TECNOLOGIA

Por que um teclado mecânico é importante para games?

Você já ouviu falar em teclado mecânico? Se ainda não, aposto que a imagem que veio à sua cabeça é de algo antiquado, cheio de graxa, sujo de óleo… Talvez alguma coisa semelhante à uma antiga máquina de escrever. Será?

Bem, é claro que não é assim que as coisas funcionam. Um teclado mecânico simplesmente substitui camadas plásticas de um teclado convencional por dispositivos que funcionam mecanicamente, como molas, por exemplo. 

O teclado mecânico trocas as camadas plásticas de um teclado convencional por dispositivos que funcionam mecanicamente, como molas.

Mas, e qual a diferença? Porque é que devo me preocupar com isso na hora de montar o meu novo PC? Será que um gabinete maneiro ou um fone de ouvido com um microfone poderoso não são bem mais importantes?

Qual a diferença entre um teclado mecânico e um convencional?

Como dito ali em cima, um teclado mecânico é chamado assim porque, obviamente, conta com peças mecânicas em sua construção. Mas, e um teclado convencional? Bem, estes são compostos, normalmente, por três camadas plásticas e podem ser chamados de “membrane keyboards” (algo como “teclados de membrana”).

A primeira fica logo abaixo das teclas que você está tão acostumado a apertar. Ela recebe a pressão, vamos dizer assim,  de quando uma tecla é tocada e, em seus contatos eletrônicos, percebe que você apertou determinada tecla. 

Por sua vez, ela transmite a pressão para uma segunda camada que traz silicone (ou, às vezes, borracha) e que inclusive dá a você a resposta tátil de quando algum botão é apertado. A terceira, é a que dá continuidade, transmitindo a ordem de qual tecla foi pressionada.

Com o teclado mecânico você terá mais agilidade no seu jogo, com menos força na hora da digitação.

Já o teclado mecânico, substitui componentes desses dispositivos por partes mecânicas. Ao invés de uma camada de silicone, por exemplo, você terá molas capazes de dar uma resposta mais ágil com menos força na hora da digitação.

Podemos dizer que esses “switches” podem ser comparados a interruptores, em tradução livre, que “ligam” os comandos elétricos do teclado. Assim, ao invés de simples sinais eletrônicos, há uma “interação física” entre você e o botão que foi pressionado.

Esses “switches”, inclusive, podem ser encontrados em vários tipos diferentes, algo que dá até mesmo opções ao consumidor. Há teclados com respostas mais rápidas ou mais firmes, de acordo com a força empregada na pressão dos seus dedos, por exemplo. Isso permite que você encontre um teclado de acordo com as suas necessidades. 

Precisão profissional

Uma das principais vantagens de um teclado mecânico está na resposta mais apurada na hora da digitação. Anteriormente falamos de como ele exige que você faça menos força para obter uma resposta satisfatória, mas suas vantagens não se resumem somente a isso.

(fonte da imagem: How2Shout)

Por tratar-se de um dispositivo mecânico, seu funcionamento também é mais fiel e muito mais rápido do que nos teclados construídos com plástico, por exemplo. Isso porque o intervalo de resposta para a sua ação é quase que imediato.

Outro ponto interessante é o de que dificilmente uma tecla será “perdida”. Não é raro você conferir reclamações na internet de que teclados comuns acabam “comendo” teclas quando você pressiona várias ao mesmo tempo ou, então, digita com muita velocidade.

Com esse modelo de teclado, é possível evitar os “ghosting”, que atrapalham na jogatina, ao clicar em várias teclas rapidamente.

Graças à elementos eletrônicos presentes em sua construção, o teclado mecânico consegue eliminar quase que totalmente esse problema bastante irritante (e que na internet já ganhou até nome, sendo comumente chamado de “ghosting”).

Parece exagero, mas acredite, não é. Em muitas partidas mais disputadas em jogos online, a agilidade na hora de perceber algo e digitar um atalho pode ser a diferença entre uma vitória e uma derrota.

Afinal de contas, de que adianta o seu monitor de 240hz lhe dar uma vantagem competitiva se o seu teclado acabará por te deixar na mão?

