TECNOLOGIA

Qual é a diferença entre HD, Full HD e Ultra HD?

A qualidade de uma imagem exibida na sua TV ou no monitor é mensurada pela resolução da imagem. Quanto mais alta a resolução, melhor ela será. É justamente aí que entram nomenclaturas como HD, Full HD ou Ultra HD, apenas para citar algumas.

Porém, você sabe dizer o que cada um desses termos significa, e quais são as especificações técnicas de cada umas dessas resoluções? Nesse artigo, vamos explicar em detalhes quais são as diferenças entre cada uma delas e porque você deve ficar de olho nessa característica nos seus jogos.

HD, Full HD e Ultra HD: o que isso significa?

As imagens em uma tela são formadas por pixels. O pixel é um pequeno quadrado, o menor elemento possível de exibição na tela de uma TV ou de um monitor. O conjunto de pixels forma uma imagem em uma tela, em que cada pequeno ponto representa um cor.

De forma simples, podemos dizer que quanto maior for o número de pixels em uma tela, melhor será a qualidade da imagem exibida. A quantificação dessa qualidade é feita pela mensuração da resolução. Nesse caso, indica-se o número de pixels nas linhas horizontais e o número de pixels nas linhas verticais.

Entre as muitas possibilidades que existem de resolução, as mais comuns que podemos indicar são as seguintes:

  • HD: 1280 x 720 pixels;
  • Full HD: 1920 x 1080 pixels;
  • 2K: 2048 x 1080 pixels;
  • Ultra HD (4K): 3840 x 2160 pixels;
  • 8K: 7680 x 4320 pixels;
  • 10K: 10.240 x 4320 pixels.

Após entender o conceito de pixels, é preciso compreender que há diferença entre resolução e tamanho. Uma tela com tamanho de 32 polegadas, por exemplo, pode ter resoluções variadas, ou seja, o número de pixels de uma em relação a outra pode ser diferente. Contudo, os tamanhos podem ser iguais.

Uma tela de 32 polegadas com resolução Full HD, por exemplo, tem um número total de pixels menor do que uma tela com as mesmas 32 polegadas, mas com resolução Ultra HD. A segunda opção, portanto, exibirá imagens de melhor qualidade – e custará também um pouco mais.

A evolução das resoluções de tela

Atualmente, no mundo dos games, a tendência dos desenvolvedores é migrarem os jogos para a resolução 4K. Nas gerações anteriores de consoles, a maioria das imagens eram em Full HD – e ainda hoje essa é a resolução que conta com o maior número de adeptos.

A fonte de origem da imagem sempre deve ser observada. As emissoras de TV aberta, por exemplo, transmitem a sua programação em HD. Portanto, mesmo que você assista a esses conteúdos em uma TV 4K, ainda sim a qualidade não será plena.

Atualmente, podemos dizer que o Full HD é o “padrão” corrente, tanto da indústria quanto no uso dos consumidores.

Lembre-se: uma imagem HD é menor do que uma 4K e, para que ela possa ser exibida em um tela maior, precisará ser “esticada”. Essa ampliação, ainda que proporcional, deixa transparecer com mais intensidade o tamanho de cada um dos pixels.

Atualmente, podemos dizer que o Full HD é o “padrão” corrente, tanto da indústria quanto no uso dos consumidores. No entanto, a tendência é que com o passar do tempo mais e mais usuários passem a utilizar a resolução 4K em suas máquinas. Isso requer computadores mais potentes, com maior capacidade de processamento e com placas de vídeo mais poderosas.

8K e 10K: as resoluções do futuro

O padrão mais alto de qualidade que pode ser encontrado na atualidade está nas telas 8K e 10K. Embora os primeiros aparelhos de TV compatíveis com essas resoluções já estejam sendo vendidos no exterior – especialmente nos Estados Unidos, no Japão e na Coreia do Sul -, ainda há muito pouco conteúdo desenvolvido nessa resolução.

Isso significa que, quem comprar uma tela com essa hoje, praticamente passará a maior parte do tempo vendo conteúdos em 4K ou mesmo em Full HD, mas que passaram por um processo de “upscale” para serem ajustados a uma tela com resolução maior. Ou seja: não é a qualidade máxima possível e você provavelmente notará a diferença.

Qual opção eu devo escolher para os meus jogos?

A regra geral é: quanto maior a resolução, melhor. Porém, isso não significa que você precise comprar o produto mais caro da loja em todas as ocasiões. É possível ficar de olho nas telas que apresentem a melhor relação custo-benefício.

Tanto no caso dos monitores, quanto das TVs, escolher um aparelho cuja tela seja 4K é a melhor alternativa possível hoje. Contudo, não será nenhum absurdo se você escolher uma opção Full HD.

Imagem relacionada


No primeiro caso, você terá um produto preparado para os próximos cinco anos, no mínimo, com toda a certeza. Já no caso das telas Full HD, cinco anos é um limite razoável, sendo que possivelmente após esse período você terá vontade de trocar seu aparelho por outro mais novo.

As telas HD aos poucos estão deixando de ser comercializadas. Por essa razão, recomendamos que você não invista nessa opção. Em termos de preço, o custo delas hoje é muito próximo aos das telas Full HD, de forma que acaba não compensando comprar um produto com poucas perspectivas de mercado para os próximos dois anos.

Em se tratando de produtos com resolução maior do que 4K, a nossa recomendação é que você espere um pouco mais. Os preços ainda são altos e os resultados que eles são capazes de trazer serão poucos explorados nos próximos dois anos.

Loja Oficial 2AM Gaming

Fontes: Diferença, Make Use Of, Wikipedia