DICAS

Como desativar a tecla Windows no seu teclado

Praticamente todos os modelos atuais de teclado vêm com a pequena Tecla Windows. Carregando a logo do sistema operacional Microsoft, ela é usada principalmente para abrir o Menu Iniciar do computador, mas pode ser utilizada em conjunto com outras teclas para acessar atalhos poderosos na sua máquina.

Um exemplo é a combinação “Win + X”, que mostra um menu com as principais ferramentas de gerenciamento do PC.

Cuidado com essa combinação!

Infelizmente, para nós que somos jogadores apaixonados, apertar essa tecla acidentalmente no meio de uma partida pode ser a diferença entre a vida e a morte, ou pior: pode significar a derrota de um time inteiro em um game competitivo de equipes.

Por ativar o Iniciar, ela faz com que muitos dos aplicativos sejam minimizados ou entrem em plano de fundo.

Para evitar essa frustração, algumas empresas especializadas em acessórios gamer trazem comandos rápidos ou botões para desativar a tecla via hardware. Se o seu teclado não tem essa função, fique tranquilo, vamos mostrar como você pode desativar a tecla Windows do seu teclado via software. Bora para o passo a passo!

como-desativar-tecla-windows
Teclado 2AM

Como desativar a tecla Windows do seu teclado

Antes de seguir este tutorial, tenha em mente que você estará mexendo com os registros do Windows. Eles controlam praticamente todos os comportamentos do seu sistema operacional, podendo ocasionar problemas, caso editados de forma errada.

Por isso, leia atentamente cada uma das etapas descritas abaixo.

Passo 01 – Abra o Menu Iniciar e digite “Executar”. Abra o app sugerido.

Passo 02 – Na janela que se abrirá, digite “regedt32” e confirme clicando em “OK”. O Windows pedirá a sua autorização. Confirme novamente a ação.

Passo 03 – Agora você chegou ao editor de registro do Windows. Nesta tela, navegue até a pasta “HKEY_LOCAL_MACHINE”. Depois abra a pasta “System”, “Control” e por fim “Keyboard Layout”. 

Passo 04 – Clique em “Editar”, no menu superior, e selecione a opção “Novo > Valor Binário”, conforme mostrado a seguir:

Passo 05 – Dê ao arquivo recém criado o nome “Scancode Map”. Clique com o botão direito sobre esse arquivo, selecione “Modificar” e insira o seguinte valor:

00000000000000000300000000005BE000005CE000000000

Caso já haja um arquivo chamado “Scancode Map” no diretório, recomendamos que você o renomeie, guardando-o como backup para qualquer problema que possa ocorrer.

Passo 06 – Depois de editar os valores. Confirme clicando em “OK”. Feche o editor de registros e reinicie o seu computador. Feito isso, a tecla Windows deverá estar completamente desativada. 

Caso você queira reativar a tecla, o procedimento mais simples é navegar de novo pelo editor de registro até a pasta “HKEY_LOCAL_MACHINE > System > Control > Keyboard Layout” e deletar o arquivo Scancode Map que você criou. É preciso reiniciar o computador sempre que editar o registro para que as modificações entrem em vigor no sistema operacional. 

Utilizando alternativas mais simples

Caso você ache muito complicado editar cada um dos valores à mão quando for ativar ou desativar as teclas, há programas alternativos que podem produzir o mesmo resultado.

Um deles é o Winkill, que deixa a função de desativar a tecla acessível na barra de tarefas do sistema. Outra opção é o SharpKeys, disponível gratuitamente para download no GitHub

Por fim, alguns recomendam também o software AutoHotkey, um poderoso editor de scripts que pode não apenas cumprir a tarefa, mas também criar uma série de macros e outros atalhos.

Mas tome cuidado: todos os aplicativos utilizados para modificar o comportamento das teclas podem ser interpretados como cheats por mecanismos de proteção dos jogos online.

****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): PC Gamer