APRENDENDO A JOGAR

7 dicas para dominar a arena em Apex Legends

Seguindo o estilo Fortnite e PUBG de jogos Battle Royale, Apex Legends é o mais novo concorrente em um gênero que vem fazendo sucesso entre os jogadores do mundo inteiro. Criado pela Respawn Entertainment, o FPS traz combates de tirar o fôlego, complementados por um sistema de movimentação extremamente ágil e um arsenal que faz inveja a muito jogo de guerra por aí. Mostraremos a você 7 dicas importantes para dominar a arena e sair da disputa como a lenda vencedora.

1. Fuja do olho do furacão

Muitos dos iniciantes podem ficar frustrados por morrerem logo após terminarem o pouso em Apex Legends. A verdade é que os aprendizes do jogo ainda estarão em busca dos equipamentos mais básicos, enquanto os mais experientes já terão partido para o abate.

Por isso, considere uma região de pouso mais afastada do centro do mapa, longe de outros times. Considere também as opções de aterrissar como grupo ou espalhar os jogadores em diferentes trilhas. Apex Legends dá mais tempo para os jogadores explorarem o mapa, fornecendo também uma série de mecanismos para que eles se desloquem de forma mais ágil. Por isso, não tenha pressa e primeiro pense em se armar.

2. Não fique parado

Chegou ao chão? Ótimo, comece a se mover imediatamente. Por mais que não haja muitos inimigos próximos, a sua chance de sobreviver aumenta se você der trabalho para aqueles que querem mirar na sua cabeça.

Abuse dos saltos, escale paredes, busque cobertura e, principalmente, aproveite qualquer inclinação para deslizar. Esta é uma das manobras mais importantes do Battle Royale, pois permite que você atravesse uma região a velocidades mais altas, mantendo a sua mira livre para contra-atacar em qualquer direção.

Se você está certo de que não há ninguém por perto e precisa atravessar alguma região que o deixará exposto, lembre-se: seu personagem corre mais rápido com a arma no coldre. Apenas tenha a certeza de que não é uma emboscada.

3. Não basta correr, você precisa voar

Falando em se mexer, fique de olho nos balões e nos ziplines de Apex Legends. Ao se pendurar nessas linhas amarelas, seu personagem literalmente escorregará pelo cenário, sendo uma ótima forma de ganhar impulso e evitar o combate em solo. Também é uma forma interessante de olhar ao seu redor e analisar o campo de batalha.

Os balões tem um efeito ainda melhor: permitem um segundo voo – ainda que mais baixo e curto. Ainda assim, é muito mais rápido do que correr a pé, principalmente quando o círculo da arena começa a se fechar. Novamente, tome cuidado durante a escalada para não se tornar uma presa fácil de esquadrões oponentes e de snipers escondidos no topo das colinas.

4. Escolha apenas os melhores equipamentos

Como em todo Battle Royale, o poder dos seus equipamentos e armamentos pode definir o destino da partida. Por isso, não saia catando qualquer lixo que encontrar pela frente. Dê atenção aos itens que realmente se adaptam ao seu estilo de jogo e que trazem status mais poderosos em relação aos seus atuais.

Apex Legends facilita a vida dos jogadores classificando o loot em quatro categorias de raridade diferentes, diretamente associadas ao poder de defesa ou ataque. Para facilitar a sua vida, elas são divididas por cores, da seguinte maneira:

  • Itens Brancos – Normais 
  • Itens Azuis – Raros  
  • Itens Roxos – Épicos
  • Itens Amarelos – Lendários (os mais poderosos e buscados)

Uma curiosidade interessante: a cor do número de dano do seu oponente revela que tipo de armadura ele veste. Se aparecer branco, pode saber que ele utiliza vestes comuns. Se for amarelo… Se prepare para uma boa briga, pois ele está equipado com armaduras lendárias.

Lembre-se também de que é possível usar o sistema de pings (marcações) para solicitar um equipamento específico aos seus colegas.

5. Fique de olho no Loot para dominar em Apex

Ao longo das partidas haverá uma série de drops de caixas de suprimentos pelo mapa. Fique de olho para garantir o seu, ou aproveite a sua posição de vantagem para detonar times desavisados que chegarem às caixas com muita sede.

Ao matar um inimigo, pegue todos os equipamentos melhores que ele derrubar. É a sua chance de ganhar mais uma vantagem na luta.

6. Comunicação é tudo em Apex Legends

Por mais que você seja individualista, acostume-se com a ideia de que aqui não dá para ganhar sozinho. Respeite os seus colegas de time e colabore em busca da vitória. Se não fizer isso, pode ter a certeza de que morrerá sozinho em campo.

Não precisa ter headset para se comunicar. O sistema de Pings em Apex Legends é extremamente completo e exige apenas alguns cliques com o botão central do mouse. É possível apontar direções, itens úteis, inimigos avistados e até mesmo os melhores armamentos.

Você pode conferir um guia completo com todos os comandos de ping clicando neste link. Acredite, aprender esse sistema pode ser a diferença entre um time fracassado ou de sucesso, ainda mais para quem está jogando com desconhecidos.

7. Use as suas armas

Entrou no tiroteio? Cuidado para não descarregar o seu pente inteiro em vão. Ao contrário de outros jogos do gênero, em Apex o estoque de munição é limitado, assim como o número de balas por pente.

Equilibre a sua estratégia e pense em armas secundárias que realmente possam salvar a sua vida durante uma troca direta de tiros. Por fim, em vez de tentar recarregar a cada vez que chegar ao fim de um pente, experimente trocar para a sua secundária. É mais rápido. Caso o inimigo esteja ao seu alcance, aproveite também para desferir um belo golpe de perto.