ESPECIAIS

Cabo ou Wi-Fi: qual dos dois é melhor para jogar?

Qual é a melhor opção para jogar online: via Wi-Fi ou conectando o cabo Ethernet ao PC? A dúvida persegue os usuários há um bom tempo e mesmo com todos os avanços que as conexões Wi-Fi apresentaram nos últimos anos, ainda a ideia de que via cabo é melhor persiste. Será mesmo verdade?

Para definir qual delas é a melhor escolha, é preciso antes compreender algumas características de cada uma delas. Nesse artigo, daremos detalhes sobre os dois tipos de conexão para que você possa definir qual delas irá assumir o papel principal de levar internet ao seu PC.

Cabo x Wi-Fi: qual opção escolher?

Convenhamos, perto das redes Wi-Fi, cabos parecem ser coisa do passado. Esteticamente, um simples roteador consegue eliminar de uma vez por todas metros e metros de cabo, fornecendo internet para todos os dispositivos da casa sem maiores problemas.

No entanto, em se tratando de jogos, essas vantagens não são suficientes. As conexões sem fio, por melhor que sejam, ainda sofrem com instabilidades se comparadas às conexões cabeadas. As redes Wi-Fi, portanto, atingem menores taxas de transferência de dados, são mais vulneráveis e estão mais sujeitas a interferências dentro da sua residência.

Todos esses problemas que mencionamos praticamente inexistem nas conexões cabeadas, o que pode ser decisivo para aumentar o desempenho nos jogos. Porém, inegavelmente, montar um rede cabeada dentro de casa é muito mais trabalhoso e mais caro. Será que o investimento extra compensa?

Uma rede para cada tipo de usuário

Para quem vai utilizar o computador predominantemente para acesso às redes sociais ou navegar entre páginas, não há diferença significativa. Pela praticidade e pelo baixo custo, vale mais a pena investir em um bom roteador do que se preocupar com cabeamento.

Locais em que mais de um ponto se conecta à internet também são melhor atendidos pelo sinal Wi-Fi. Em uma residência em que morem três pessoas, cada uma com um notebook, é muito mais fácil disponibilizar acesso à rede Wi-Fi do que se preocupar com cabeamento para todos os usuários.

Para jogadores profissionais, algumas frações de segundos fazem toda a diferença entre vencer ou perder.

Contudo, há os gamers. Na hora de jogar, ter acesso a uma conexão estável faz muita diferença – e garantia de estabilidade você terá apenas via cabo. Não há nada pior do que disputar partidas online nas quais sua conexão cai no meio ou quando há um atraso no tempo de resposta aos seus comandos (lag).

Portanto, estar conectado ao cabo pode garantir uma latência mais baixa, ou seja, maior estabilidade e menor tempo de resposta entre o comando e a sua execução na tela. Para jogadores profissionais, algumas frações de segundos fazem toda a diferença entre vencer ou perder.

O princípio é simples. Para se comunicar com o servidor de um jogo, sua máquina envia e recebe pacotes de informação. Quando algum desses pacotes não chega ao seu destino final, ocorrem as perdas pelo caminho. O tempo de latência é o espaço de tempo que um pacote leva para ir e voltar: quanto menor o tempo, melhor a conexão.

Obviamente, a conexão, nesses casos, não é o único fator a ser observado, uma vez que o hardware e os periféricos utilizados também devem ser os melhores possíveis. Contudo, em uma internet instável, nem mesmo um grande campeão conseguirá se sair bem na maior parte do tempo.

Sua conexão cai com frequência? Faça um teste com cabo

Boa parte dos usuários que experimentam problemas com as suas conexões podem resolver a situação fazendo um teste com cabo de rede. Isso porque em nossas residências e escritórios estamos muitos sujeitos a interferências, por conta de paredes, objetos, janelas, espelhos e até mesmo aquários.

Vale lembrar o seguinte: um conexão Wi-Fi pode ser mais estável do que uma conexão cabeada, mas não é isso que acontece na maioria das vezes. Isso porque cada caso precisa ser analisado em particular, uma vez que a qualidade da conexão e os tipos de obstrução variam de ambiente para ambiente.

cabo ou wifi

A melhor solução? Em sua máquina gamer, seja ela um notebook ou um desktop, tenha disponível as duas opções. O tradicional Wi-Fi pode facilitar bastante a sua vida, especialmente quando falamos de portáteis. Se a conexão estiver ruim ou intermitente, faça um teste com o cabo Ethernet. Se o problema for resolvido, é sinal que alguma interferência está sendo um fator limitador.

Loja Oficial 2AM Gaming

Fonte: League of Legends, Netduma, AVM, PC Gamer e Clube do Hardware