TECNOLOGIA

O que é o TDP de um processador?

Quando vamos comprar um processador ou uma placa de vídeo para o computador, precisamos ficar atentos a fatores como clock, número de núcleos e quantidade de memória (cache, no caso da CPU).

Outra especificação bem importante que você deve observar é o TDP, Thermal Design Power. No artigo de hoje explicaremos o que é o TDP do processador e como ele pode impactar a sua máquina.

O que é o TDP de um processador

TDP é uma sigla para Thermal Design Power, ou Energia Térmica de Projeto. O TDP nos diz quanto de calor é gerado pelo processador enquanto ele trabalha em tarefas complexas, tais como jogos, processamento de áudio e vídeo, transferências de arquivos, entre outras. O valor é demonstrado em Watts (W).

De acordo com a Intel, a medição é realizada em uma série de aplicativos, sob diferentes circunstâncias, para que o cálculo não sofra distorções devido à variação de cargas de trabalho.

TDP é uma sigla para Thermal Design Power, ou Energia Térmica de Projeto. O TDP nos diz quanto de calor é gerado pelo processador.

Importante destacar também que o cálculo é realizado com a CPU operando em seu clock base (você pode ler sobre o que é o clock base e o Turbo Boost clicando neste link).

Além do processador, outro componente cujas especificações detalham o TDP é a placa de vídeo, que costuma operar a temperaturas bem elevadas e necessita de coolers dedicados. Alguns dos modelos da NVIDIA, como a GeForce RTX 2080, por exemplo, possuem TDPs acima dos 200 W.

Por que é importante verificar o TDP da CPU

Saber o TDP do processador é essencial para que você possa comprar um cooler adequado para o seu processador. A maioria das fabricantes indica a capacidade máxima de arrefecimento de seus modelos. O Coolermaster Hyper 212 Evo, por exemplo, é listado como capaz de resfriar processadores com até 150W de TDP. A título de comparação, um Intel® Core™ i7-9700KF tem TDP especificado em 95 Watts.

Noctua NH-D15, um dos mais poderosos coolers a ar da atualidade

Outras marcas como a Noctua não mostram o valor exato em Watts, mas trazem tabelas de compatibilidade listando quais são os processadores indicados para cada modelo de cooler e também quais as médias de temperaturas previstas. O modelo acima, NH-D15, é capaz de resfriar os processadores mais poderosos da Intel, superando até mesmo alguns Watercoolers.

Para aqueles que planejam fazer overclock, o indicado é instalar um cooler com uma grande margem de segurança, pois o aumento nos clocks invariavelmente fará com que a CPU aqueça mais.

Para aqueles que planejam fazer overclock, o indicado é instalar um cooler com uma grande margem de segurança.

Outro ponto que deve ser considerado é a capacidade do seu gabinete de remover o ar quente do interior da máquina e puxar ar frio de fora, não sufocando as peças por falta de ventilação adequada. 

Caso o seu gabinete possua os espaços reservados, você pode instalar ventoinhas (fans) adicionais. Apenas planeje bem as rotas de entrada e saída de ar, tentando sempre empurrar o ar quente para cima, aproveitando a tendência natural da física.

A importância do TDP para os Notebooks

Se mesmo com todo o espaço disponível dentro dos gabinetes desktop a quantidade de calor gerada pode afetar o desempenho da máquina, nos notebooks a situação se agrava com muito mais facilidade. Os sistemas de arrefecimento são normalmente menores, chegando ao ponto de saturação rapidamente.

Para não “fritarem”, as CPUs e GPUs modernas vêm com mecanismos avançados de proteção que regulam automaticamente as suas velocidades, adequando o calor gerado ao que o sistema é capaz de dissipar naquele instante.

Para não “fritarem”, as CPUs e GPUs modernas vêm com mecanismos avançados de proteção.

É o que chamamos de throttling, um ponto de sufocamento em que o componente passa a operar mais devagar, não atingindo o seu máximo potencial devido às altas temperaturas. 

Por isso, busque notebooks com especificações equilibradas entre capacidade de resfriamento, TDP e poder de processamento. De nada adianta um processador extremamente poderoso em um chassis sem estrutura adequada. Os componentes jamais atingirão as suas capacidades reais.

Saídas de ar em um notebook Gamer

TDP é indicador de performance?

Seguindo uma lógica simples de que clocks mais altos e uma quantidade maior de núcleos trabalhando em paralelo tendem a gerar temperaturas mais altas, o raciocínio do TDP até parece fazer sentido em um primeiro momento. Contudo, essa lógica cai por terra assim que começamos a comparar processadores de diferentes gerações e litografias.

Com a evolução nas técnicas de produção, as fabricantes vêm miniaturizando cada vez mais seus transistores. Atualmente trabalhamos em escalas nanométricas, com algumas empresas já tendo chegado à marca de 7 nanômetros (7nm). 

As fabricantes vêm miniaturizando cada vez mais seus transistores. Algumas empresas já chegaram à marca de 7 nanômetros (7nm). 

Essa redução tem um impacto significativo no consumo de energia dos processadores e CPUs, de modo que uma CPU de quatro núcleos mais antiga pode consumir mais energia e gerar mais calor do que uma mais recente de oito núcleos, ainda que rodando na mesma frequência de clock.

Por esses motivos, o TDP deve ser encarado como um parâmetro auxiliar na sua escolha, guiando principalmente a escolha do cooler.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Tom’s Hardware