ESPECIAIS

Óculos para jogos funcionam? Veja quais são os benefícios desses acessórios

Se você acompanha o cenário de eSports, já deve ter visto muitos dos competidores utilizando óculos com lentes amareladas. São modelos fabricados especialmente para quem joga ou utiliza o PC por períodos prolongados.

Mesmo não sendo novidade no mercado, esses acessórios ainda são um “mistério” para muita gente, que desconfia do que eles podem ou não fazer. Hoje falaremos um pouco sobre como funcionam os óculos para jogos, quais os seus benefícios e como eles podem proteger a sua visão.

Como funcionam os óculos para jogos

A grande maioria dos óculos para jogos possuem duas características em comum: suas lentes oferecem proteção contra luz azul e raios ultra-violeta, além de reduzirem os níveis de reflexo percebidos pelos olhos. 

Eles podem ou não apresentar fator corretivo (diferentes graus, de acordo com a necessidade do comprador), se adaptando tanto a quem já precisa de óculos no dia a dia quanto aos que pretendem utilizá-lo apenas para proteger a visão durante longas sessões de jogatina em frente ao PC, celular ou televisão.

Os óculos protegem os olhos de frequências emitidas pelo LED, que com passar dos anos causam danos irreversíveis.

A proteção contra luz azul é de longe o aspecto mais importante. Apesar de benéfica durante o dia e na intensidade certa (emitida pelo sol), a luz azul que emana das telas LED representa um risco para os nossos olhos, que são incapazes de se protegerem contra certas frequências.

O resultado, ao longo dos anos, é um dano irreversível na córnea.

O que os óculos para jogos fazem é filtrar essas ondas azuis, protegendo nossa visão contra exposições prolongadas e potencialmente danosas para os olhos.

Por essa razão suas lentes costumam ter uma tonalidade mais amarelada, descrita pelos fabricantes como âmbar. Quanto mais intensa a proteção, mais amarelada e escura será a lente.

Quais os efeitos prometidos?

Por conta do bloqueio da luz azul, os óculos gamer podem reduzir a fadiga ocular, aliviando sintomas como irritação, coceira e vermelhidão.

A maioria dos modelos também diminui os reflexos na tela, facilitando a concentração e auxiliando a visão durante as partidas. 

Algumas das fabricantes, como a Gunnar Optiks, também afirmam que o design das lentes ajuda a manter a hidratação natural dos olhos.

Em vista dessas características, os óculos podem aliviar dores de cabeça para quem já sofre com esse problema depois de algumas horas jogando. 

Os perigos da luz azul

Além do risco de dano à córnea, estudos que vêm desde a década de 1980, realizados pelo Dr. Charles Czeisler da Escola Médica de Harvard, mostraram que a luz é um dos fatores que mantém o nosso ciclo circadiano calibrado, nos permitindo sentir sono durante a noite e nos mantendo atentos durante o dia.

Com a presença de tantas lâmpadas, e mais recentemente também das telas dos nossos smartphones, TVs e computadores, sofremos uma exposição artificial e nada benéfica aos raios azuis, algo diretamente relacionado a distúrbios do sono.

O contato com luzes durante à noite diminui a produção de hormônios que são responsáveis pelo sono.

Outro estudo realizado pela Universidade de Toronto testou como o nosso contato com a luz no período noturno afeta a produção de melatonina, um hormônio secretado naturalmente pelo organismo que é responsável, dentre outras funções, pela indução ao sono. A luz azul inibe duas vezes mais a produção da melatonina do que todas as demais cores.

Não é à toa que os principais sistemas operacionais (incluindo Windows, Android e iOS) incorporaram recursos de luz noturna às suas versões mais recentes, deixando a imagem avermelhada após o pôr-do-sol.

Nesse ponto, os óculos para jogos têm um papel crucial, podendo ajudá-lo a dormir melhor e evitando a quebra do ciclo circadiano pela exposição indevida à luz azul, sem fazer você se preocupar em programar nenhum recurso no PC.

Existe alguma desvantagem ao usar óculos gamer?

Um dos únicos efeitos colaterais dos óculos para jogos é a alteração nas cores que você verá, em decorrência da coloração mais amarelada das lentes.

Algumas marcas afirmam que seus modelos, apesar da mudança de tonalidade, conseguem aumentar o contraste da cena, facilitando a visualização de objetos e inimigos. Isso é subjetivo e deve ser avaliado por cada comprador. 

Prove os óculos e encontre o modelo mais confortável para você.

Ao escolher um modelo, é essencial provar as opções disponíveis, buscando armações e lentes que ofereçam muito conforto em primeiro lugar. Os óculos devem ter tamanho adequado à sua face. 

Evite estruturas pesadas e dê preferência a lentes amplas, que não restrinjam o seu campo de visão durante a partida. Tudo o que você não quer é uma distração durante uma rodada competitiva. 

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Harvard Health, Live Science, Glassy Eyewear, Gunnar Optiks, Forbes