TECNOLOGIA

O que é RGB e para que isso serve em um computador?

O RGB está por toda a parte. A nova febre do mercado de PCs está deixando de ser algo encontrado apenas nos coolers para ganhar espaço também em periféricos e outros componentes de hardware, tais como gabinetes, monitores, placas de vídeo e até mesmo teclados.

O sucesso não é por acaso, a tecnologia de LEDs RGB permite uma personalização completa do visual das máquinas, gerando bem mais impacto para quem gosta de exibir o computador por aí.

Hoje mostraremos exatamente o que é a tecnologia de LEDs RGB, como ela funciona e também como ela pode ser útil para você, indo bem além dos efeitos de iluminação e da estética gamer.

Build RGB de Sarahkerrigan4, no site PC Part Picker

O que é o RGB?

A sigla RGB é uma versão reduzida de Red, Green, Blue, ou Vermelho, Verde e Azul. Estas são as três cores primárias, utilizadas como base para formar todas as outras através do sistema aditivo.

Na área da tecnologia, a iluminação LED utiliza essas três cores básicas em diferentes intensidades para gerar todos os demais padrões. Como resultado de múltiplas combinações, temos mais de 16 milhões de tonalidades possíveis. 

Não por acaso, os pixels das telas de nossos monitores, smartphones e tablets utilizam a mesma estrutura, mas em um tamanho muito reduzido, a ponto de serem praticamente invisíveis a olho nu.

Utilizando uma câmera fotográfica para dar zoom em uma parte branca da tela, você verá nitidamente as três barrinhas acesas em verde, vermelho e azul. Não acredita? Dê uma olhada na foto abaixo:

Logo da Windows Store, vista pela câmera de um Galaxy S10e

Cada agrupamento RGB de LED forma o que nós chamamos de pixel, o menor ponto de uma imagem do monitor. O número de pixels presentes em um painel é o que determina a sua resolução.

Alguns dos padrões mais conhecidos atualmente são o HD (1280×720), Full HD (1920×1080) e o 4K, formado por mais de 8 milhões de pixels na disposição de 3840×2160.

Agora, vamos deixar as telas um pouco de lado e voltar a falar de componentes do seu PC…

A febre dos LEDs em todos os componentes

Quando falamos de “RGB” no PC, normalmente estamos nos referindo a componentes e periféricos que vêm equipados de fábrica com LEDs RGB, permitindo o ajuste de cores de acordo com a preferência do usuário.

Se há alguns anos os RGB estavam limitados a teclados, hoje é possível encontrar mouses, placas de vídeo, coolers para processadores, kits de memória RAM, ventoinhas de gabinete, headsets gamer, SSDs e até mesmo monitores equipados com a tecnologia.

Veja alguns dos exemplos mais legais:

Watercooler ASUS ROG STRIX LC 120 RGB
Memórias RAM G. Skill Trident Z RGB
Teclado Logitech G915 Lightspeed RGB

Alguns modelos mais recentes trazem até mesmo predefinições inteligentes, com efeitos multicoloridos (conhecidos como Rainbow), de luzes pulsantes, entre outros. Você já conhece o nosso modelo de teclado? Você o encontra aqui.

O vídeo abaixo traz alguns exemplos possíveis no teclado Razer Blackwidow Chroma:

Por que tanta gente gosta de LEDs RGB no PC?

O uso dos LEDs RGB nos computadores é uma das formas mais simples de personalizar o visual das máquinas, sem ter um custo tão alto. Para aqueles que já têm as peças e o gabinete, uma das alternativas é investir em fitas LED com controladores, as quais podem ser posicionadas ao longo de toda a borda do gabinete para ressaltar o hardware.

A combinação é especialmente eficaz com janelas de acrílico e vidro temperado.

Os LEDs RGB inegavelmente tornam os PCs mais atraentes. Como a maioria dos jogadores têm orgulho de seus equipamentos, e constantemente compartilham suas configurações online, não é uma surpresa o fato de eles investirem tanto na tecnologia.

A iluminação RGB está conectada diretamente à estética dos produtos

A iluminação dos gabinetes também está associada à uma estética Gamer, gerando grande impacto nos comerciais e nos materiais promocionais. 

Acima da competição de egos, os LEDs RGB têm um grande apelo junto aos compradores por permitirem uma personalização mais completa do visual das máquinas, resultando em satisfação pessoal. 

Fitas de LED inteligentes da Razer

Para que o RGB pode ser usado?

Muito além da simples decoração dos computadores, ambientes e acessórios, as luzes RGB podem ter funções importantes em um computador.

Uma das possibilidades mais comuns é o uso das cores Azul e Vermelho, programadas em sincronia com a leitura de temperaturas de diferentes componentes da máquina, como indicadores do quão quente ou frio o seu PC está. 

Nos jogos, alguns modelos de teclado, mouse e monitores podem ser programados para exibir cores diferentes quando o personagem sofre dano. Essa é a proposta de softwares como o Aurora, que automatizam todo o processo para teclados das marcas Logitech e Razer. 

Algumas das outras programações também podem simular a sua barra de vida, destacar comandos que serão utilizados ou indicar o nível de itens no inventário. Na realidade, a função só depende da criatividade de seu utilizador. 

Já nos headsets, as luzes RGB são especialmente úteis na ponta do microfone, indicando quando o microfone está bloqueado para comunicações. Normalmente, as luzes laterais servem apenas para o propósito estético. Por essa razão, a maioria das pessoas as desativa, economizando muita bateria nos modelos wireless. 

dset Corsair com LEDs nas laterais e na ponta do microfone

Nas horas em que os jogos ficam em segundo plano, as luzes RGB do teclado podem auxiliar (e muito) na digitação, permitindo ao utilizador ver o posicionamento dos botões e suas funções, principalmente no escuro. 

Apesar de poder parecer exagerada em algumas situações, a tecnologia RGB tem um papel importante na indústria, tornando o hardware mais atraente e em muitas situações facilitando a vida das pessoas.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Linus Tech Tips, Tech Quickie, Dfusing, PC Part Picker e Aurora