TECNOLOGIA

O que é DirectX 12 Ultimate e o que isso influencia nos jogos

O DirectX 12 Ultimate vem aí. A nova tecnologia gráfica desenvolvida pela Microsoft promete ser o padrão da indústria para os jogos de PC e Xbox da nova geração. Com ferramentas inéditas para desenvolvedores e usuários, o DX12 Ultimate tem tudo para proporcionar gráficos ainda mais bonitos nos games e mais desempenho para o seu computador. 

A tecnologia DirectX 12 Ultimate já é oficialmente suportada pela NVIDIA em sua linha GeForce RTX. A rival AMD, que fabrica os processadores e chips gráficos dos novos PlayStation 5 e Xbox Series X, também afirmou que dará total suporte à nova versão da API criada pela Microsoft. 

Apresentação do DirectX 12 Ultimate feita pela NVIDIA

O que é o DirectX 12 Ultimate?

Se você curte jogar no computador, é bastante provável que já tenha ouvido falar da tecnologia DirectX da Microsoft. O DirectX é um conjunto de APIs gráficas, uma espécie de elo entre os seus jogos, a placa de vídeo e os demais componentes de hardware da sua máquina. 

O DirectX é um conjunto de APIs gráficas.

Você pode pensar no DirectX como um facilitador. Ele age como um programa capaz de traduzir e organizar todos os comandos trocados entre GPU, CPU, memória RAM, Windows e tantas outras partes envolvidas na renderização dos seus jogos favoritos. Nós fizemos um artigo especial explicando como o DirectX funciona. Você pode ler mais sobre o assunto clicando neste link.

O DirectX 12 Ultimate é a mais nova versão dessa API. Projetada para máximo desempenho, a atualização traz suporte nativo a várias tecnologias modernas de renderização gráfica, como Ray Tracing e o Mesh Shading. Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

As principais novidades do DirectX 12 Ultimate

Suporte nativo ao Ray Tracing

O Ray Tracing é definitivamente a nova “onda” do mercado de tecnologias gráficas. Esse recurso garante uma iluminação muito mais precisa e natural nos jogos, calculando a trajetória de um raio de luz na cena e seus impactos sobre cada pixel da imagem. 

O Ray Tracing dá vida a reflexos, refrações e outros detalhes precisos que antes eram apenas emulados nos jogos. O problema é o custo computacional exigido, algo que está finalmente sendo solucionado pela NVIDIA (e em breve pela AMD). Por essa razão o Ray Tracing antes ficava restrito apenas a cenários pré-renderizados e a superproduções de Hollywood. 

O problema é o custo computacional exigido, algo que está finalmente sendo solucionado pela NVIDIA

Se você não acredita no potencial da tecnologia de Ray Tracing, dê uma olhada no vídeo abaixo:

VRS – Variable Rate Shading

O Variable Rate Shading é uma técnica que concentra o poder de renderização da placa de vídeo nos pontos mais importantes da cena. Porções de menor impacto, como planos de fundo com cores similares, detalhes mais distantes ou aqueles localizados em regiões periféricas da sua visão recebem menos passagens de shader. 

Embora o resultado seja uma redução da qualidade gráfica, essa perda dificilmente será notada, uma vez que a sua atenção está focada em outros pontos. E o poder de processamento que sobra é todo aproveitado para aumentar o desempenho da GPU na execução do game. 

Jogos como Wolfenstein: Youngblood já estão utilizando o VRS para oferecer mais desempenho sem perdas perceptíveis de qualidade. 

Mesh Shading – Detalhes na medida certa

Se você joga há bastante tempo, com certeza deve ter se deparado com o problema do pop-in, objetos que aparecem “do nada” na tela, ou que mudam entre um modelo de baixa qualidade e um de alta qualidade de forma súbita, conforme você se aproxima. 

Isso acontece porque esses objetos têm um custo computacional alto se forem mostrados todos em qualidade máxima. Os desenvolvedores então recorrem a níveis de detalhe geométrico (LOD) para cada um desses elementos, de forma a economizar o processamento da GPU. 

Uma das inovações trazidas pelo DirectX 12 para contornar o problema é o Mesh Shading, uma técnica que dá controle à placa de vídeo, para que ela defina de forma mais inteligente os níveis de detalhe de cada seção da cena, com ênfase nos triângulos de elementos mais próximos enquanto economiza com a renderização de itens distantes ou não visíveis. 

Essa migração para a GPU evita as chamadas Draw Calls, operações em que o processador (CPU) é consultado sobre quantos objetos devem ser renderizados na cena. Frame a frame, essa operação gera uma sobrecarga de trabalho e limita o desempenho do jogo. Com a GPU comandando a tarefa, o processador ajuda em outras rotinas, resultando em mais desempenho e FPS. 

Na demonstração abaixo, a NVIDIA utilizou o Mesh Shading em um complexo ambiente espacial. Foram 350 mil asteroides, cada qual composto por 10 milhões de triângulos. Com essa renderização especial, foram priorizados apenas os polígonos que realmente fazem a diferença na cena:

Sampler Feedback, o segredo para texturas

Finalizando a rodada de novidades, temos o sampler feedback. Voltada aos desenvolvedores, essa tecnologia melhora o processo de carregamento de texturas, otimizando o streaming principalmente em grandes cenários. O resultado tende a ser um menor tempo de loading e menos efeitos de pop-in.

Os benefícios diretos do DirectX 12 Ultimate para os jogos

Como jogador, a primeira coisa que você pode esperar do DirectX 12 Ultimate são jogos mais otimizados, capazes de aproveitar melhor os recursos da sua placa de vídeo. Há diversas melhorias no que diz respeito ao uso da GPU e gerenciamento de memória e processamento. 

A mais recente atualização do Windows inclusive inaugurou o Agendamento de GPU acelerado por hardware. Com o recurso, a placa de vídeo pode gerenciar sua própria memória de forma mais independente, sem ter que recorrer ao Windows para isso.

Como resultado, a latência na renderização diminui, gerando ganhos de desempenho. 

Além disso, recursos como o Mesh Shading e o suporte nativo ao Ray Tracing vão fazer com que cada vez mais desenvolvedoras apliquem as técnicas aos seus jogos. Para os próximos meses, você pode apostar em muitos jogos com gráficos de tirar o fôlego. 

Quer saber um pouco mais sobre o DirectX? Então confira nosso artigo completo sobre o assunto clicando neste link. Aproveite e conheça também o Vulkan, uma API rival que oferece mais desempenho para a sua placa e flexibilidade aos desenvolvedores. 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.