ESPECIAIS

O que é Hyper-Threading e por que isso é importante?

Entre um lançamento e outro de suas linhas de produtos, a Intel gosta de apresentar novas tecnologias que prometem acelerar os seus respectivos desempenhos. Normalmente a ideia é sempre evoluir, seja focando em velocidade, eficiência energética ou melhorias pontuais de performance.

Uma dessas novas tecnologias que chamou a atenção do mercado recentemente é a Hyper-Threading. De acordo com a Intel, a ideia aqui é fazer com que os núcleos dos processadores sejam capazes de trabalhar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo, melhorando a eficiência do CPU como um todo. Será que isso é possível?

O que é isso?

Para entender o que faz o Hyper-Threading, primeiro de tudo, é importante compreender o que o seu nome significa. Ele deriva de thread que é a denominação para as operações realizadas pelos núcleos do processador durante a utilização do computador. Ou seja:

uma thread pode ser entendida como sendo uma tarefa a ser executada pelo CPU. 

Essas tarefas são requisitadas pelos programas, jogos e demais aplicações em execução no sistema operacional – e suas requisições acontecem o tempo todo. O que o processador faz, então, é escalonar tais “pedidos”, processando as threads mais importantes naquele momento. 

Dessa forma, se você estiver jogando alguma coisa, por exemplo, para o processador, executar os pedidos do game é a prioridade naquele momento. Já se você sair do jogo e, logo em seguida, começar a editar uma planilha, esta passará a ser a tarefa principal.

Isso, no entanto, não significa que o processador trata de uma thread de cada vez. Como dito acima, apesar de ele prioriza as tarefas principais, há diversas outras acontecendo ao mesmo tempo. Esse é o chamado multi-threading e é graças a ele que um sistema operacional pode funcionar. 

Esse é o chamado multi-threading

Lembra do exemplo citado acima, do jogo? Então, apesar do game ser a tarefa principal, elementos como o processamento de som ou a imagem a ser enviada para o monitor, estão acontecendo ao mesmo tempo, em plano de fundo.

Se você der uma olhada no Gerenciador de Tarefas do Windows, por exemplo, verá que há centenas de threads em execução. O que permite isso, além do multi-threading, é aquele esquema de escalonamento que falamos anteriormente. Com isso, o processador joga as tarefas do programa 1 para execução, depois do programa 2, programa 3 e assim por diante, permitindo que o sistema operacional e tudo mais possa funcionar corretamente.

Benefícios do Hyper-Threading

Bem, se existe o multi-threading, por que precisamos de mais uma ferramenta para agilizar o processamento dessas tarefas pelo CPU? Simples: a ideia aqui é utilizar as tecnologias em conjunto, permitindo que o processador trabalhe de forma ainda mais eficiente e você tenha um computador cada vez mais rápido.

Para explicar os benefícios do recurso, a Intel utiliza como paralelo o exemplo de uma estrada. Imagine que você está olhando para uma avenida e que ela tem só uma pista. Nela, há um engarrafamento enorme de carros (ou, no caso do núcleo do processador, tarefas enfileiradas a serem realizadas) que se movem lentamente.

Com o Hyper-Threading você passaria a ter duas faixas seguindo o mesmo sentido e isso permitiria o dobro de carros passando. Consequentemente, você passa a ter melhor aproveitamento daquela avenida (no caso do processador, melhor uso do núcleo) e, como resultado final, mais velocidade e eficiência para os carros seguirem viagem.

Qual é o truque?

Para permitir que os processadores consigam utilizar o Hyper-Threading, a Intel teve uma sacada bastante inteligente. A empresa percebeu que, ao realizar tarefas, os núcleos acabavam, em muitos casos e por diversos motivos diferentes, desperdiçando um pouco de poder de processamento.

A tecnologia, então, utiliza de artifícios para aproveitar essas bolhas e simular um novo núcleo, tratando-o como um processador lógico. Com isso, esse núcleo “virtual” passa a receber tarefas que não necessitam de elementos físicos, como barramentos ou cache de memória, por exemplo. 

As principais threads que se beneficiam da tecnologia são o processamento de vídeo e som, bem como renderização 3D – ou seja, jogos normalmente acabam ganhando em desempenho. Tarefas de compactação, tanto de vídeo e áudio, como também de arquivos, além de ambientes multitarefa também são processados aqui.

jogos normalmente acabam ganhando em desempenho

O Hyper-Threading, no entanto, tem o seu preço. Isso porque o recurso é capaz de aumentar o consumo energético do computador, ou seja, você vai gastar um pouco mais de luz na sua conta mensal. Além disso, há também um notável aumento de temperatura – entre 6 e 8% – o que exige atenção na hora de você instalar ventoinhas e dissipadores na sua máquina. 

Em contrapartida, esse é um preço baixo se levarmos em conta os benefícios do recurso. De acordo com a Intel, se usada corretamente e em conjunto com outras tecnologias, o Hyper-Threading pode aumentar o desempenho do CPU em até 30% – um ganho bem significante para o seu computador.

 Fonte(s): Canaltech, IntervalZero, Intel

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.