DICAS

Como desistir da compra de jogos no Steam e pedir reembolso

Muitas vezes compramos um jogo no Steam e logo em seguida descobrimos que nossa máquina não tem o hardware suficiente para rodá-lo, ou simplesmente não gostamos do game depois dos primeiros minutos de partida. Nessas horas, o Steam tem um recurso que vai aliviar o seu arrependimento. Estamos falando em como desistir da compra de jogos no Steam e como fazer o pedido de reembolso.

A Valve deixa bem claro em sua página que os jogadores podem fazer o pedido de reembolso por qualquer motivo, desde que esteja na “janela de cancelamento”. Vamos explicar tudo isso em detalhes a seguir.

Como pedir o reembolso e desistir da compra no Steam

Todos os pedidos devem ser feitos pelo site da Valve, disponível neste link. Abaixo você confere o passo a passo de como proceder para ter a certeza de ter o seu dinheiro de volta. Vamos lá!

  1. Acesse a página de suporte do Steam: https://help.steampowered.com/pt-br/
  2. Faça o login na sua conta, caso já não esteja logado
  3. Escolha qual é o jogo que você pretende devolver dentre os listados
  4. Escolha qual o problema apresentado com o produto (ver imagem acima)
  5. Escolha a opção “Desejo solicitar um reembolso da minha compra, caso tenha comprado o jogo você mesmo, ou “Desejo solicitar um reembolso deste presente” se o recebeu de alguém
  6. Adicione seus comentários, se desejar
  7. Finalize enviando o formulário.

Segundo a própria Valve, o reembolso será emitido em uma semana da data em que foi aprovado. Você receberá o reembolso diretamente na forma de pagamento original (como cartão de crédito) ou terá o valor integral depositado na sua Carteira do Steam. Essa última opção se aplica para os casos em que a empresa não tem como retornar o valor pelo método de pagamento original (boleto bancário, por exemplo).

Entrou em promoção? Sem problemas!

Um detalhe importante para o qual poucas pessoas se atentam é que você pode pedir o reembolso de um jogo caso ele entre em promoção logo após a sua compra. A Valve aceitará o seu pedido e você poderá refazer a compra com o desconto – e quem sabe até mesmo aproveitar a diferença de valores para comprar outros jogos da sua lista de desejos.

As regras do reembolso do Steam

Para que o seu pedido de cancelamento seja aceito, é necessário obedecer às seguintes regras do Steam:

  • O Jogo deve ter sido comprado há menos de duas semanas (14 dias)
  • Você não pode ter jogado o título comprado por mais de duas horas
  • Para compras in game, o prazo de solicitação é de no máximo 48 horas

Compras de Conteúdos Adicionais (DLCs) 

Seguem regras parecidas às do jogo principal. O reembolso deve ser solicitado em até 14 dias da compra e o produto não pode ter sido usado por mais de 2 horas no total. Alguns itens especiais e consumíveis, utilizados para subir níveis de personagens, por exemplo, não poderão ser alvo de reembolso, mas essa condição estará explícita no ato da compra.

E se eu comprei na pré-venda?

Todos os jogos adquiridos em pré-venda podem ser integralmente reembolsados até o lançamento do jogo. Depois que o título estiver disponível, passam a valer os prazos mencionados acima, de 14 dias e 2 horas de jogo no total.

O Steam deixa bem claro que o direito ao reembolso será revogado caso os jogadores utilizem a estratégia para jogar muitos jogos de graça, burlando o objetivo. Quem sofrer um banimento (Ban VAC) fica impedido de solicitar o reembolso dos jogos. A empresa também não se responsabiliza por códigos comprados fora do serviço.

Fonte(s): Steam