DICAS

Como formatar um computador com Windows 10

Por mais que o Windows 10 tenha evoluído, a movimentação constante de arquivos e as diversas instalações de aplicativos cedo ou tarde têm um impacto indesejado sobre o sistema operacional, causando lentidão, erros e até problemas de inicialização. Hoje vamos mostrar passo a passo como formatar um computador para deixá-lo rápido como novo.

Apresentaremos também outras duas formas seguras e rápidas de zerar a máquina, que são o “Fresh Start” e “Restaurar o PC”.

Opção 1 – “Fresh Start” do Windows 10

Se o seu computador está funcionando, mas vem apresentando lentidão, lixo acumulado nos arquivos temporários e alguns problemas de configuração devido a programas instalados, a opção mais rápida para deixá-lo “como novo” é o recurso Fresh Start do Windows 10.

Ele faz uma reinstalação limpa e atualiza o seu sistema operacional para a versão mais recente disponível, mas mantém algumas das configurações e os dados pessoais dos usuários. Ao fazê-lo, ele desinstala os programas (listando para você tudo aquilo que será apagado), inclusive aqueles penduricalhos que algumas empresas adoram trazer de fábrica.

Para ativar o Fresh Start, siga os passos abaixo:

  • Clique no botão “Configurações”, no Menu Iniciar – é a engrenagem que fica logo acima do botão de energia.
  • Acesse “Atualização e Segurança”
  • Acesse “Segurança do Windows”
  • Clique em “Desempenho e integridade do dispositivo”
  • Selecione “Fresh Start”
  • Clique em “Começar Agora”

Reforçamos que os aplicativos e as respectivas configurações serão perdidos.

Ele faz uma reinstalação limpa e atualiza o seu sistema operacional

Opção 2 – Restaurar o PC

A função “Restaurar o PC” do Windows 10 é perfeita para quem pensa em formatar a máquina enquanto ela ainda funciona (mas vem apresentando problemas e lentidão). O comando permite que você dê um reset total no sistema, fazendo uma reinstalação completa para as configurações de fábrica. Ao restaurar, você pode optar por manter arquivos pessoais ou remover tudo.

Os programas instalados serão todos perdidos, mas o Windows listará cada um deles para que você anote e os reinstale caso deseje mais tarde. Ela vai um pouco mais fundo do que o recurso Fresh Start. Para fazer a Restauração do PC, siga os passos abaixo:

  • Clique no botão “Configurações”, no Menu Iniciar – é a engrenagem que fica logo acima do botão de energia.
  • Acesse “Atualização e Segurança”
  • Clique em “Começar Agora”

Na tela seguinte, opte por remover tudo ou manter os seus arquivos pessoais. Em seguida, há novamente duas opções. A primeira apaga os arquivos rapidamente e é indicada para o caso de você manter o PC. A segunda tenta zerar o disco rígido, dificultando que terceiros consigam ler os arquivos apagados. É a opção mais recomendada para quem pretende vender e se desfazer do computador.

Após confirmar, o Windows pedirá para reiniciar. Tenha calma, pode levar alguns minutos até que o processo acabe, dependendo da velocidade do seu disco rígido. Quando a operação terminar, selecione “Continuar” para chegar até a tela de boas-vindas do Windows 10 completamente formatado.

Opção 3 – Formatando com uma mídia de inicialização

Apesar de serem ótimas formas de limpar o Windows 10, os recursos de Restaurar o PC e Fresh Start não resolvem nada em máquinas com boot corrompido e outros problemas que impedem o sistema de carregar. Nesses casos é preciso recorrer à formatação e reinstalação manual via DVD, dispositivos USB ou mídias de instalação.

Mas não é preciso se preocupar. O processo hoje é bem simples e pode levar menos de meia hora em algumas máquinas mais novas. Basta seguir os passos descritos abaixo.

Criando uma mídia de instalação

Caso você não tenha uma cópia em DVD do Windows 10, a Microsoft disponibiliza a ferramenta de criação de disco de inicialização. É um método alternativo que substitui o DVD por um pendrive, podendo ser criado em qualquer computador Windows que esteja funcionando.

São recomendados pendrives com pelo menos 8 GB de espaço de armazenamento. Acesse o site oficial clicando neste link e depois clique em “Baixe a ferramenta agora”.

Abra a ferramenta e aguarde até que ela calcule os recursos necessários. Em seguida, selecione “Criar mídia de instalação para outro computador”. Verifique as opções recomendadas, plugue o pendrive no PC e selecione Unidade Flash USB. Ao avançar, o programa reconhecerá a mídia e fará a limpeza para convertê-la em uma unidade de instalação.

Configurar a BIOS

Com a sua mídia de instalação criada, é hora de reiniciar o PC e entrar na BIOS para verificar qual a ordem de boot, isto é, a ordem em que as unidades de armazenamento serão lidas durante a inicialização do PC. Para acessar a BIOS, o comando mais comum é “DEL” – embora outras fabricantes como Acer também usem a tecla “F2”. Basta ver qual é a indicação na tela.

Na BIOS, configure a ordem de boot para que a sua unidade USB seja lida em primeiro lugar. Salve as configurações e feche a BIOS apertando F10.

Iniciando a instalação

Com a ordem de boot correta, pressione uma tecla qualquer quando o computador perguntar se você deseja começar a partir do pendrive. A logo do Windows deve aparecer na tela. O programa de instalação carregará, pedindo para que seja confirmado o idioma de instalação e para que você insira a sua chave de licença do Windows 10 (você pode optar por inserir o código depois, caso não o tenha em mãos).

Na próxima tela há duas opções, que são “Atualizar” (caso esteja em uma versão anterior, mantendo arquivos, configurações e aplicativos) e “Personalizada: instalar o Windows apenas”. Escolhendo a segunda opção você será levado ao gerenciador de Discos. Aqui você pode reconfigurar suas partições e limpar seus conteúdos da forma como preferir.

Concluindo a instalação

Dentro de alguns minutos você chegará à tela de configuração inicial do sistema, na qual são definidos padrões de teclado, país, fuso e idioma. A próxima tela pergunta se você pretende utilizar configurações expressas do sistema (que resultam em um processo mais rápido) ou se pretende modificar as configurações. Entre as possibilidades estão a desativação da Cortana, por exemplo.

Depois de baixar as atualizações mais críticas, a Microsoft também pergunta se você pretende utilizar uma conta de e-mail para sincronizar seus dados e preferências entre dispositivos, ou se pretende utilizar apenas uma conta local, sem recursos de sincronização. Com todas essas etapas concluídas, finalmente seu computador estará zerado, formatado e pronto para a batalha.

Assim você aprendeu como formatar um computador. Moleza, não é?

Loja 2AM Gaming