ESPECIAIS

O que é fonte de energia do PC e como ela funciona?

O computador é composto por diversas partes fundamentais para seu funcionamento, cada uma cumprindo uma função específica. E, se todo mundo sempre fala de placa-mãe, processador e memórias, a fonte de energia é um elemento importantíssimo do PC que não ganha o mesmo destaque por aí. Mas, o que é a fonte?

Bem, trocando em miúdos, essa é a parte do PC que permite que o seu computador tenha energia para funcionar. Um avião novinho em folha não vai voar sem combustível, certo? Pois é, o mesmo acontece com o computador: se ele não tiver energia elétrica, não irá funcionar. Ou seja, sem a fonte de energia, a sua máquina nada mais é do que uma caixa inanimada de alumínio, borracha e plástico.

O que é fonte?

Conhecida em inglês como Power Suply Unit (Unidade de Alimentação de Energia), a fonte fica quase sempre posicionada no fundo do gabinete, normalmente em algum dos cantos traseiros da “caixa”. Esta colocação foi escolhida por dois motivos: facilitar a sua conexão com a tomada por meio de um cabo de força e, também, ajudar o periférico na hora de expulsar o calor por meio de seus recursos de esfriamento.

fonte de computador

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, a fonte (infelizmente!) não é capaz de produzir qualquer tipo de energia elétrica. O seu trabalho, na verdade, é receber aquela carga que chega à sua casa por meio da rede elétrica e altera-lá para uma compatível. Isso é necessário porque a corrente que fica disponível nas tomadas é do tipo alternada e o computador trabalha com correntes contínuas – utilizadas por todos os dispositivos eletroeletrônicos.

Com essa função de transformar energia, as fontes de computador contam com uma complexidade própria. Isso porque elas não funcionam simplesmente transformando um tipo de corrente em outra. Elas precisam, também, distribuir voltagens diferentes de acordo com as necessidades dos respectivos receptores. Um ventilador e um capacitor recebem quantidades diferentes de energia, por exemplo, e a fonte atua nessa distribuição. 

fonte de pc

Para fazer isso, no entanto, a fonte de energia traz várias partes dentro de si – cada uma com uma função diferente dentro desse processo de mandar energia para os componentes do seu computador. Confira os principais a seguir.

Transformador

Esse é o grande responsável por fazer com que a energia que vem da rede elétrica seja convertida e distribuída da forma correta para as partes do seu PC. O transformador recebe a corrente em 110 ou 220 Volts para que ela seja corretamente redistribuída  dentro da máquina. As voltagens mais comuns utilizadas em um computador são 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts.

Bobinas

Essa ferramenta tem diferentes papéis importantes dentro da fonte do computador, aparecendo, em muitos casos, em mais de uma função. Dependendo do fabricante, do modelo e até mesmo da potência, podemos ter diversas bobinas dentro da fonte.

Podemos ter diversas bobinas dentro da fonte .

As tarefas mais comuns são duas. A primeira é ser responsável por filtrar o chamado ruído da energia que vem pela rede, bem como aquele gerado pela própria fonte durante o seu funcionamento para que seja recebida, processada e distribuída sem variações. A segunda seria eliminar um campo magnético e também evitar interferências que podem prejudicar o funcionamento do computador como um todo.

Ventoinhas e refrigeração

Como não poderia deixar de ser, a fonte de energia também precisa contar com um sistema próprio de refrigeração. Por trabalhar diretamente com eletricidade vinda da rede e diferentes tipos de corrente, ela é inclusive capaz de gerar muito mais calor do que outras partes do computador.

A fonte de energia também precisa contar com um sistema próprio de refrigeração

Assim, a fonte conta não só com ventoinhas (dependendo do modelo ela pode contar com vários ventiladores para resfriar expulsar o calor), como também diversos dissipadores em alumínio posicionados estrategicamente dentro de sua construção.

Como ela funciona?

Vamos, então, tentar visualizar todo o processo de transformação da energia que chega da rede elétrica até o seu computador. Essa corrente vem pela fiação da rua, entra na sua casa, passa pela tomada e entra em contato com a fonte já ali, afinal de contas, é um cabo do periférico que estará ligado à parede.

bubinas de fonte

Essa luz é “ruidosa”, de forma que é preciso equilibrar essa tensão. Assim, capacitores e indutores fazem o trabalho de diminuir essa variação e ajustar possíveis picos de alta ou de baixa na corrente vinda da tomada.

Essa energia que chega à fonte variando entre tensões positivas e negativas – e isso faz com que não haja uma fluidez contínua, afinal de contas, a corrente vai “para frente e para trás”. Dessa maneira, o próximo passo da fonte é transformar, por meio de retificadores, essa corrente alternada em uma corrente positiva. 

Em seguida, a fonte trabalha como transformador, fazendo com que haja uma voltagem primária de 12 Volts a ser distribuída. Há também uma secundária de 5 Volts que pode ser diminuída a 3,3 Volts dependendo das necessidades encontradas no computador.

Feito isso, a fonte distribui a energia para as partes do PC, não sem antes fazer com que essa corrente seja novamente retificada e passe por filtros para que haja segurança – e também para garantir que é energia limpa, sem ruídos e na voltagem correta que está sendo distribuída.

Qual eu devo comprar?

Na hora de comprar um computador, é preciso ficar atento a algumas informações sobre a fonte. Você deve checar qual é a necessidade energética da sua máquina e comprar uma fonte capaz de supri-la. Há calculadoras online que permitem a você determinar qual é o tipo de fonte e qual a potência necessária para que o seu computador funcione sem problemas. 

Contudo, apesar de muita gente comprar a fonte indo direto pelo número mais explorado, que é a potência, há uma pegadinha aí. Isso porque, infelizmente, ir pela potência estampada na caixa é um erro muito parecido daquele de comprar uma câmera pelo número de megapixels explicitado no rótulo.

Há uma pegadinha aí

Explicamos; além de potência, a fonte também deve apresentar eficiência energética. Assim, fique atento a esse dado quando estiver procurando uma nova fonte, pois um produto alternativo e de “potência alta” pode estar simplesmente gerando calor e não fornecendo energia de forma eficiente ao computador. 

qual fonte de pc comprar

É preciso que você compre um produto que apresente “potência real”. Os melhores fabricantes já informam esse dado sem que você precise vasculhar a internet atrás da informação. Outra dica nesse sentido é obter um produto que contenha a certificação 80Plus, que garante que a fonte consegue entregar 80% de eficiência.

Também é preciso ficar atento à qualidade da construção do produto. Fontes de baixa categoria possuem dissipadores de calor ruins que podem fazer o computador como um todo ter a sua temperatura aumentada. Componentes de qualidade questionável também podem fazer com que haja variações na tensão de energia, o que diminui a vida útil das partes do seu computador.

Fonte(s): Mundo Eletrica, PC Gamer, HowStuffWorks, AnandTech

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.