TECNOLOGIA

Como funciona um SSD e como ele pode melhorar o desempenho dos seus jogos

Pergunte a qualquer gamer se ele prefere um HD ou um SSD e você ouvirá como resposta “SSD”. Essa resposta não está errada, afinal os SSDs são considerados a evolução direta dos HDs. Porém, em se tratando de games, esses dispositivos são capazes de fazer alguma diferença?

Para responder a essa pergunta precisamos primeiro compreender quais são as características de cada um deles. Os SSDs, mais caros, têm vantagens e desvantagens. Porém, pode ser que as vantagens em questão não sejam tão significativas em games a ponto de justificarem o maior investimento.

Afinal, quais as vantagens de um SSD?

Os SSDs (sigla em inglês para Solid State Drive, ou Drive de Estado Sólido) podem ser considerados a evolução natural dos HDs. A principal vantagem deles está no tamanho: em um espaço físico menor eles conseguem armazenar mais dados do que um HD. Embora sejam relativamente recentes nas máquinas dos usuários, os primeiros SSDs começaram a aparecer no fim dos anos 2000.

Nos HDs, a leitura dos dados é feita de forma mecânica enquanto os SSD utilizam memórias Flash, similares às que estão presentes em pendrives e cartões de memória. Isso torna os SSD mais resistentes a movimentos bruscos e também praticamente imunes a interferências magnéticas. Eles são muito menos ruidosos e consomem menos energia.

Como os SSDs têm uma maior velocidade de leitura, diminuem os possíveis gargalos ou travamentos na construção de cenários.

Além do tamanho reduzido, outra vantagem significativa é a velocidade.  Os SSDs podem alcançar velocidades de leitura e de gravação maiores do que as dos HDs: 250 MB/s na gravação e até 700 MB/s nas operações de leitura. Porém, o custo por GB de armazenamento ainda é mais alto nos SSDs do que nos HDs, embora a diferença tenha caído consideravelmente nos últimos anos.

E para games, um SSD faz diferença?

É justamente essa a parte que mais interessa aos jogadores. Tudo vai depender daquilo que você julga ser “melhorar o desempenho”. Por exemplo, se você procura meios de aumentar a taxa de frames por segundo nos seus jogos, tanto faz se você utiliza um HD ou SSD – é na placa de vídeo que você deve investir.

Porém, onde você verá mais diferença é no tempo de inicialização dos jogos. Isso é possível graças à maior taxa de leitura dos SSDs. Portanto, se ao inicializar um jogo no seu HD ele leva um minuto para carregar e estar disponível, com um SSD esse tempo pode cair consideravelmente, para cerca de 20 segundos. Portanto, ele proporciona um desempenho melhor não só para jogos, como para qualquer aplicativo.

Os SSDs podem ainda reduzir o chamado hitching em jogos de mundo aberto. Quando um jogo está buscando informações no disco rígido, especialmente para compor cenários e fundos que surgem à medida que avançamos em um jogo, essa tarefa requer acesso rápido aos dados gravados. Como os SSDs têm uma maior velocidade de leitura, diminui a percepção dos jogadores em possíveis gargalos ou travamentos na construção de cenários.

Resultado de imagem para ssd hyperx


A recomendação é instalar o sistema operacional no SSD bem como manter os jogos mais utilizados também no dispositivo. Já para o simples armazenamento de dados – como os demais jogos que você não está utilizando – o HD permanece sendo a opção mais indicada, pois o seu custo por GB é menor.

Como escolher um SSD para o meu computador?

Nós recomendamos que você utilize um SSD em seu computador gamer. Embora a diferença seja pequena dentro dos jogos, na execução do sistema operacional como um todo e na inicialização dos aplicativos o ganho é significativo. Uma máquina que combine SSD e HD é a mais indicada.

A primeira coisa a se observar é a capacidade do SSD. Quanto maior for a sua capacidade, mais caro ele custará. Por essa razão, o melhor é buscar modelos com capacidade intermediária – entre 128 GB e 512 GB – deixando a capacidade máxima de armazenamento para o HD – discos de 2 TB ou mais, por exemplo.

Deve ser observada ainda a velocidade de leitura e gravação máximas do dispositivo. Alguns modelos mais simples podem limitar a velocidade abaixo da média obtida nesses dispositivos. Por isso, observe se ele está dentro de uma faixa razoável de uso. Atualmente, a maioria dos modelos vendidos está e, portanto, essa especificação técnica não deve ser um problema.

Por último, observe a compatibilidade do SSD com a máquina na qual ele será instalado. Há modelos de 9 milímetros (mais comuns), compatíveis com notebooks convencionais e modelos de 7 milímetros, utilizados especialmente em ultrabooks.

Loja Oficial 2AM Gaming

Fonte: Liquid Web, PC Gamer e Extreme Tech