.

Além disso, é possível aplicar filtros às imagens, como acontece no Instagram, e depois compartilhar as imagens nas redes sociais. É como se você acabasse de se tornar um fotógrafo profissional dentro dos jogos. A qualidade dos resultados dependerá única e exclusivamente da sua criatividade e imaginação.

Como usar o NVIDIA Ansel

Para utilizar esse recurso, é preciso que o seu computador tenha uma placa de vídeo NVIDIA compatível com a funcionalidade. Ela está disponível a partir da série 600, portanto há uma ampla gama de alternativas. O uso do NVIDIA Ansel é possível graças ao software GeForce Experience, que já vem embutido no driver de vídeo da placa.

Depois, é só abrir o jogo do qual você deseja fazer as capturas. É importante salientar que títulos mais antigos, anteriores ao lançamento do NVIDIA Ansel, podem não ser compatíveis com todos os recursos. Sendo assim, para que os testes sejam garantidos, opte por games mais novos, pois a grande maioria deles já conta com suporte a todas as ferramentas disponíveis.

Para ativar o NVIDIA Ansel use as teclas ALT + F2. Nesse momento, ele congela a imagem que você está vendo na tela e libera um menu com alguns recursos. Usando as teclas W, A, S e D, é possível movimentar a câmera pelo cenário, de forma que você encontre o ângulo perfeito para fazer a captura. Segurando a teclas SHIFT a movimentação é feita de forma mais rápida.

No menu que surge na lateral esquerda da tela, é possível escolher a resolução de imagem. As opções disponíveis são suficientes até mesmo para imprimir um outdoor, tamanha é a qualidade que pode ser obtida (por exemplo, em The Witcher 3, a resolução máxima é de 64.000 x 27.000 pixels.

Além disso, é possível trabalhar ainda com filtros, mudando o brilho, a nitidez, o contraste e a vinheta. A opção “campo de visão” faz com que você possa aplicar “zoom in” e “zoom out” nas imagens, mudando o ponto de vista como se o personagem estivesse mais próximo do objeto do que realmente está.

Se você quiser obter todas as informações de cores da foto em questão, basta ativar a opção HDR RAW. E, ainda, se precisar de referências na hora da captura, use a regra dos terços ativando o grid. Por fim, há a opção de fazer a captura em 360 graus. Redes sociais como o Facebook suportam a postagem desse tipo de conteúdo. Ao concluir as configurações, clique em “Snap” para fazer a captura.

Agora é só checar na pasta as imagens que você capturou e compartilhar. Que tal criar galerias nas redes sociais com as fotos mais incríveis que você foi capaz de obter?

Fonte: NVIDIA