ESPECIAIS

Mais 10 jogos de plataforma para PC que você precisa conhecer

Se você ama jogos de plataforma como Mario, Celeste, Hollow Knight, Sonic Mania e Ori and the Blind Forest, com certeza já deve ter lido a nossa lista com 10 indicações que você precisa conhecer. Mas, vamos ser sinceros: existem tantos jogos incríveis disponíveis para PC que acaba sendo injusto parar por aqui.

Por isso, hoje vamos mostrar a você mais alguns games do gênero que merecem a sua atenção. Se decidir embarcar nessa aventura, prepare os dedos e esteja pronto para muito desafio!

1. La Mulana (1 e 2)

E falando em desafio, por que não começarmos a seleção de hoje com La Mulana? Esses dois jogos de plataforma são reconhecidos com alguns dos mais difíceis já criados. Dizemos isso não apenas pelos perigosos inimigos que você encontrará pelo caminho, mas também pelo nível dos puzzles, que muitas vezes obrigam o jogador a pegar papel, caneta e fritar um pouco o cérebro. Link do jogo no Steam.

2. Braid

Criado por Jonathan Blow (a mente genial responsável também por The Witness), Braid é um jogo de plataforma com uma reviravolta bem curiosa: você deve manipular o tempo para vencer os obstáculos. Retroceda, acelere e refaça os seus caminhos em busca da solução. Braid é um jogo único, com um ritmo bem diferente em relação aos demais indicados da nossa lista. Link do jogo no Steam.

3. Trine 2

Puzzles, puzzles e mais puzzles! Em Trine 2 você deve alternar entre três personagens para atravessar os mais belos e fantasiosos cenários. O jogo faz excelente uso da simulação da física para manipular os elementos do cenário e permite que você e seus amigos joguem a campanha em modo cooperativo. Link do jogo no Steam.

4. VVVVVV

O nome do jogo pode parecer estranho à primeira vista, mas basta você morrer para os espinhos pela primeira vez que tudo passa a fazer sentido. Com seus gráficos simplistas, mas uma jogabilidade muito bem calibrada, VVVVVV é extremamente desafiador ao longo de seus muitos estágios. Em vez de pular, o personagem inverte o sentido da gravidade no cenário, dando uma nova perspectiva à aventura.

Uma ótima pedida para quem gosta de jogabilidade rápida e jogos que testam os reflexos. Link do jogo no Steam.

5. Chasm

Com seus gráficos em pixel art de altíssima qualidade, Chasm segue o estilo Metroidvania, mas com uma grande diferença: seus cenários são gerados de forma procedural, o que resulta em um jogo diferente a cada partida. No papel de um soldado recém-ingressado no exército do reino, explore a cidade das minas e descubra as forças sobrenaturais que estão acabando com a vida dos pobres aldeões. Link do jogo no Steam.

6. Mark of The Ninja

Um dos títulos mais elaborados da nossa lista, Mark of the Ninja é não só um excelente jogo de plataforma, mas como também um dos melhores jogos de Stealth já lançados, fazendo o uso constante de mecânicas que somente um ninja poderia dominar. Esconda-se nas sombras, avance sorrateiramente dando saltos pelo cenário e crave a sua lâmina do pescoço de cada inimigo que cruzar o seu caminho. Link do jogo no Steam.

7. Oniken

Uma grande homenagem aos clássicos da era 8-bit, tais como Ninja Gaiden, Contra e Mega Man, Oniken tem sangue brasileiro. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio JoyMasher e promete testar os seus reflexos até o limite (seguindo o estilo old school dos jogos da era que ele retrata).

Após eventos que praticamente destruíram a humanidade, os poucos remanescentes são oprimidos pela organização militar Oniken. Controlando o ninja Zaku, você deve pôr um fim ao reinado de terror. Link do jogo no Steam.

8. Shank (1 e 2)

Da mesma produtora de Mark of the Ninja, Shank foi um dos jogos que reacenderam a chama dos side-scrollers, tendo sido lançado na geração passada de consoles. Mesmo com o passar do tempo, seus gráficos não perderam nem um pouco do charme. Saque as suas pistolas e parta para a briga! Link do jogo no Steam.

9. Odallus: the dark call

Outro jogo da JoyMasher na lista? Com certeza! Em Odallus, os deuses parecem ter abandonado este mundo maldito, deixando a população à mercê dos demônios mais famintos. Agora cabe a você, Haggis, livrá-la de todo o mal, combatendo com a sua espada cada criatura que surgir em seu caminho.

Odallus é claramente inspirado em clássicos como Ghosts’n Goblins, Demon’s Crest e Castlevania, fazendo uso de gráficos 8-bit revitalizados com animações mais complexas e efeitos de profundidade. Link do jogo no Steam.

10. Guacamelee!

Uma releitura do gênero Metroidvania com direito a Mucha Lucha e influências divertidíssimas da cultura mexicana. Guacamelee leva você ao mundo dos mortos e brinca com diferentes dimensões, transformando cenários e personagens ao pressionar de um botão.

Os comandos são precisos, oferecendo resposta rápida a cada botão pressionado. Os jogadores encontrarão uma série de habilidades pelo caminho, tornando a experiência ainda mais viciante. A produção audiovisual também é espetacular. Se for comprar, opte pela versão Super Turbo Championship Edition, a mais turbinada de todas (e também uma ótima brincadeira com as centenas de relançamentos de Street Fighter II). Link do jogo no Steam.

Curtiu a seleção de jogos de plataforma? Aproveite para ver também 5 jogos famosos no mundo inteiro que foram criados por brasileiros. Acredite, você pode se surpreender com alguns dos nomes.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.