TECNOLOGIA

SSD deixa os jogos mais rápidos e com mais FPS?

Com o anúncio do PlayStation 5 e do Xbox Series X, uma das novidades mais badaladas dos consoles de nova geração foi a substituição do disco rígido (HD) por um SSD, um drive de estado sólido capaz de atingir velocidades até dezenas de vezes mais altas na leitura e gravação dos dados. Mas qual o motivo para isso? Será que um SSD consegue deixar os jogos mais rápidos e com mais FPS?

A essa altura do campeonato não é segredo para ninguém que esse tipo de armazenamento traz inúmeras vantagens para o seu PC, como carregamento quase instantâneo do sistema operacional e dos programas. O custo de um SSD também vem baixando lá fora, tornando a peça mais acessível para muita gente. 

Com a chegada dos modelos PCI-E 4.0 e a nova geração de consoles, é provável que os preços caiam ainda mais. Vamos ver o que muda nos seus jogos favoritos com a instalação de um SSD no PC?

Um SSD deixa seus jogos mais rápidos?

Via de regra, um SSD de boa qualidade costuma acelerar o carregamento dos seus aplicativos e jogos, principalmente nos títulos mais modernos, desde que projetados para tirar vantagem dessa diferença de desempenho. Contudo, esse resultado pode variar bastante de jogo para jogo. 

Esse resultado pode variar bastante de jogo para jogo.

Confira alguns dos principais jogos da atualidade e a diferença no tempo de carregamento entre um HDD normal e um SSD:

Rainbow Six Siege

Em Rainbow Six Siege os jogadores precisam recarregar o mapa a cada rodada que passa. Um SSD simples leva em torno de 25 segundos para terminar esse carregamento, enquanto um HD tradicional pode levar mais de 40. É inclusive uma prática bastante comum os jogadores do lobby kickarem outros players da partida por conta da lentidão do PC, dada a diferença de tempo. 

Este é um jogo que definitivamente vale a pena instalar no seu drive de SSD. 

Grand Theft Auto V (GTA V)

GTA V é outro dos jogos em que um SSD pode fazer diferença. Por conta de seu cenário gigantesco, o mapa do jogo no modo campanha costuma demorar até mais de um minuto para aparecer em um HD tradicional. Já em um SSD do tipo NVMe esse tempo de loading pode ser reduzido para aproximadamente 25 segundos. 

Para acessar a porção online, todos são muito lentos, levando cerca de 2 minutos ou mais. Ainda assim, o SSD NVMe consegue cortar 40 segundos do tempo do HD tradicional. 

Valorant

No novo jogo da Riot Games, a diferença de tempo de carregamento do game entre um HD e de um SSD é de aproximadamente 15 segundos. Não há qualquer mudança significativa dentro do jogo, principalmente em termos de desempenho. Considerando que seu carregamento é relativamente rápido em ambas as peças, você não será impactado se instalar no HD. 

Battlefield V

BF5 é um dos jogos mais pesados da atualidade, graças aos seus belos gráficos e cenários extremamente detalhados. A inicialização do jogo é a mais impactada pelo HD. Já o carregamento das fases não apresenta uma grande diferença de tempo, possivelmente por conta do motor gráfico utilizado. 

Imagem: Adrenaline

HD vs SSD: Tempos de Loading em resumo

Outro vídeo do canal Tech vs Tech traz um comparativo lado a lado com alguns dos principais jogos disponíveis no mercado, incluindo Shadow of the Tomb Raider, Far Cry 5, Assassin’s Creed Odyssey, The Witcher 3, Ghost Recon Wildlands e Resident Evil 2 Remake. 

No geral, os modelos mais rápidos de SSD NVMe flutuam em torno de 2x a velocidade de carregamento de um HD tradicional para esses jogos, com alguns exemplos mostrando uma velocidade até 4 vezes maior. Confira:

Instalar um SSD dá mais FPS no seu jogo favorito?

O quanto de FPS seu computador produz nos jogos está atrelado principalmente a dois fatores: a sua placa de vídeo (GPU) e o seu processador (CPU). Essas duas peças de hardware são fundamentais para quem pretende jogar e ditam o desempenho quase como um todo, amparados por uma boa RAM e outros componentes de qualidade. 

De uma forma geral, instalar um SSD não vai mudar em praticamente nada o desempenho em FPS. Como exceções existem, poucos jogos podem apresentar algumas quedas pequenas quando estão instalados no HD. É o caso de Call of Duty Warzone. 

Isso pode acontecer por dois motivos. Em primeiro lugar porque o jogo pode acessar muitos dados simultâneos do HD, como texturas de mapas e arquivos de áudio, demorando um pouco para realizar a leitura. Em segundo lugar porque pode faltar memória RAM para armazenar essas informações. Aí o game recorre à memória virtual, usando o seu HD como se fosse uma extensão da memória RAM. Esse processo derruba o desempenho nos jogos.

Aí o game recorre à memória virtual.

Por enquanto, o veredito é de que os SSDs podem sim melhorar a sua experiência gamer no PC, mas apenas pela questão dos tempos de carregamento. Se você não se incomoda com isso e quer economizar uma graninha até a chegada da nova geração de peças, pode muito bem montar uma máquina agora utilizando um bom HD. Os jogos vão rodar igualmente bem depois de carregados na memória do PC. 

E no futuro, isso vai continuar igual?

A resposta é: não sabemos ainda. A chegada do PlayStation 5 e do Xbox One com seus SSDs de altíssima velocidade vão incentivar toda uma leva de jogos a utilizar essa diferença de velocidade. 

Algumas desenvolvedoras já anunciaram que conseguiram simplesmente acabar com os tempos de loading, enquanto outras prometem viagens instantâneas a mundos diferentes, num piscar de segundos. Mais do que isso, não teremos problemas de streaming de texturas e outros detalhes bugados que costumam aparecer na atual geração, principalmente em jogos da Unreal Engine. 

Não teremos problemas de streaming de texturas.

Esse avanço deve forçar a Microsoft a implementar suporte nativo no Windows 10 a todo esse incremento de velocidade, liberando a tecnologia também para as desenvolvedoras de jogos de PC. Por essa razão, é bem provável elas façam melhor uso dos SSDs a partir de 2021.

A boa notícia é que o novo padrão tende a ficar cada vez mais acessível. Dessa forma, em breve você poderá investir em um SSD de alta velocidade e de grande capacidade, sem ter que ficar brincando de Tetris para escolher quais jogos vai deixar instalados no seu computador. 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.