TECNOLOGIA

Como funciona um mouse óptico?

Existem mouses de todos tamanhos, formatos e configurações disponíveis no mercado. Há modelos ergonômicos com pegadas diferenciadas para evitar problemas de saúde. Outros são voltados para uso em escritório, tendo recursos de produtividade embarcados. Para nós players, os modelos que interessam de verdade são os gamer, cujo principal diferencial é a precisão do sensor. Mas você já parou para pensar em como funciona esse sensor do mouse óptico?

A tecnologia não é exatamente nova, tendo substituído o antigo “mouse de bolinha” já há muitos anos. Contudo, ela foi ficando cada vez mais rápida e precisa, possibilitando o uso do periférico sobre praticamente qualquer superfície. Veja os detalhes a seguir. 

Como funciona um mouse óptico?

A função do mouse é reconhecer os seus movimentos e traduzi-los para o cursor do computador. Para fazer isso, um mouse óptico é equipado com duas peças cruciais: uma fonte de luz (LED ou laser) e um sensor CMOS. 

como funciona o mouse óptico

Imagem: Corsair

A fonte de luz LED tem a função de iluminar a superfície que está diretamente abaixo do mouse, como por exemplo o tecido de um mousepad. Seus feixes de luz são canalizados e direcionados pela cobertura plástica e transparente que fica na base do equipamento (veja na foto acima). 

Esses raios de luz são refletidos diretamente sobre o sensor CMOS, uma espécie de “câmera” que registra centenas de imagens da superfície por segundo para determinar a posição do mouse, velocidade de deslocamento e a direção na qual o periférico está se deslocando. 

sensor óptico como funciona o mouse

Modelos mais recentes de mouse tendem a utilizar fontes de iluminação infravermelha, não visíveis a olho nu. Por essa razão não vemos mais tantos modelos com luzes azuis ou vermelhas, bem comuns até pouco tempo atrás. 

O que faz o DPI de um mouse óptico?

Muito utilizada pelas divisões de marketing das fabricantes, a sigla DPI significa Dots per Inch, ou pontos por polegada. Ela representa o número de pontos nos quais o sensor do mouse divide a superfície que está lendo. Como resultado, valores elevados de DPI resultam em uma sensibilidade bem mais alta aos seus movimentos. 

Valores elevados de DPI resultam em uma sensibilidade bem mais alta aos seus movimentos. 

Apesar de haver muito marketing em cima desse número, a realidade é que dificilmente alguém utiliza valores acima de 4.000 DPI. A maioria dos jogadores profissionais inclusive flutua entre 800 e 1.200 DPI. A sensibilidade reduzida garante uma precisão maior dos comandos, ideal para mirar naquele pixel tão pequeno para um headshot de sniper. 

Temos que reforçar que não existe um valor ideal. Cada pessoa deve testar as configurações com as quais se sente mais confortável. Muita gente inclusive muda a sensibilidade para navegar pelo Windows, acelerando um pouco o ponteiro do mouse. O importante é ter opções de ajuste de fácil acesso, seja via software ou por botões no próprio periférico. 

Alguns modelos Gamer como os fabricados pela Corsair trazem os chamados botões Sniper. Ao pressioná-los, você reduz temporariamente a sensibilidade em DPI. É uma configuração ideal para quem gosta de mirar em longas distâncias. 

como funciona um mouse

Mouse M65 da Corsair com botão de ajuste de DPI dinâmico

Polling rate: precisão é tudo no mouse

Um valor bem importante ao qual você deve estar atento ao comprar um mouse para jogos é a taxa de amostragem, ou polling rate. Ela determina quantas vezes por segundo o sensor opera e atualiza a posição do mouse. Modelos mais avançados para jogos operam em uma taxa de 1.000Hz, ou mil atualizações por segundo. 

A taxa de 500 também é bastante comum e suficiente em termos de desempenho, desde que o sensor tenha operação precisa. Modelos abaixo disso não são recomendados porque podem apresentar problemas como aceleração e perda do rastreamento (spin out), fazendo seu personagem girar sem controle no game. 

Quais as principais vantagens de um mouse óptico?

Em relação aos antigos modelos de mouse de bolinha, a tecnologia óptica tem como principal vantagem a precisão de rastreamento dos seus movimentos. Sua construção selada também impede a entrada de sujeira no mecanismo de rastreamento, prolongando a vida útil do periférico. 

A tecnologia óptica tem como principal vantagem a precisão de rastreamento dos seus movimentos.

Os sensores mais novos também são compatíveis com as mais variadas superfícies, incluindo vidro, muito embora seja recomendada uma superfície opaca e completamente plana para quem gosta de jogar. Há mouse pads gigantes que cobrem boa parte da mesa, ideais por permitirem grandes movimentos sem qualquer tipo de obstrução. 

Na hora de comprar um mouse, lembre-se de que é importante considerar fatores como tamanho, pegada e peso. Apesar de vários modelos serem vendidos como o “melhor mouse já criado”, a realidade é que cada pessoa tem que achar o seu modelo ideal. 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.