APRENDENDO A JOGAR

5 dicas de combate para se dar bem em Sekiro: Shadow Dies Twice

A espada é sua maior aliada em Sekiro: Shadows Die Twice. O novo jogo da From Software foi lançado para PC e consoles, trazendo um ritmo muito mais intenso de combate em comparação a jogos como Bloodborne e Dark Souls. Seus inimigos não terão piedade de você, nem você deve ter deles. Por isso, separamos algumas dicas essenciais de luta para quem está pensando em desbravar a história do Lobo.

Para aqueles que não começaram o game ainda, Lobo é o protagonista. Um Shinobi treinado por toda a sua vida para ser o guardião protetor do herdeiro do trono. Tendo falhado em sua missão, Lobo tem o braço amputado por um corte de espada e cai desmaiado durante um de seus mais importantes duelos.

Ao acordar, Lobo se depara com o Escultor, uma figura mítica que substitui o seu braço amputado por uma prótese Shinobi bastante engenhosa, forte o bastante para aguentar os impactos dos golpes e ainda dotada de magia e tecnologia suficientes para permitir algumas habilidades especiais.

1. Seja invisível

Treinado nas habilidades Shinobi, Lobo é capaz de navegar pelos cenários de forma extremamente silenciosa, tornando-se quase imperceptível quando faz uso de arbustos, abrigos e do restante da vegetação. O braço de gancho também pode levá-lo rapidamente de uma ponta a outra, melhorando seu posicionamento.

Usando isso a seu favor, é possível se aproximar dos inimigos sem ser notado. Ao chegar perto deles, um círculo vermelho aparecerá, indicando que você pode desferir um ataque crítico. Oponentes mais fracos morrerão imediatamente, enquanto sub-chefes e inimigos mais fortes precisarão de mais um golpe desses.

Os ataques críticos também podem ser desferidos enquanto você está pendurado ou até mesmo durante um salto. Muito melhor do que ficar travando um duelo de lâminas e correr o risco de perder parte da sua vida – que já é tão escassa em Sekiro.

2. Quebre a postura e o espírito dos adversários

Naqueles momentos em que o duelo é inevitável, você verá na tela a barra de vida e a barra de postura. Pode soar estranho, mas concentre-se mais em quebrar a postura do oponente. Assim que a barra se encher, ele cairá diante de seus pés e ficará suscetível a um ataque crítico por alguns segundos. Aí é só fazer o estrago.

Além de trocar golpes, rebater os ataques com o parry é a forma mais eficiente de quebrar a postura adversária. Quanto mais cheia estiver a barra de vida dos adversários, mais rápido eles recuperarão a postura.

3. Não fique parado

Comparando os jogos da From Software, você deve ter reparado que Sekiro tem uma diferença crucial em relação aos seus “irmãos”: nada de barras de stamina. O Lobo é incansável e por isso você pode… Ou melhor… DEVE se movimentar constantemente, realizando saltos, ataques sucessivos e se esquivando nas melhores oportunidades.

Dessa forma, você perceberá o quanto o jogo é dinâmico e de quebra encontrará cada vez mais brechas nos padrões dos seus adversários.

4. Nem tudo pode ser bloqueado

Viu um ideograma vermelho brilhando na tela? Não pense duas vezes, saia de perto! Esse é o indicador para aqueles ataques mais fortes e que não podem ser bloqueados normalmente. Nessas horas, aproveite a agilidade do lobo e tome uma decisão:

  1. Arriscar um Parry para contra-atacar em seguida e quebrar a postura
  2. Se esquivar na direção contrária à do ataque para não ser surpreendido no meio do caminho
  3. Correr para bem longe do oponente e reestruturar a sua estratégia

E aí, já escolheu a sua opção? Pode ser que até mesmo durante a luta você não consiga decidir a tempo, mas tudo é questão de prática. Aos poucos você ganhará a confiança para escolher entre cada uma delas. De início, recomendamos que você mantenha a sua distância e estude cuidadosamente os movimentos dos inimigos.

5. Use suas habilidades de forma inteligente

Como dissemos, o braço prostético do Lobo abre uma série de possibilidades, principalmente durante o combate, permitindo que você alterne entre a sua espada e outros ataques que amplificam o seu potencial de causar dano.

Vamos a alguns exemplos? Ao usar as chamas, você pode desnortear e aumentar o dano sobre inimigos como o Ogro Acorrentado. Se der uma espadada logo em seguida, a lâmina ficará revestida pelo fogo, tirando ainda mais vida a cada golpe.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

O shuriken, além de ter o poder de interromper alguns ataques, ainda coloca você em postura agressiva, facilitando a aproximação com a espada. Outro exemplo importante é o machado, usado para quebrar os escudos de madeira e outras proteções dos soldados oponentes. Sem fazer isso, você ficará por muito tempo tentando encontrar uma brecha para realizar o ataque crítico.

Agora que você já sabe o básico, pode encarar os perigos de Sekiro: Shadows Die Twice. Depois, não deixe de conferir nossos guias que explicam como encontrar todas as contas de oração e todas as Próteses Shinobi.