DICAS

Qual é a altura correta do monitor para jogar?

Se você trabalha o dia todo diante do computador, lá se vão oito horas olhando fixamente para a tela. Ao chegar em casa, muitas vezes o PC é a diversão para os momentos de lazer – e lá se vai mais tempo diante de um monitor. Você saber como ajustar o monitor para deixá-lo na altura correta?

A preocupação com a ergonomia é essencial. Sentar de forma incorreta, com os ombros arqueados ou mesmo com o pescoço em uma posição desconfortável pode trazer problemas graves para a sua coluna. Além disso, quando você não dispõe de um mobiliário adequado, as chances de que você possa ter lesões decorrentes da má postura são grandes.

Uma das maneiras de minimizar esse problema é prestar atenção na altura correta do monitor. Será que o seu está perfeitamente ajustado nesse momento?

Monitor Gamer

A regra de ouro: erga a sua tela

Não tem segredo. Quando se trata de ajustar o monitor, a regra que você deve seguir é: erga a tela. Embora não exista consenso de qual deve ser a altura ideal para colocar o monitor, o que se sabe ao certo é que se ele estiver em uma posição em que você tenha que ficar olhando para baixo, as chances de que você sinta dores no pescoço ou nas costas são enormes.

O monitor deve estar sempre na altura dos olhos

De acordo com a Ergo Canada, o monitor deve estar sempre na altura dos olhos. Em outras palavras, isso significa que enquanto você estiver sentado, o monitor deve estar logo à sua frente, na direção dos olhos. Nada de colocar o monitor na diagonal, por exemplo, como é muito comum de vermos em mesas onde os usuários preferem ficar meio de lado.

Como aumentar a altura do monitor?

Aí entra em cena a sua criatividade. Uma das possibilidades é recorrer a acessórios que funcionam como uma espécie de “mesinha” para os monitores. Isso ajuda a levantá-los e deixa-los mais próximos à direção dos seus olhos. Entretanto, em certos casos nem mesmo esses suportes para monitor são suficientes.

Nesses casos, você pode improvisar colocando livros sob a base do monitor. Tome cuidados apenas para não empilhar muitas unidades e comprometer a estabilidade do monitor. Da mesma forma que ele deve ficar à altura dos seus olhos, ele também não pode ficar balançando quando você digita. Essa falta de estabilidade pode causar tonturas e problemas de visão.

Loja 2AM Gaming

Outra possibilidade mais cara e nem sempre disponível é a de recorrer a suportes de parede para monitores. Há modelos disponíveis no mercado que contam com recursos similares ao das TVs, que podem ser acopladas nas paredes. No entanto, essa maneira de ajustar o seu monitor pode resultar em pouca mobilidade e em um custo mais alto. Além disso, muitos modelos gamer não são compatíveis com esse tipo de instalação.

Monitor sempre na altura dos olhos

Por fim, é preciso observar a distância a que você fica da tela. O mínimo recomendado é de 50 centímetros. Já a distância máxima varia de acordo com o tamanho do monitor e da resolução da tela. Contudo, você deve ter em mente que precisa ficar a uma distância confortável o suficiente para que não seja preciso forçar as vistas.

Altura ideal de acordo com os estudos

Em resumo: quanto mais o monitor estiver na direção dos seus olhos, melhor. Observe como está o seu e, se ele não estiver disposto dessa forma, mude-o hoje mesmo. Você verá que em pouco tempo se sentirá muito mais confortável diante do PC.

Fonte: ErgoCanada