ESPECIAIS

O que é NVIDIA ShadowPlay? Aprenda como usar essa tecnologia

Se você é daqueles que adora compartilhar com os amigos uma jogada incrível que acabou de fazer em um game, então precisa conhecer em detalhes o que é o NVIDIA ShadowPlay. Trata-se de uma tecnologia que já tem alguns anos, mas cujo número de adeptos não para de crescer.

Graças ao NVIDIA ShadowPlay é possível gravar trechos dos seus gameplays e compartilhá-los com facilidade em serviços como o Twitch ou o YouTube. O recurso está disponível para todos os usuários de PCs e notebooks que contem com GPUs NVIDIA em suas especificações técnicas. Vamos conhecer mais detalhes sobre como ele funciona.

NVIDIA ShadowPlay: requisitos mínimos

Para que o NVIDIA ShadowPlay funcione perfeitamente na sua máquina, a NVIDIA indica quais são os requisitos mínimos que ela deve ter. As exigências são simples e, por essa razão, mesmo modelos um pouco mais antigos são compatíveis com ele. Veja abaixo se o seu computador se adequa.

  • Sistema operacional: Windows 7 ou superior;
  • RAM: mínimo de 4 GB;
  • Espaço disponível de armazenamento: ao menos 50 MB (excetuando-se o espaço destinado ao armazenamento do vídeo);
  • Tela: resolução entre 1024 x 768 pixels e 3840 x 2160 pixels;
  • Processador: Intel Core i3-2100 ou mais recente e AMD Athlon II X4 630 ou mais recente;
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 600/660M ou superior.

Para que serve o NVIDIA ShadowPlay?

Trata-se de um recurso que, quando ativo, grava automaticamente os últimos 30 segundos dos seus jogos e salva-os diretamente no seu HD ou SSD. Entretanto, você pode também gravar os jogos manualmente por quanto tempo quiser. E o melhor: tudo pode ser salvo com resolução 4K e em até 60 frames por segundo, de acordo com o desempenho do seu computador.

Se você fizer uma jogada incrível, fique tranquilo que o sistema capturará absolutamente tudo.

Outra grande vantagem do sistema tem relação com a sua forma de funcionamento. Como o ShadowPlay é acelerado por hardware, não há problemas em deixá-lo rodando em segundo plano – isso não vai prejudicar o desempenho do seu jogo.

Resultado de imagem para nvidia shadowplay

Além disso, com ele há mais recursos que funcionam de forma automática, sempre visando facilitar a captura e a forma de compartilhamento de arquivos. Por exemplo, um deles é o NVIDIA Highlights, que captura momentos decisivos nas partidas. Depois, é só acessar o GeForce Experience, selecionar o vídeo que você deseja e compartilhar nas redes sociais.

A melhor opção para transmitir as suas partidas

Acompanhar lives nos principais canais de games é muito divertido, mas e que tal se você mesmo puder transmitir as suas partidas? Graças ao NVIDIA ShadowPlay isso não só é possível como também se torna muito mais simples. Com apenas dois cliques você pode iniciar uma transmissão ao vivo pelo Facebook Live, pelo Twitch ou pelo YouTube. É possível ainda fazer overlays de câmera, tornando a sua transmissão personalizada caso você tenha o equipamento adicional necessário.

E ainda mais divertido: você pode criar GIFs animados de até 15 segundos, adicionar textos e compartilhar automaticamente o conteúdo no Google, no Facebook ou no Instagram.

Fazendo capturas com o NVIDIA ShadowPlay

Para usar esse recurso é muito simples. Basta acessar o GeForce Experience e clicar no botão ShadowPlay, no canto superior direito da tela. Em seguida, ative o recurso clicando sobre a chave para ligar.

Você pode seguir a configuração padrão ou editar outros itens como qualidade de imagem e de áudio. Lembre-se: quanto mais alta a resolução, mais espaço em disco disponível você precisará. Imagens em alta resolução são melhores para quem fará edição posteriormente. Já para quem está interessado apenas em transmitir, adotar uma configuração padrão já é suficiente. Recomendamos a escolha de resolução 1080p a 60 fps.

Resultado de imagem para nvidia shadowplay

Por fim, é possível personalizar os atalhos de teclado para usar o recurso ShadowPlay como quiser. E, antes de concluir o processo, defina em qual pasta os arquivos serão salvos.

Pronto! Agora é só começar a jogar e aproveitar a diversão. Se você fizer uma jogada incrível, fique tranquilo que o sistema capturará absolutamente tudo.

Fonte: NVIDIA