Tipos de Switch

Esses “interruptores” que fazem a diferença no teclado mecânico podem ser classificados em várias categorias diferentes. Essas classes, vamos dizer assim, levam nomenclaturas baseadas em cores e trazem características próprias, como força de operação, distância de percurso, ou seja, qual a “profundidade” das teclas, opções de cores e até mesmo durabilidade diferenciada. 

O Switch OUTEMU Blue se destaca por sua sensibilidade.

O OUTEMU Blue, por exemplo, se destaca pela sensibilidade, permitindo que o jogador, por exemplo, consiga ter uma resposta rápida mesmo sem pressionar a tecla como um todo. É, inclusive, a tecnologia utilizada pela 2 A.M. nos seus teclados mecânicos!

Conforto

Quando falamos de conforto na hora de usar o computador, todo mundo pensa em qual cadeira gamer deve comprar. Alguns até lembram daquele professor de ergonomia falando da importância de se ajustar a altura da mesa naquele programa matinal.

Essas coisas são importantes, é claro, mas saiba que o conforto na hora de utilizar o teclado também é algo a ser levado em consideração. Seja você um jogador mais hardcore ou alguém que digita bastante no trabalho, ter algo ergonomicamente melhor projetado sempre é muito bem-vindo.

Além disso, a resposta tátil, como dito ali em cima, é fundamental para que você seja mais produtivo. Isso porque instintivamente necessitamos de algo que nos diga se o que estamos querendo fazer está, de fato, acontecendo!

Na hora do jogo, um teclado mecânico que proporcione resposta táteis rapidamente, fazem grande diferença.

E isso é um ponto-chave na diferença entre teclados convencionais e mecânicos.

Enquanto que a borracha ou o silicone dão uma resposta sutil, semelhante à obtida quando você aperta o botão em um controle remoto, por exemplo, o teclado mecânico apresenta uma resistência mais “firme”, vamos dizer assim, mostrando pontualmente cada tecla que você apertou.

Por fim, a resposta em um teclado mecânico não se resume somente à tátil, mas também à auditiva. Diversos relatos online dão conta de que os cliques obtidos por meio do gadget são “satisfatórios” aos ouvidos do usuário e ajudam na performance na hora da utilização.

Mas fique atento: alguns teclados desse tipo já contam com “switchs” silenciosos, de forma que essa resposta sonora pode não acontecer.

Construção caprichada

Outro ponto bastante elogiado por quem já tem um teclado mecânico é a construção mais parruda do acessório. Enquanto que um feito a base de plástico e/ou silicone pesa em torno de 200 gramas, alguns teclados mecânicos passam de um quilo.

Isso porque obviamente os mecanismos de sua construção são mais pesados do que uma simples membrana de plástico. Molas e materiais condutores como cobre estão em grande quantidade e fazem o dispositivo pesar mais.

Devido aos seus componentes, o teclado mecânico tende a ser mais pesado, porém transmitem uma ótima sensação de estabilização!

Com melhor encaixe também entre suas partes, os teclados mecânicos dão uma sensação maior de firmeza durante a sua utilização. E isso reflete não só em conforto, mas também em durabilidade.

Segundo alguns testes, enquanto que os dispositivos tradicionais de plástico apresentam uma duração média de 15 milhões de impressões, um teclado mecânico pode chegar a marcas acima de 50 milhões – isso com desempenho perfeito.

Mais personalização

Por fim, essa talvez é a parte que a maioria dos gamers hardcore de PC mais curtem: a personalização que é permitida por esse tipo de dispositivo. Se você ainda não sabe, a maioria dos teclados mecânicos conta com sistemas de iluminação RGB.

Esse tipo de ferramenta normalmente conta com diversos tipos de configurações dinâmicas e efeitos incríveis. Você pode combinar uma luz constante em seu teclado de forma a ficar igualzinha àquela presente no seu gabinete ou mouse, por exemplo.

Efeitos de arco-irís? Uma luz que viaja pelo teclado indo de um canto à outro? Praticamente tudo é possível, basta você dar asas a sua imaginação!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): TomsGuide, Robert Blake, PC World e Life Hacker