ESPECIAIS

Os 10 jogos mais vendidos da história

Quando se fala na indústria do entretenimento, rankings baseados em números são uma verdadeira obsessão, tanto para produtores, como também para os fãs.  E é claro que quando falamos dos jogos eletrônicos, isso não é diferente. Saber quais são os jogos mais vendidos é sempre algo que desperta a nossa imaginação.

Para os desenvolvedores, é importante ver o seu trabalho reconhecido. Já para os gamers, ver o seu título preferido fazendo sucesso é algo que rende uma satisfação imensa. Em termos práticos, um game que vendeu muito bem é um ótimo candidato a receber continuações ou até mesmo expansões e DLCs.

Outro ponto que enche os jogadores de alegria ao ver o seu game fazendo sucesso é ter argumento para defender o seu título preferido sempre que possível. Duelos entre gamers podem ser tão ou mais fervorosos que as disputas “DC x Marvel” ou, então, “Star Wars x Star Trek”, por exemplo.

OK, mas e os jogos?

Sabendo disso, agora podemos viajar até o começo dos anos 90, época na qual Mário e Sonic disputavam casa a casa, console a console, a preferência de um público ávido por muita diversão. Até hoje há quem goste de argumentar qual jogo de plataforma era o melhor! 

Na década de 90, os jogos Mário e Sonic eram os que disputavam o ranking de jogos mais vendidos da época.

E esse exemplo de disputa só vem para mostrar que o debate de quais são os games mais vendidos é acirrada e conta com debates muito aquecidos. O título é multiplataforma? Veio embarcado com algum console? 

Quanto se tenta chegar a um consenso nessas questões, o mais normal é que sejam considerados todos os jogos, ou seja, tanto os que são vendidos individualmente (seja em forma física ou digital) como, também, os que acabaram sendo entregues em “bundles” para os consumidores.

Com tudo isso, sempre acaba surgindo a pergunta: mas, então, quem é que conseguiu arrebentar a boca do balão? Quem são os maiores? Bom, a resposta você encontra neste artigo, com os 10 jogos mais vendidos da história. Confira!

10.  Wii Sports Resort – 33 milhões de cópias

Wii Sports Resort é a continuação do grande sucesso Wii Sports (que você vai encontrar numa posição melhor aqui no ranking). 

Apesar de estar entre os 10 jogos mais vendidos da história, o game acabou decepcionando um pouco os fãs, que esperavam um título ainda melhor que seu antecessor.

Lançado em 2009, o jogo veio para mostrar como o Wii MotionPlus, acessório que melhorava a identificação de movimentos dos controles do Wii, poderia deixar ainda melhor a experiência de jogo com o console da Nintendo. 

9. Mario Kart Wii – 37 milhões de cópias

Um dos jogos mais divertidos lançados para o console, Mario Kart Wii chegou ao mercado em abril de 2008 e conseguiu conquistar o respeitável título de game mais comprado por fãs série de corrida da Nintendo. Não há toa, está também no ranking de jogos mais vendidos da história.

Com mais de trinta pistas diferentes e 24 personagens disponíveis, Mario Kart Wii trouxe também diversas formas de se jogar. Além das corridas e do tradicional multiplayer, o game apresentou batalhas e disputas online para lá de viciantes.

8. Wii Fit/ Wii Fit Plus – 44 milhões de cópias

Wii Fit é mais um título desenvolvido para o Wii a aparecer na lista de jogos mais vendidos da história. Além de ajudar no sucesso do console, o game ajudou a Nintendo a convencer os consumidores da versatilidade que o videogame poderia trazer para um público que não estava habituado com os jogos.

Se o Wii não foi pensado para agradar somente aos chamados “jogadores convencionais”, o Wii Fit é a grande prova disso. Isso porque o game era acompanhado de um acessório parecido com uma plataforma, o “Balance Board” que permitia, entre outras coisas, que o jogador fizesse exercícios de Yoga, por exemplo.

7. PlayerUnknown’s Battlegrounds – 58 milhões de cópias

Paradigmas sendo quebrados é algo que realmente não falta nesta listagem. Se PlayerUnknown’s Battlegrounds não chegou ao mercado trazendo acessórios revolucionários, conseguiu consolidar um estilo de game para lá de divertido – e muito viciante: o chamado Battle Royale.

Nas partidas, os jogadores encontram elementos que misturam estratégia, tiro e sobrevivência. Você começa a diversão sendo lançado de um avião e, ao chegar ao chão do mapa, precisa encontrar armas, veículos e todos os tipos de equipamentos diferentes para conseguir vencer. O último sobrevivente, ganha a partida. Winner Winner Chicken Dinner!!

6. Pokémon Red/Green/Blue/Yellow – 60 milhões de cópias

Se você não conhece nada da série Pokémon, provavelmente estava em missão fora do planeta Terra. No game original, você controla o personagem principal de uma visão aérea. Explorando a região de Kanto, o jogador embarca em uma aventura para se tornar o grande mestre nas batalhas Pokémon. 

