TECNOLOGIA

60Hz ou 144Hz: Qual é a diferença entre um monitor e outro?

Na hora de comprar um monitor, há uma série de especificações nas quais você deve ficar ligado para fazer uma boa escolha. Isso é ainda mais importante para quem joga no PC, pois os games demandam uma resposta mais rápida por conta dos movimentos feitos com mouse e teclado. Entenda mais sobre monitor 144Hz e outros.

Recentemente, os modelos gamer começaram a destacar a taxa de atualização dos painéis, citando números como 144Hz e 240Hz, sempre acompanhados de frases de impacto e promessa de mais desempenho.

Os modelos gamer começaram a destacar a taxa de atualização dos painéis.

Mostraremos a seguir o que é essa taxa de atualização e como ela pode melhorar o seu rendimento nas partidas, principalmente se você curte jogos competitivos como CS:GO e Apex Legends. Explicaremos o funcionamento dos monitores e a diferença entre um modelo com tela de 60Hz para aqueles mais modernos, com telas de 144Hz, 240Hz ou superiores. 

Entendendo a taxa de atualização dos monitores

Apesar de parecerem estar ligadas de forma constante, nossas telas estão sempre pulsando. Os pixels se acendem e se apagam a uma velocidade bem alta, causando a ilusão de que a imagem é contínua. Até pouco tempo atrás, a maioria dos monitores LCD e LED do mercado trabalhava em 60Hz. Esse valor, cuja unidade é expressa em Hertz, representa o número de vezes por segundo que a imagem é atualizada.

O problema com a taxa de atualização de 60Hz é que movimentos mais rápidos podem não ser bem representados na tela, ficando suscetíveis a fenômenos como fantasmas, borrões na imagem e input lag, que é o atraso entre a entrada de um comando e a resposta na tela. 

Esses artefatos na imagem não ficam restritos aos jogos. Há um experimento que você pode tentar agora mesmo: abra uma janela do Windows e arraste-a lentamente pela tela. Você notará o quão difícil é ler os textos durante essa movimentação.

Você notará o quão difícil é ler os textos durante essa movimentação.

Segundo dados do site Blur Busters, cada atualização da tela a 60Hz demora exatos 16.7ms, gerando um borrão de movimento de aproximadamente 16 pixels para um objeto que se desloca a uma velocidade de 960 pixels por segundo. Veja uma foto demonstrando o problema dos 60Hz abaixo:

Monitor 144Hz

Borrão de imagem a 60Hz deixa o objeto praticamente ilegível (Imagem: Blur Busters)

Entram em cena os monitores de 144Hz

Para solucionar alguns dos problemas que citamos acima, muitas fabricantes começaram a desenvolver os modelos de monitores com painéis de 144Hz. Eles mais do que dobram a quantidade de atualizações por segundo, fornecendo imagens bem mais nítidas e reduzindo o input lag. O tempo entre cada atualização do painel passa de 16.7ms para apenas 7ms, menos da metade.

Eles mais do que dobram a quantidade de atualizações por segundo.

Para compreender o benefício da tecnologia, imagine o seguinte cenário: você está a postos com um rifle de precisão enquanto um oponente passa correndo por um vão de uma porta. 

Em um monitor de 60Hz, é bem provável que seus olhos percebam a entrada do inimigo no campo de visão um pouco depois, além de ele aparecer com um movimento mais picotado, com possíveis borrões. Já no modelo de 144Hz a imagem será bem mais suave e rápida, passando aos seus olhos a informação precisa de posicionamento do inimigo. 

144Hz e 240Hz melhoram consideravelmente o desempenho dos jogadores em CS:GO

Este foi exatamente o teste realizado pela equipe do Linus Tech Tips e por Shroud, um dos maiores Pro Players da atualidade. Na porta do mapa Dust, vários jogadores profissionais testaram seus tempos de resposta e precisão no disparo ao tentar atirar em um bot que passava pulando pela mira. 

Monitor 144Hz

Número de alvos atingidos a 60, 144 e 240 Hertz. Os números são assustadores (Imagem: Linus Tech Tips)

O resultado foi surpreendente, com um ganho de precisão para todos os jogadores que testaram o equipamento, fossem eles treinados em jogos de tiro em primeira pessoa ou não. Alguns dos participantes mais do que quadruplicaram seus acertos, destacando o quão mais fácil foi ler os movimentos em 144Hz e 240Hz.

Além da redução do borrão na imagem, os monitores de 144Hz fornecem mais informações para os olhos, o que melhora nosso tempo de resposta, garantindo clara vantagem na hora das disputas. 

