NOVIDADES

Veja os requisitos mínimos para jogar Valorant no PC

Depois de dominar a arena dos MOBA com League of Legends, a Riot Games está se preparando para outro desafio colossal: acabar com o reinado de Counter Strike: Global Offensive no mundo dos FPS. Para isso, ela está apostando pesado em Valorant, seu novo shooter online competitivo. Hoje listaremos os requisitos mínimos de hardware para jogar Valorant no seu PC. 

Ao contrário do que fazem muitas das desenvolvedoras, a Riot Games se preocupou não apenas em mostrar os requisitos mínimos de hardware para Valorant, mas também em listar o tipo de desempenho que você pode esperar a partir de certas combinações de processadores (CPUs), placas de vídeo (GPUs) e memória RAM. 

Preparado para ver se o seu PC aguenta esse game? Vamos lá!

Requisitos mínimos para jogar Valorant no PC

A Riot Games é especialista em fazer jogos acessíveis até mesmo para aqueles com PCs mais antigos. Prova disso é o League of Legends (LoL), que roda até mesmo em notebooks mais antigos. Por ter gráficos completamente 3D e uma série de efeitos visuais, Valorant é um pouco mais pesado, mas ainda assim será compatível com um número enorme de computadores e hardwares. 

Abaixo você confere as configurações mínimas recomendadas para rodar o game a 30, 60 ou 144+ FPS, de acordo com a Riot:

Configurações mínimas – 30 frames por segundo:

  • Processador (CPU): Intel® Core™ 2 Duo E8400
  • Placa de vídeo (GPU): Intel HD 4000

Configurações recomendadas – 60 frames por segundo:

  • Processador (CPU): Intel® Core™ i3-4150
  • Placa de vídeo (GPU): Geforce GT 730

Configurações de alto nível – acima de 144 frames por segundo:

  • Processador (CPU): Intel® Core™ i5-4460 operando a 3,2 GHz
  • Placa de vídeo (GPU): GTX 1050 Ti

Requisitos mínimos globais

  • Windows nas versões 7/8/10 de 64 bits
  • Mínimo de 4 GB de Memória RAM
  • Mínimo de 1 GB de memória VRAM (Placa de vídeo)

A configuração mínima recomendada para rodar Valorant no PC indica um Intel E8400, um processador que já tem muitos e muitos anos de mercado, não sendo mais comercializado atualmente. Por isso, qualquer processador da linha i3 ou AMD Ryzen 3 atual dá conta do recado com folga. Repare que a GPU também é um modelo integrado, o que prova o quão leve Valorant é. 

Ainda assim, para quem pretende levar o game a sério, vale a pena investir em máquinas mais robustas, com placas de vídeo dedicadas e processadores mais modernos. Isso é necessário para garantir uma experiência mais fluida, com menor tempo de resposta entre seus cliques e comandos e a resposta obtida na tela. 

Antes de se preocupar, note como o hardware considerado de alto nível para o game é bem acessível: uma GeForce GTX 1050Ti. Ela garantirá um desempenho de mais de 100 frames por segundo (taxa de fps), o que é considerado ideal para títulos online competitivos. Placas mais fortes proporcionarão mais fidelidade gráfica e a possibilidade de ativar recursos como anti-aliasing e resoluções mais altas, sem perder tanto desempenho.

O que é Valorant?

Valorant é um jogo de tiro com times de 5×5 jogadores, nos mesmos moldes de Counter Strike. Ele privilegia a pontaria, reflexos rápidos e uma boa estratégia de jogo. Cada personagem tem apenas uma vida por rodada, o que significa que não há possibilidade de respawn até que se inicie um novo round. 

Ganha a equipe que chegar a 13 rodadas vitoriosas primeiro. Para isso, é necessário ou matar todos os oponentes ou plantar/desativar o Spike, de acordo com o lado em que você está. 

Ganha a equipe que chegar a 13 rodadas vitoriosas primeiro.

A sua grande diferença em relação ao game da Valve reside nos Agentes, personagens com habilidades únicas que podem ser selecionados a cada partida. São 11 personagens disponíveis até o momento, cada qual tendo funções, habilidades e jogabilidade distintas. Confira alguns deles abaixo:

Jett – Uma duelista mortal

Nascida na Coreia do Sul, ela preza pela agilidade no combate. Utiliza poderes de vento para se deslocar como uma ninja ou para lançar suas lâminas mortais sobre os oponentes. As habilidades de Jett são:

  • Q – Corrente Ascendente: faz com que Jett voe para cima, como um salto
  • E – Brisa de impulso: desloca Jeet na direção do movimento em uma velocidade bem mais alta
  • C – Erupção das Brumas: lança um projétil que forma uma cortina de fumaça ao colidir com uma parede. O projétil pode ser controlado para seguir na direção para a qual você olha
  • X – Tormenta de Aço: equipe um conjunto de facas flutuantes e lance-as contra os oponentes uma a uma ou todas de uma vez

Omen – O controlador sombrio

Omen tem um visual mais assustador que lembra uma criatura das trevas. Ele mexe com a visão dos oponentes, cegando ou criando ilusões no campo de batalha. Suas habilidades são: 

  • Q – Paranoia: Joga um projétil nos inimigos que, se acertar, cria uma cortina de sombras e encurta a visão do oponente
  • E – Manto sombrio: Cria a mesma esfera sombria que limita a visão, mas desta vez em um ponto determinado
  • C – Passos Tenebrosos: Teleporta Omen para o local marcado, desde que esteja ao alcance da habilidade
  • X – Salto das Sombras:  Abre o mapa da fase para que você escolha um ponto a se teleportar. Os adversários podem destruir o seu salto se virem a animação a tempo, portanto tenha cuidado

Quando é o lançamento de Valorant?

Valorant foi disponibilizado em Beta Fechado até o fim de maio de 2020, com lançamento da versão completa ocorrendo em 02 junho de 2020. Valorant é gratuito para jogar e pode ser baixado agora mesmo. Basta acessar este link, criar uma conta da Riot Games e partir para a diversão. 

É importante ressaltar que Valorant traz mecanismos avançados contra a trapaça (Anti-cheat), que são instalados no seu PC e carregam em paralelo ao sistema operacional. Por isso, caso você o feche, será necessário reiniciar o computador para poder abrir o jogo novamente.

Apesar de parecer bastante restritiva, a medida busca evitar os problemas de trapaceiros (cheaters) invadindo o espaço online, algo comumente visto em games como CS:GO e Rainbow 6 Siege. 

Instalou Valorant? Então conte para nós como está sendo o seu desempenho no PC. É só deixar um comentário aqui embaixo. 

Fonte: Valorant

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.