Os títulos, lançados primeiramente pela Nintendo em 1996, fizeram sucesso estrondoso e, desde então, se tornaram desenhos animados, revistas, filmes e séries. Primeiramente lançado no Japão como Pocket Monsters Red e Pocket Monsters Green, o jogo ganhou uma edição especial chamada de Pocket Monsters Blue.

Desde então, diversos relançamentos e remakes para novas plataformas ajudaram o título a se consolidar como um grande sucesso da história dos jogos, figurando, inclusive, aqui na lista dos jogos mais vendidos da história.

5. Super Mario Bros.  – 64 milhões de cópias

Super Mario Bros. é um dos grandes responsáveis por tornar o encanador da Nintendo um dos personagens mais importantes da história dos videogames. Lançado no Japão em 1985, o jogo rapidamente se tornou um grande sucesso.

Criado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, o título é considerado um dos marcos da história dos videogames, trazendo mecânicas de jogo complexas, para a época, além de mostrar como efeitos sonoros e músicas seriam tão importantes para os games, como são para a indústria do cinema, por exemplo.

4. Wii Sports – 83 milhões de cópias

Wii Sports é o game para Wii mais bem colocado nessa lista. Apesar de ter suas vendas impulsionadas por ser vendido, em muitos casos, junto com o console, a colocação do jogo nessa lista faz justiça a sua qualidade.

Além de mostrar ao mundo toda a revolução no modo de se jogar videogame trazida pelo aparelho da Nintendo, Wii Sports é muito divertido. O jogo permitiu a pessoas de todas idades, famílias e amigos, a desfrutar de partidas inacabáveis de boliche, disputas acirradas de tênis e torneios de golfe com resultados apertadíssimos – tudo na sala de estar da sua casa.

3. Grand Theft Auto V – 110 milhões de cópias

Lançado pela Rockstar Games em 2013, GTA V é o título de maior sucesso da famosa série Grand Theft Auto e aparece com justiça na lista de jogos mais vendidos. Com uma produção cinematográfica, o título permite ao jogador controlar diversos personagens em um modo história longo, complexo e extremamente bem elaborado.

E não para por aí. Em partidas online, o game estimula o jogador a criar um personagem único e desenvolver-se em um ambiente de muita ação e infinitas possiblidades. Você pode se juntar a outros players online e participar de assaltos incríveis, disputar corridas verdadeiramente malucas ou, por que não, simplesmente explorar os imensos mapas de GTA V para “zoar” à vontade.

2. Minecraft – 176 milhões de cópias

Minecraft é um game no estilo Sandbox que ajudou a levar este tipo de jogo a um novo patamar. Permitindo que o player tenha acesso a uma grande variedade de blocos, Minecraft estimula a criatividade, dando asas a imaginação dos jogadores.

Lançado pela pequena Mojang, em 2011, o título rapidamente se tornou um sucesso mundial, chamando a atenção de grandes empresas do mundo de entretenimento eletrônico. Não demorou muito para que a empresa chegasse a um acordo com alguma gigante, tendo sido adquirido pela Microsoft, em 2014, num negócio de mais de 2,5 bilhões de dólares.

1. Tetris – 500+ milhões de cópias

Tetris é o jogo de videogame mais vendido de todos os tempos. O game, lançado pela primeira vez em 1984 pelas mãos do russo Alexey Pajitnov, o título conta com mais de 500 milhões de cópias adquiridas em praticamente todas as plataformas jogáveis que você possa imaginar.

Inspirado por quebra-cabeças que datam do começo do século passado, Tetris instiga o jogador a empilhar figuras geométricas eliminando linhas. A medida que progride, as peças surgem mais rapidamente, de forma que ficará cada vez mais difícil para você encaixá-las.

O puzzle, que parece simples, traz uma jogatina viciante e ajudou, inclusive, a quebrar paradigmas de nível mundial. Foi o primeiro software de entretenimento a ser exportado da antiga União Soviética para os Estados Unidos, por exemplo, algo impensável durante a Guerra Fria.

Por tratar-se de um título “leve” e relativamente simples, Tetris pôde ser lançado para uma infinidade de plataformas, sendo encontrado em consoles de mesa, videogames portáteis, celulares, mini-games e, até mesmo, em TVs inteligentes e aparelhos de DVD.

É claro que hoje você encontra versões do título em praticamente todos os videogames de última geração.

Vale lembrar que, como Tetris já teve dezenas de versões diferentes para incontáveis plataformas, é impossível calcular o número exato de unidades vendidas desde o seu lançamento.

Contudo, esse é um número muito próximo do real, levantado por Henk Rogers, diretor da The Tetris Company, a companhia que detém os direitos de publicação do game.

Essa versatilidade e a simplicidade viciante do game são os grandes responsáveis por colocar Tetris no topo da lista dos jogos mais vendidos de todos os tempos, até agora.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Fandom, IGN, Nintendo, VGChartz, Paste e Venture Beat