DICAS

Como ligar um controle de PS4 no Steam para jogar

Na indústria dos videogames, discussões sobre qual é o melhor sempre estão acontecendo. Isso faz parte do dia a dia deste mundo já há muitos anos e ocorrem debates em qualquer categoria ou separação que você possa imaginar. Desde qual é o melhor console, qual tem melhor som, quem tem mais títulos exclusivos e, é claro, que controle é o mais perfeito.

Nesse ponto, já há alguns anos que o debate fica restrito à rivalidade entre os acessórios do Xbox One versus o PlayStation 4. Contudo, enquanto o primeiro conta com suporte nativo ao Windows (uma vez que ambos os produtos são desenvolvidos pela Microsoft), o controle da Sony encontrou, tempos atrás, algumas barreiras para funcionar no PC.

controle de PS4

Pois esse obstáculo foi superado e, atualmente, você pode divertir-se no computador usando um controle de PS4 normalmente em praticamente todos os jogos e plataformas de distribuição de games. Saca só como você pode configurá-lo no seu PC

Primeiro, no Windows

Passo 1: Bem, como o controle do PlayStation 4 é compatível com bluetooth e USB, antes de qualquer coisa, é preciso conectá-lo ao computador. Na primeira vez que for ligá-lo ao PC, é preciso utilizar o cabo, então, conecte-o ao computador.

Passo 2: Em seguida, vá até as configurações de Bluetooth do seu computador. No Windows 10, basta escrever “Bluetooth” na barra de pesquisas do sistema, ao lado do menu iniciar e, depois, escolher “Bluetooth e outras configurações de dispositivos”.

configurações de Bluetooth para o controle de ps4 no pc

Passo 3: Agora, no controle conectado pelo USB, segure os botões “PS” no meio do acessório e aguarde até que a luz comece a piscar. 

Passo 4: feito isso, novamente no menu do Windows, clique em “Wireless Controller” e selecione a opção para parear o controle com o computador.

Passos seguidos, se tudo der certo, você deve ter, agora, o controle do PS4 conectado ao computador. Lembrando que é preciso que sua máquina conte com conexão Bluetooth para utilizar o recurso, seja por meio de um acessório externo, como um adaptador ou, mesmo com suporte nativo, como é o caso de algumas placas-mãe e a maioria dos notebooks.

Habilitando no Steam

Com o controle do PS4 pareado no Windows, chegou a vez de habilitá-lo no Steam. O processo é igualmente fácil e você consegue fazer todos os passos em poucos minutos. ao final, será possível até mesmo configurar alguns botões do acessório.

Passo 1: Abra o Steam e, dentro dos menus do programa, acesse o modo “Big Picture”, no canto superior direito da tela. Essa opção coloca o software em tela cheia e traz um menu diferente daquele visto “em janela”.

modo “Big Picture”

Passo 2: Dentro do “Big Picture”, se o controle estiver pareado e conectado ao PC, uma janela de pré-configurações surgirá à tela. Ali, você pode fazer alterações básicas, como dar um nome para o gadget, selecionar se a vibração deve estar ativada e selecionar uma cor para o acessório.

Passo 3: depois das personalizações iniciais, você também pode realizar alterações mais interessantes para o seu controle do PS4. Para tanto, se ainda estiver no “Big Picture”, Clique no ícone de uma engrenagem, no topo direito da tela, vá em “Configurações Gerais” e, em seguida, em “Controle”. 

Configurações Gerais

Outro caminho para chegar neste menu de personalizações é simplesmente clicar em “Steam”, na Barra de tarefas do programa. Em seguida, aperte em “Configurações” e, no menu, em “Controle”. Por fim, aperte em “Configurações Gerais”.

Configurações do controle de ps4

Passo 4: Agora, você terá novos botões dentro da ferramenta de configuração do Steam. Ali há uma infinidade de alternativas de personalização para o controle do PS4. Você é capaz de remapear todos os botões ou, se quiser, definir para que o touchpad funcione como um mouse, por exemplo.

Uma alternativa: o DS4Windows

Nem todos os games ou plataformas de jogos aceitam o controle do PS4 de forma praticamente nativa, como vimos anteriormente no Steam. Para tanto, você pode lançar mão de um programa alternativo e que promete ajudar nessas situações.

Chamado DS4Windows, o aplicativo funciona simplesmente emulando um gamepad do XBox 360 “no lugar” do acessório do PlayStation 4. Ao fazer isso, o programa “engana” o Windows, tornando possível a utilização do controle do PS4 no PC como se fosse um do Xbox.

Passo 1: Com o gamepad desconectado do computador, faça o download do DS4Windows por meio do site oficial do produto e extraia o conteúdo em uma pasta do seu computador. Em seguida, execute o instalador por meio do arquivo “DS4Windows.exe”. Siga o passo a passo até o momento em que deve configurar o programa.

controle de PS4

Passo 2: Na primeira vez em que acessar o software, você deverá apontar uma pasta para salvar as configurações. O normal é utilizar o caminho sugerido pelo aplicativo, mas você pode escolher outro, se desejar. Em seguida, é preciso baixar os drivers do controle do PS4 para que o programa funcione. Novamente, basta seguir as indicações do DS4Windows para que os downloads e a instalação destes drivers ocorram.

Passo 3: Feito isso, conecte o gamepad ao PC. se tudo der certo, o Windows vai detectá-lo automaticamente, como se fosse um controle do XBox. Você também poderá ver o gamepad identificado por meio do DS4Windows.

DS4Windows

Esse caminho alternativo é muito útil para jogos em que o controle do PS4 ainda não é suportado oficialmente. Contudo, lembre-se de que como ele está sendo emulado como se fosse um controle do XBox 360, você não terá menus personalizados com os botões do gamepad da Sony. Dessa forma, ao ver as opções dentro dos seus jogos, os comandos surgirão com o mapeamento do XBox 360, ou seja, você não verá botões como “quadrado” ou “triângulo”, mas sim, os tradicionais “X” ou “A” do controle da Microsoft.

Além disso, é importante salientar que, com o DS4Windows em funcionamento, poderá ocorrer também alguns problemas de compatibilidade com aquelas configurações do Steam que mostramos acima. Com isso, é importante que você desabilite o programa quando for jogar por meio da plataforma, garantindo, assim, que não haverão problemas para usar o controle do PS4. 

Fonte(s): DS4Windows, TechTudo, Toms Guide, Pplware

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.