5 jogos brasileiros que você precisa conhecer

O Brasil já é um enorme consumidor de entretenimento eletrônico. Mas muito além de jogadores, temos também grandes desenvolvedores de jogos brasileiros, que pouco a pouco vem recebendo o reconhecimento pela qualidade de suas obras. Se não pela produção direta de games, eles demonstram seus talentos em setores como arte.

Quer um exemplo? O aclamado Celeste foi criado pelo canadense Matt Thorson, mas toda a parte visual do jogo foi desenvolvida pelo estúdio Mini Boss. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma empresa situada em Vancouver, mas montada pelos brasileiros Amora, Pedro e Heidy. Os artistas já fizeram outras parcerias, tendo trabalhado também em Towerfall Ascension. Você pode ler mais sobre o trabalho deles e ainda aprender sobre pixel art.

Oniken é uma homenagem aos clássicos da era 8-bit, tais como Contra e Ninja Gaiden.

Para celebrar os trabalhos de brasileiros que venceram a barreira nacional e hoje fazem sucesso mundo afora, selecionamos 5 jogos que você precisa conhecer.

Oniken

Oniken é uma homenagem aos clássicos da era 8-bit, tais como Contra e Ninja Gaiden. Ele foi criado pelos brasileiros Pedro Paiva e Danilo Dias, ambos apaixonados pelos jogos do fim da década de 1980 e início dos anos 1990. Com seu preço bem acessível, Oniken ganhou popularidade no Steam.

O jogo retrata um mundo pós-apocalíptico em que os poucos sobreviventes são oprimidos pela Oniken, uma grande organização militar. No papel do Ninja Zaku, sua missão será colocar um fim a tantas maldades. Esteja preparado, pois a dificuldade é um dos pontos altos do jogo.

Horizon Chase Turbo

Dentre os jogos brasileiros que fizeram sucesso pelo mundo, Horizon Chase é certamente o maior destaque. Criado pelos gaúchos da Aquiris, o game pega forte na nostalgia, trazendo para os tempos atuais toda a emoção de títulos clássicos como OutRun, Top Gear, Lotus Turbo Challenge e Lamborghini: American Challenge.

Os gráficos são impecáveis e recriam as principais capitais globais. Há inclusive corridas no Brasil, como o circuito de Brasília. Além de diversos cenários, desafios variados e uma jogabilidade praticamente perfeita, Horizon Chase ainda tem rankings online, sistema de conquistas e uma vastidão de carros para você escolher.

A cereja no bolo é a trilha sonora, escrita por Barry Leitch (o compositor do inesquecível tema de Top Gear). Lançado inicialmente para Android e iOS, Horizon Chase fez tanto sucesso que logo desembarcou nos consoles e PCs, atualizado com novos conteúdos na versão Turbo.

Trajes Fatais (TRAF)

Ainda em fase de Greenlight no Steam, Trajes Fatais é um jogo de luta em 2D que faz uso de pixel art, emulando alguns clássicos do passado. A trama do jogo é curiosa: diversos participantes de uma festa fantasia ganharam poderes de acordo com a roupa escolhida. Alguns dos lutadores são Aurora Lins (Astronauta), Wagner Clarimond (Imperador), Cristiano Martins (Arcanjo) e Marina Ribeiro (Sereia).

A promessa do estúdio é de oferecer uma jogabilidade simples de ser aprendida, acessível à maioria, mas ainda assim com uma profundidade surpreendente de comandos de acordo com o contexto. E claro, teremos muitos combos para quem quiser se dedicar para valer.

Chroma Squad 

Gosta de Power Rangers e jogos brasileiros? Então você vai curtir Chroma Squad, outro jogo que vem fazendo sucesso há tempos no Steam e em outras plataformas. No game, cinco dublês resolvem sair de seus trabalhos atuais para criar um estúdio próprio de TV, inspirados nos heróis da Saban. Dá para notar pela roupa deles, não é mesmo?

O resultado é um RPG tático muito divertido, no qual você precisa contratar novos atores, comprar equipamentos e constantemente melhorar suas produções. Armas, Megazords, e muitos outros recursos estarão ao seu dispor (sempre feitos de papelão).

Galaxy of Pen and Paper

Dobradinha da Behold Studios? Pode apostar que sim! Eles também são os responsáveis por Knights of Pen and Paper e Galaxy of Pen and Paper, jogos que transformam os clássicos RPGs de mesa em uma aventura digital. Crie seu próprio Mestre de RPG, personalize seu time e prepare-se para viver intensas aventuras espaciais.

E aí, faltou algum jogo na nossa lista? Se você tem uma recomendação de um projeto brasileiro que vem fazendo sucesso, deixe o aviso no seu comentário. Pode ser que uma Parte 2 desse artigo surja em breve. Fique ligado!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.