DICAS

Como jogar Free Fire no PC usando teclado e mouse

Fortnite e Player Unknown: Battlegrounds (PUBG) não estão sozinhos na arena dos Battle Royale para celulares. Garena Free Fire: Battlegrounds também traz disputas de alto nível para os portáteis, exigindo comandos rápidos e uma mira muito precisa do jogador que quer se sagrar o vencedor da rodada.

Sabemos que a tela do smartphone nem sempre é a mais indicada para jogar os games de tiro e ação. Por isso a nossa dica de hoje vai dar a você uma boa vantagem: com a ajuda do Bluestacks, um poderoso emulador de dispositivos Android, colocaremos Free Fire no seu PC.

Vale ou não vale?

Pode parecer trabalhoso, mas certamente compensa. Em primeiro lugar, você passará a controlar seu personagem com mouse e teclado, o que garante uma liberdade muito maior de controles. Todos os comandos poderão ser personalizados da forma como preferir, sem limitações de espaço para os dedos.

Além disso, os emuladores de Android, quando instalados em computadores robustos, fazem uso de todos os recursos, incluindo a sua placa de vídeo. A própria criadora do Bluestacks cita que o sistema pode ficar até 6x mais rápido do que um Samsung Galaxy S9+, um número impressionante.

A instalação não levará mais do que alguns minutos.

O resultado é um desempenho muito superior ao oferecido pela maioria dos aparelhos intermediários disponíveis no mercado. A taxa de quadros por segundo (FPS) mais elevada tende a melhorar o tempo de resposta dos jogadores e fatores como a precisão na hora de puxar o gatilho.

É claro, não vamos discutir se tantas vantagens deixam o jogo justo ou se isso é ou não uma forma de “cheat”, trapaça. Cada um deve escolher como se diverte mais com os jogos, afinal de contas, esse é o objetivo principal.

Como instalar e configurar o Bluestacks no PC

Para rodar o Android no seu PC e usufruir de todas as melhorias, o primeiro passo é acessar a página do Bluestacks e clicar em “Baixe o Bluestacks”, como mostrado na imagem abaixo:

Após abrir o instalador, basta seguir as instruções na tela. Dentro de alguns instantes você terá uma área de trabalho Android rodando. Lembre-se que a primeira vez pode demorar um pouco mais para carregar porque o programa calcula automaticamente o desempenho do seu PC e ajusta todas as configurações.

Caso continue enfrentando lentidão, verifique se a tecnologia de virtualização do seu processador (Intel ou AMD) está ativada na BIOS. Outras dicas mais avançadas podem ser vistas neste link.

Instalando o Garena Free Fire

Já com o programa rodando, clique sobre o ícone de Free Fire que aparece. Caso não veja uma imagem como a mostrada abaixo, vá ao campo de busca para procurar pelo jogo. Abra a Google Play, insira seus dados e complete a instalação. O download na versão atual tem aproximadamente 430 MB.

Os Power Ups do Bluestacks

Bluestacks reconhecerá a instalação de Free Fire e oferecerá a você a opção de ativar os xPacks. São otimizações variadas para o jogo, indo desde a opção de acelerar a performance do jogo com um clique (mostrada abaixo) até skins exclusivas e papéis de parede.

O mais importante dos botões é “Personalizar comandos de jogo”, que abrirá uma tela nova. Nela, basta clicar nos botões virtuais e definir qual tecla será a responsável. O botão de pulo, por exemplo, pode ser mapeado para a barra de espaço. São mais de 20 regiões selecionáveis. E a melhor parte é que Bluestacks já traz uma configuração pré-definida para aqueles que não têm paciência de ajustar comando por comando.

Para jogar Free Fire como um verdadeiro FPS, pressione a tecla F1, responsável por ativar o modo “Battle Royale”. Nesse modo você movimenta a mira com o mouse, atira com um clique no botão esquerdo e ativa a luneta com o botão direito. Para navegar pelos menus com o cursor do mouse basta segurar a tecla Alt.

Streaming dos seus jogos a um clique

Vale lembrar que Bluestacks não funciona apenas com o Free Fire. Há uma infinidade de jogos compatíveis com a tecnologia de mapeamento virtual de botões. Vale a pena fazer o teste com os seus jogos prediletos para ver se consegue melhorar o seu desempenho nas partidas.

Na página do emulador são mostrados diversos jogos com amplo suporte. A plataforma está crescendo tanto que há até mesmo um sistema de moedas digitais, obtidas dentro dos jogos, que permitem a troca por outros itens virtuais e até mesmo utensílios reais, camisetas, canecas…

Outra vantagem de ter o emulador é que você está literalmente em ambiente Windows, o que permite o uso de softwares como o OBS Studio (Open Broadcaster Software) para captura de áudio e vídeo e streaming em tempo real, com conexão para plataformas como Facebook e Twitch. Para fazer o download do OBS, clique neste link.

Se você está curioso em ter um Android completo no seu PC, faça o download. A instalação não levará mais do que alguns minutos.

Loja 2AM Gaming

Fonte: BlueStacks