ESPECIAIS

Google quer lançar projeto de streaming de games

Imagine se você pudesse jogar os games mais aguardados do momento apenas fazendo streaming deles direto no seu PC, como ocorre nos filmes a que você assiste na Netflix? Essa possibilidade é real e faz parte do chamado Project Stream, do Google, que começa a funcionar em 2019 nos Estados Unidos.

A ideia em si não é nova. Ela já foi tentada nos consoles e mesmo no PC há jogos mais simples que rodam dessa maneira. No entanto, ainda são raras as tentativas bem-sucedidas de rodar games AAA online. Se os planos do Google estiverem no caminho certo, esse cenário pode mudar a partir do próximo ano.

Netflix dos jogos: conheça o Project Stream

Para que seja possível executar os jogos online, o Project Stream sugere que os usuários tenham internet banda larga com velocidade igual ou superior a 25 Mbps. O serviço está disponível apenas para maiores de idade (17 anos) e Assassin’s Creed: Odyssey será o primeiro jogo a ser disponibilizado nesse formato.

O Google promete que o título rodará em uma resolução de 1080p a 60 quadros por segundo. Entretanto, detalhes técnicos de como a tecnologia funcionará ainda não foram divulgados. O grande desafio da empresa é reduzir a milissegundos o tempo de latência – algo que não é tão relevante no streaming de filmes e séries. No caso dos jogos, a baixa latência é que garantirá que o tempo de resposta aos comandos será satisfatório, não prejudicando a jogabilidade.

Em médio prazo, o Google vê mercados emergentes, como o Brasil…

Alguns usuários que se inscreveram previamente para utilizar o Project Stream começaram a receber os primeiros convites para testes do serviço desde o mês de outubro. No entanto, a novidade vai funcionar para valer em maior escala somente a partir de 2019. Data de lançamento e preço da mensalidade ainda não foram divulgados.

O Google Chrome é a porta de entrada para os jogos

Para acessar os jogos, basta entrar no Google Chrome e acessar a página do serviço. Você pode usar o mouse e o teclado do computador para jogar, o trackpad do notebook ou até mesmo um controle externo compatível com o Windows. Antes de iniciar o jogo, o serviço testa a sua conexão para assegurar que a sua experiência será satisfatória.

Em testes iniciais, mesmo conexões um pouco mais lentas do que os 25 Mbps solicitados, como por exemplo 15 Mbps, foram habilitadas a jogar, mas uma mensagem alerta que as coisas podem sair diferente do esperado. Além disso, um ping de menos de 40 ms e perda de pacotes inferior a 5% são recomendados.

No caso de Assassin’s Creed: Odyssey, o jogo disponibilizado nos testes, as configurações gráficas não podem ser alteradas – é preciso seguir o perfil recomendado pelo Google. Testes iniciais mostraram que esse jogo em específico usou apenas 10 Mbps dos 25 Mbps solicitados – portanto o Google trabalha com uma grande margem para jogos maiores.

Sem previsão de lançamento no Brasil

Assim como outras experiências de streaming de jogos, que atualmente estão funcionando em diversos países, ainda não há previsão de quando teremos essa novidade disponível no Brasil. Se nos Estados Unidos encontrar locais com conexões cuja velocidade mínima 25 Mbps não é uma tarefa fácil, no Brasil isso se torna um pouco mais complicado.

Controles do Google Stadia

Assim, é bem provável que vejamos esses lançamentos chegarem primeiro à Europa e à Ásia antes que o possamos testar a novidade por aqui. Contudo, em médio prazo, o Google vê mercados emergentes, como o Brasil e a Índia, como promissores para essa tecnologia. Isso porque seria possível rodar jogos mais pesados em alta qualidade sem a necessidade de um hardware mais potente, pois o processamento ocorre na nuvem.

Até lá, no entanto, só nos resta esperar e torcer para a experiência dar certo por lá.

Loja 2AM Gaming

Fonte: ExtremeTech e TechTudo