Monitor 144Hz

Como a imagem deveria aparecer, com altas taxas de atualização e tecnologias de redução de borrão (Imagem: Blur Busters)

De olho no futuro: 360Hz

Como você já deve ter percebido, os 144Hz estão longe de ser a parada final para a indústria dos monitores. Modelos da BenQ focados em jogos competitivos já são vendidos a preços relativamente acessíveis, trazendo painéis TN com taxa de atualização de 240Hz. 

Recentemente, durante a CES 2020, a NVIDIA apresentou em parceria com a ASUS o primeiro monitor G-Sync com taxa de atualização de 360Hz, dando mais um salto em termos de qualidade, tempo de resposta e fluidez de movimentos. Confira no vídeo abaixo:

Você pode ler mais sobre a tecnologia G-Sync de monitores clicando neste link.

Nem tudo é perfeito…

Apesar de essa nova geração de monitores ser capaz de exibir uma quantidade absurda de atualizações por segundo, isso não significa que todos os jogos ficarão magicamente melhores nela. Em primeiro lugar, é necessário que o seu PC seja capaz de rodar os games em taxas de FPS elevadas, o que demanda GPUs poderosas, sejam elas da NVIDIA ou da AMD. 

Capaz de rodar os games em taxas de FPS elevadas, o que demanda GPUs poderosas.

Os jogos também precisam ser programados com taxas de FPS destravadas. Como muitos títulos são desenvolvidos primeiro com foco nos consoles (PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch), pode ser que eles não ofereçam esse recurso – como foi o caso dos games da From Software por um bom tempo. 

Há também outro ponto a ser levado em consideração, que é a qualidade de imagem. A maioria dos modelos de 144Hz ou superiores atuais utiliza telas do tipo TN (Twisted Nematic). Elas têm como característica o tempo de resposta mais baixo, permitindo taxas de atualização mais altas e imagens menos borradas.

Elas têm como característica o tempo de resposta mais baixo.

Contudo, a desvantagem está na qualidade de imagem, uma vez que esses painéis costumam ter um espectro de cores mais restrito, com menos contraste. Outro problema é a alta distorção das cores de acordo com o ângulo de visão, principalmente na vertical, quando ocorrem grandes perdas de qualidade.

Modelos mais novos, como alguns LGs, Samsung, ASUS e Acer já estão corrigindo esse problema ao utilizar painéis do tipo IPS com tempos de resposta próximos de 1 milissegundo, combinando a velocidade do pixel à qualidade de imagem proporcionada pela tecnologia In Plane Switching. 

Painéis do tipo IPS com tempos de resposta próximos de 1 milissegundo.

Monitores com tempos de resposta muito altos costumam apresentar imagens imprecisas e borradas, por mais alta que seja a taxa de atualização. Bons painéis costumam ter um tempo de resposta abaixo dos 5ms, enquanto os modelos gamer top de linha buscam desempenho abaixo de 1ms de resposta, oferecendo o melhor desempenho durante as partidas, principalmente em games competitivos de eSports. 

Monitor 144Hz

Novos monitores Samsung G9 com taxa de atualização de 240Hz, HRD e painéis com curvatura 1000R

Vale a pena fazer esse upgrade?

Se você gosta de jogar online em games competitivos, FPS, jogos de corrida, ação ou qualquer outro gênero com muitos movimentos, a resposta é simples: vale muito investir em monitores 144Hz ou superiores. A diferença na nitidez de imagem é clara, garantindo uma melhor visualização dos objetos no cenário e dos alvos a serem perseguidos. 

Praticamente todos os Pro players de Counter Strike e outros títulos já estão utilizando esses equipamentos, obtendo vantagens como:

  • Menor tempo de resposta e input lag
  • Maior nitidez em movimento
  • Maior precisão nos disparos
  • Redução de borrões

Novamente, ressaltamos que é preciso ter um bom PC para “empurrar” jogos com boa qualidade gráfica em altas taxas de FPS, mas o resultado certamente compensa. Apenas tenha em mente que o custo desses equipamentos é mais elevado em relação aos modelos tradicionais, o que pode ser um impeditivo para alguns gamers de plantão. 

O que pode ser um impeditivo para alguns gamers de plantão. 

Além disso, é importante verificar a qualidade de imagem oferecida e a resolução de imagem, sendo o mínimo indicado um painel do tipo Full HD com ótima calibragem de cores. Nessa hora, é importante lembrar que modelos com resoluções mais altas (a exemplo de 1440p ou 4K) vão demandar muito mais do seu PC, principalmente da placa de vídeo, que terá de trabalhar duro para aproveitar os benefícios dos monitores gamer.

Com essas dicas você estará pronto para pesquisar o melhor modelo não apenas nas especificações, mas também aquele que melhor se encaixa no seu bolso. Boas compras!

Fonte: Online Tech Tips, PlayerID, Linus Tech Tips, Blur Busters

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.