ESPECIAIS

O que é PCI-Express?

Certamente você já deve ter lido na lista de especificações da sua placa-mãe que ela conta com conectores do tipo PCI-Express. Porém, você sabe dizer o que isso significa e por que esse padrão está presente em praticamente todos os modelos disponíveis no mercado?

Para compreender para que serve padrão de comunicação precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente ao ano de 2002. Foi nessa época que a Intel e um grupo de empresas norte-americanas se uniram para criar um barramento que fosse compatível entre máquinas de diferentes fabricantes. A novidade ganhou o nome de PCI-Express e chegou ao mercado em 2004.

Resultado de imagem para geforce titan

Para que serve a PCI-Express?

PCI-Express é uma sigla em inglês para Peripheral Component Interconnect Express. Trata-se de um tipo de barramento de interconexão que permite a comunicação de itens externos com a placa-mãe. Assim, placas de vídeo, placas de som e placas de rede podem se conectar à placa-mãe e “conversar” sem que exista a necessidade de se usar algum tipo de adaptador.

Os barramentos do tipo PCI-Express podem ser considerados uma evolução em relação ao PCI, pois suportam um tráfego de dados maior. Obviamente, de lá para cá a indústria se debruçou sobre esse componente e ano após anos melhorias foram aplicadas às suas novas versões.

As PCI-Express estão disponíveis atualmente em segmentos que variam entre 1x e 32x (1x, 2x, 4x, 8x, 16x e 32x), sendo que os modelos 16x são os mais comuns no mercado. Na prática, os números indicam a quantidade de caminhos disponíveis para o tráfego de dados: quanto maior o número, maior a velocidade de transmissão.

Slot PCI-Express de uma placa-mãe

Além disso, devemos levar ainda em consideração as gerações de PCI Express. Basicamente, elas são as seguintes:

  • PCI-Express 1.0: lançada em 2004, tem 16 caminhos de transmissão de dados (16x) e suporta tráfego de até 4 GB/s. O total de pinos é 36.
  • PCI-Express 2.0: lançada em 2007, tem 16 caminhos de transmissão de dados (16x) e suporta tráfego de até 8 GB/s. O total de pinos é 64.
  • PCI-Express 3.0: lançada em 2011, tem 16 caminhos de transmissão de dados (16x) e suporta tráfego de até 16 GB/s. O total de pinos é 98.
  • PCI-Express 4.0: lançada em 2014, tem 16 caminhos de transmissão de dados (16x) e suporta tráfego de até 32 GB/s. O total de pinos é 164.

Fique de olho nas especificações dos seus acessórios

Slots PCIe suportam uma variedade de tamanhos diferentes referenciados a seu número máximo de caminhos, ou seja, 1x, 2x, 4x, 8x, 16x e 32x. Uma placa PCIe caberá em um slot de seu tamanho ou de tamanhos maiores, porém não caberá em um slot PCIe menor.

Placa de captura PCI-E

Da mesma maneira, caso você utilize uma placa de vídeo indicada para PCI-Express 3.0 em um slot PCI-Express 2.0, o produto funcionará sem problemas, mas terá o seu desempenho limitado ao máximo atingido pela versão mais antiga.

Portanto, antes de comprar componentes para o seu PC, cheque a compatibilidade entre eles. Você pode ter surpresas muito desagradáveis ou um obter um desempenho muito abaixo do esperado caso seus componentes não conversem de maneira adequada entre si.

Em linhas gerais, as placas de vídeo atuais na faixa intermediária precisam de apenas um slot PCI Express x16. No entanto, você terá que medir a distância desse slot para os componentes mais próximos. Se as dimensões da GPU forem maiores, provavelmente não haverá espaço físico suficiente para acomodar todos os itens.

Loja 2AM Gaming

Fonte: Lifewire