TECNOLOGIA

O que é pasta térmica e o que isso influencia no seu PC

Aqueles que já tiveram a oportunidade de montar um PC certamente já devem ter deparado com a necessidade de utilizar pasta térmica no processador. Porém, você sabe exatamente para que ela serve e como aplicá-la corretamente?

Se a sua resposta é “não”, não se preocupe: muitos usuários experientes, e que nunca precisaram fazer uma aplicação como essa, também têm dúvidas e questionamentos quanto à sua utilidade. Se esse é um mundo novo para você, neste artigo traremos todas as informações necessárias para dominar o básico sobre esse tema.

Para que serve a pasta térmica no PC?

Uma das funções da pasta térmica é a de manter a temperatura do processador em níveis mais baixos. Elas podem ser feitas de vários materiais. As mais simples são as pastas térmicas brancas, feitas a partir de uma mistura de óxido de zinco e silicone. Embora dissipem o calor, elas não contam com materiais de condução térmica.

Há também as pastas térmicas com metais líquidos, como aço, cobre e alumínio. No entanto, os produtos que são considerados os melhores nessa categoria são aqueles que têm prata em sua composição. Por melhorarem a condução térmica, elas dissipam mais o calor e, por essa razão, protegem mais o processador.

Uma pequena gota de pasta térmica é suficiente.

Os preços de pastas térmicas variam de R$ 10 a R$ 100, dependendo da qualidade. No entanto, nem sempre é preciso ter o produto de máxima qualidade em sua máquina. As mais caras são indicadas para quem realiza overclock no PC. Para a maioria dos usuários, os produtos de qualidade intermediária são suficientes para dar conta do recado.

Como aplicar a pasta térmica no PC?

Quando você compra um notebook ou PC já montado, não há razão para se preocupar com isso, pois provavelmente ele já vem com uma pasta térmica aplicada. No entanto, quem ainda vai montar uma máquina precisa ficar atento a esse produto se quiser garantir mais qualidade no desempenho.

Depois de um certo tempo de uso, é recomendável que uma nova camada de pasta térmica seja aplicada sob o processador. Isso porque o calor faz com que ela endureça e resseque. Com o passar do tempo ela acaba perdendo a sua função. Se a temperatura do seu processador estiver aumentando sem muita explicação, essa pode ser uma das razões.

Para fazer a aplicação é simples. Desligue completamente o seu computador e desconecte-o da tomada. Depois, abra o gabinete e desencaixe o cooler do processador. Note que entre ele o chip há uma camada de pasta térmica, provavelmente ressecada pelo uso contínuo.

Limpe a pasta velha utilizando um pano com álcool isopropílico. Se a pasta estiver muito ressecado, raspe-a levemente usando algum utensílio de plástico. Tome cuidado para que pedaços da pasta térmica velha não caiam sobre a placa-mãe. A limpeza e o cuidado nessa operação são fundamentais e se você não se sentir seguro para fazer isso, procure uma assistência técnica.

Depois, é só aplicar a pasta térmica nova. Aqui o cuidado é com a quantidade. Se você aplicar pasta térmica em excesso o efeito será o contrário e em vez de manter a temperatura ela vai aquecer ainda mais o processador.

Coloque uma quantidade suficiente para que quando o cooler for colocado sobre o processador a pasta não escorra pelas laterais. Uma pequena gota de pasta térmica é suficiente, não há necessidade de cobrir toda a superfície do chip. Aplique-a diretamente no centro do componente. Espalhe-a levemente sobre o processador, recoloque o cooler e pronto. A aplicação foi concluída.

A vida útil de uma pasta térmica aplicada varia bastante, de acordo com a qualidade e com a intensidade de uso da máquina. A nossa recomendação é que você siga as instruções disponibilizadas pelo fabricante da pasta térmica com relação à sua durabilidade. O intervalo de troca pode variar de um a cinco anos.

Fonte: PC Gamer, Linus Tech Tips, Arctic, Optimum Tech e EK Quantum