TECNOLOGIA

O que é Intel Turbo Boost nos processadores Intel Core?

Quando procuramos por um novo processador para o nosso computador, dois fatores podem influenciar diretamente a escolha: o número de núcleos que ele possui e o clock de operação. Muitos modelos da família Intel® Core™ têm ainda uma tecnologia bem legal para fazer o seu PC dar “um gás” sempre que necessário, acelerando ainda mais as suas tarefas. Estamos falando do Intel Turbo Boost. Veja como ele funciona e o que fazer para obter o máximo desempenho da sua CPU.

Entendendo o clock do processador

Atualmente, a velocidade de operação de um processador é medida em Gigahertz. Esta unidade nos diz quantas bilhões de vezes por segundo os transistores da CPU abrem e fecham, realizando as operações necessárias para responder aos seus comandos e a tudo que é solicitado pelos aplicativos e demais componentes do computador.

Ao consultar os modelos da família de processadores Intel® Core™, você verá duas especificações de clock, que são a Frequência Base e a Turbo Max (ou Turbo Boost). A primeira delas é a velocidade padrão em que todos os núcleos costumam operar. É nesse modo que as fabricantes medem o consumo de energia de seus processadores e também qual o TDP dele.

TDP significa Thermal Design Power. Apesar do nome complicado, o TDP é bem simples de entender: ele nos diz, em Watts, quanto de calor um processador está gerando, servindo de parâmetro para os coolers que encontramos no mercado. Via de regra, quanto maior o TDP do processador, mais calor ele gera. Quanto mais alto o TDP de um cooler, mais calor ele será capaz de dissipar. 

Para ter um processador rodando em temperaturas adequadas, procure sempre por coolers com capacidade de resfriamento igual ou superior ao TDP indicado pela fabricante da CPU.

O que é o Intel Turbo Boost 

Vimos que o seu processador pode operar na frequência base em todos os momentos. Mas e quando precisamos de uma força adicional para tarefas como renderização gráfica ou jogos? É aí que entra em cena o Turbo Boost, da Intel. O seu processador vem preparado de fábrica para reconhecer esses momentos e aumentar automaticamente o seu clock, utilizando para tanto uma série de algoritmos.

O processador pode operar na frequência base em todos os momentos. Mas e quando precisamos de uma força adicional para tarefas como renderização gráfica ou jogos? É aí que entra em cena o Turbo Boost.

Para aumentar a frequência de operação com segurança, o processador Intel verifica se ele está trabalhando dentro dos limites de energia, temperatura e corrente. Dependendo de cada caso, pode ser que a frequência Turbo seja aplicada a um grupo de núcleos ou a apenas um deles. 

O algoritmo inteligente da Intel faz o gerenciamento de todos os elementos de operação, considerando ainda fatores como:

  • Tipo de carga de trabalho
  • Número de núcleos ativos
  • Consumo estimado de corrente
  • Consumo estimado de energia
  • Temperatura do processador

Novamente, os processadores vêm prontos de fábrica para ativar o Turbo Boost, não necessitando de qualquer configuração por parte do usuário. No entanto, aqueles que desejarem trabalhar apenas nas frequências de base podem desativar o recurso acessando a BIOS da placa-mãe, durante a inicialização. Isso costuma deixar a máquina mais lenta, sendo uma opção para configurações com restrições específicas de natureza térmica.

Quanto o Intel Turbo Boost pode acelerar o seu PC?

A frequência Turbo Boost varia de acordo com o modelo do processador. Produtos como o Intel® Core™ i7 9700K trazem como clock de base o valor de 3,60 GHz, saltando na frequência Turbo Max para 4,90 GHz – uma diferença de 1,30 GHz que se traduz em excelentes ganhos para o usuário.

O Intel® Core™ i7 9700K traz como clock base o valor de 3,60 GHz, saltando na frequência Turbo Max para 4,90 GHz – uma diferença de 1,30 GHz!

No entanto, para chegar à especificação mais alta do Turbo Boost, o processador precisa estar amparado por resfriamento adequado. Isso não envolve apenas o cooler em si, mas todo o gabinete e o ambiente em que ele se encontra. Procure acomodar seus componentes em gabinetes com ampla refrigeração para mantê-los operando de forma otimizada.

Lembre-se também de que a capacidade de Boost varia de chip para chip. Nem todos possuem o mesmo potencial para incremento de velocidade, podendo apresentar ligeiras variações de desempenho em um mesmo ambiente.

Por que o Turbo Boost não pode ficar ativado para sempre?

Se você leu até aqui, viu que a Tecnologia Turbo Boost entra em ação sempre que o processador precisa dar conta das cargas mais pesadas de trabalho. Mas, para isso, é preciso que haja uma “folga” tanto nas temperaturas como na alimentação.

A consequência desses momentos em que o processador sobe para o seu Turbo Clock é que ele passa a trabalhar de forma mais intensa, consequentemente aquecendo mais e consumindo uma quantidade um pouco maior de energia. O computador reconhece essa mudança e acelera as ventoinhas do cooler para compensar o aumento de temperatura, sempre dentro da margem de segurança especificada pela fabricante.

Quando o processador sobe para o seu Turbo Clock é que ele passa a trabalhar de forma mais intensa, aquecendo mais e consumindo uma quantidade maior de energia.

Para quem pensa em fazer o processador trabalhar mais rápido por longos períodos de tempo, a melhor alternativa é o overclock, que afeta a velocidade de todos os núcleos de processamento da CPU. 

Há diversos métodos seguros de aumentar a velocidade do seu processador, mas, antes de pensar nisso, você precisa equipar o seu PC com um cooler adequado, capaz de dissipar uma quantidade de calor acima da especificada pela tabela da fabricante. Lembre-se: o TDP é elaborado com base na velocidade base de operação do processador.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte: Intel, Intel (2)