TECNOLOGIA

Conheça os SSDs ultrarrápidos que vão acabar com o loading nos seus jogos

Em abril deste ano, Mark Cerny (chefe de arquitetura dos consoles da Sony) surpreendeu a todos ao revelar os primeiros detalhes do PlayStation 5. O mais importante deles foi um novo tipo de SSD, muito mais rápido do que os atuais dos PCs, segundo a empresa, o qual será capaz de acabar com o loading nos seus jogos favoritos.

Mas será que essa tecnologia realmente ficará restrita ao novo console? Hoje explicaremos um pouco mais sobre o que ela é, o que a torna tão rápida, e também por que motivo você poderá tê-la muito em breve se quiser montar um PC novo.

PCI Express 4.0 – O segredo por trás da nova tecnologia

Antes de falarmos sobre os novos SSDs, precisamos explicar o que está possibilitando um salto tão grande assim: o novo padrão PCI Express 4.0. PCIe significa “Peripheral Component Interconnect Express”. Trata-se de um padrão de comunicação utilizado pelos computadores atuais para fazer a ligação entre diversos componentes, tais como Placas de vídeo, rede e áudio offboard.

O PCI Express substituiu os antigos PCI e AGP, oferecendo muito mais velocidade na troca dos dados. Até a geração atual de placas-mãe e processadores, trabalhávamos com o padrão 3.0 da tecnologia. 

Quando utilizada por SSDs do tipo NVMe, a tecnologia PCI Express 3.0 permite velocidades de leitura e gravação de dados de até 3.500 MB/s, muito embora a maioria dos equipamentos vendidos hoje operem na faixa dos 1.500 MB/s. Isso em si já é um salto considerável em relação às taxas de aproximadamente 600 MB/s dos SSDs ligados via SATA III.

Com a chegada dos novos processadores da AMD e do chipset da série 500, cujo lançamento ocorreu no início de julho de 2019, o padrão PCI Express 4.0 finalmente ganhou vida e passou a ser vendido aos consumidores finais. Na prática, a banda de dados chegará a 64 GB/s, dobrando a velocidade do padrão atual.

Conheça os novos SSDs ultrarrápidos

Como você deve ter imaginado, um dos componentes que mais pode fazer uso deste salto de velocidade é o SSD. Marcas como a Corsair já anunciaram uma nova geração de SSDs, como o modelo MP600 mostrado na imagem abaixo. Ele será capaz de atingir velocidades de leitura e gravação de até 4.950 MB/s (praticamente 5 GB/s), tendo resfriamento passivo em alumínio.

Outro modelo anunciado vem da Gigabyte, o AORUS NVMe Gen4 SSD, cujas velocidades de leitura e gravação são de 5.000 MB/s e 4.400 MB/s, respectivamente. Outro modelo, o AIC, atinge a incrível taxa de 15.000 MB/s. Diferentemente da Corsair, a Gigabyte optou por envolver o novo SSD em cobre para garantir temperaturas de operação satisfatórias.

Qual é o salto real com esta nova tecnologia?

Para mostrar o impacto da transição do PCIe 3.0 para o 4.0, vamos voltar a falar o PlayStation 5. O aumento na velocidade de transferência dos dados não só praticamente eliminará os tempos de carregamento nos jogos, bem como possibilitará coisas nunca realizadas antes no mundo virtual. Confira a demonstração da Sony realizada em abril:

Imagine, por exemplo, um jogo de aviões como Ace Combat. A velocidade de leitura atual dos dados em um HD convencional limita muito o número de detalhes do cenário que podem ser lidos e exibidos em tempo real ao jogador, de acordo com a velocidade de deslocamento dele. É o chamado streaming de dados. 

O vídeo acima utiliza Spiderman e mostra exatamente o que você pode esperar dos novos SSDs como um jogador, uma vez que ele compara diretamente o PlayStation 4 Pro com um HD tradicional à nova geração de SSDs. 

O que vem por aí?

Se você se impressionou com a capacidade de transferência de dados com o padrão 4.0, já vamos avisando: o padrão 5.0 está em testes e não deve demorar muito para ser lançado. Novamente, ele dobrará a banda disponível, conforme a lista abaixo:

  • PCIe 1.0: 8 GB/s
  • PCIe 2.0: 16 GB/s
  • PCIe 3.0: 32 GB/s
  • PCIe 4.0: 64 GB/s
  • PCie 5.0: 128 GB/s

A previsão do mercado é de que a versão 5.0 chegue a partir do fim de 2020. Desta vez, tanto Intel quanto AMD devem endossar a tecnologia, fornecendo aos jogadores do mundo inteiro mais um upgrade em termos de velocidade de carregamento.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte: Tech Republic, AnandTech, Tom’s Hardware, Tecnoblog