ESPECIAIS

Os 10 Easter Eggs mais malucos que você já viu nos games

No universo dos jogos e da tecnologia é comum vermos desenvolvedores escondendo mensagens por todos os cantos. A brincadeira é conhecida como “Easter Egg”, literalmente “Ovo de Páscoa”, fazendo alusão à caça pelos chocolates e à surpresa reservada a quem os encontra.

A moda não é nova: começou lá no Atari, com o lançamento do game Adventure. O programador Joseph Warren Robinett Jr colocou as suas credenciais em uma sala bastante escondida, em uma época em que muitos jogos sequer tinham telas para os créditos.

A partir daí muita gente gostou da ideia e começou a esconder segredos nos cartuchos do console Atari 2600. A caçada aos easter eggs nunca parou. Pelo contrário, foi ficando cada vez mais complexa e virou tradição. Por isso, separamos algumas das referências e mensagens mais malucas já encontradas. Avisamos que a nossa lista tem de tudo, das obscenidades do GTA ao terror de Half-Life 2.

1 – Star Wars: The Force Unleashed

Em um dos cenários você passará por uma câmara de congelamento de carbonita, o mesmo material utilizado para congelar Han Solo no Episódio V – O Império Contra-Ataca. Mas, ao olhar para a figura que está presa, perceberá que é ninguém menos do que Jar-Jar Binks. Tem muita gente por aí que gostaria de manter ele ali, bem preso!

2 – Salto de fé ou de loucura?

Confesse: você sempre achou perigoso pular do topo das mais elevadas construções em Assassin’s Creed para cair em um monte de palha. O famoso salto realmente exigia fé dos jogadores. Mas será que a palha absorve tanto impacto? E se Altair errar o ângulo? Bem… Este Easter Egg sombrio encontrado em The Witcher 2 mostra a resposta, de uma forma nada animadora.

3 – Grand Theft Auto malandrão

Os Easter Eggs são fortes em GTA. ETs, alucinógenos… Até mesmo o Abominável Homem das Neves já fez a sua ponta no jogo da Rockstar, que não mede esforços para divertir seu público. Um dos segredos mais antigos é também um pouco constrangedor, podendo ser visto em Vice City. Vamos deixar você tirar as suas próprias conclusões.

Já em Grand Theft Auto IV, pegando um helicóptero e indo até a Estátua da Liberdade você verá o que faz a cidade pulsar, literalmente. Há um coração acorrentado dentro da construção!

4 – Brothers in Arms – Hell’s Highway

Em meio à guerra, um aliado inesperado atenderá aos seus comandos! Durante a missão “Operation Market”, quebre algumas garrafas de vidro até ouvir o som de ovelhas. Depois, dê meia volta e siga até o arbusto mais próximo. Confetes cairão e a música anunciará a chegada dos seus “Soldados Ovelhas”.

Eles não só vêm equipados com capacetes de combate, como ainda obedecem fielmente às ordens, partindo calmamente em direção aos inimigos até explodirem, dando a vida pelo pelotão.

5 – O Chefe final de Doom 2

Durante a batalha contra o chefe final, você só consegue causar dano se acertar um ponto muito específico. Isso porque os programadores na realidade colocaram um objeto lá no fundo, minúsculo, que pode ser visto ao atravessar a parede. O que está do outro lado? Nada menos do que John Romero, criador de Doom, com sua cabeça empalada em uma estaca toda ensanguentada.

Para ganhar, você deve me matar

Se isso ainda não é louco o bastante para você, temos mais um detalhe: o áudio que toca na câmara é a voz do próprio Romero gritando “Para ganhar, você deve me matar”. Para variar, eles colocaram a faixa para tocar ao contrário, no modo mais satânico possível.

6 – Hadouken, Shoryuken!

Jogos da infância de muitos por aí, Megaman X e X-2 têm algumas armas especiais, localizadas em cápsulas completamente escondidas. A primeira delas deixa você soltar um Hadouken (o golpe assinatura de Ryu, do Street Fighter), enquanto a segunda habilita o Shoryuken de fogo, de Ken Masters.

Para usar os ataques, após desbloquear as cápsulas do Dr. Light, é preciso fazer o mesmo movimento exigido em Street Fighter e também estar com a barra de vida completamente cheia.

7 – Atari em Call of Duty: Black Ops 2?

Está a fim de dar um descanso no gatilho e se divertir com os clássicos do passado? Abra uma partida privada no mapa Nuketown 2025 e atire nas cabeças de todos os manequins do cenário. Faça isso em menos de 90 segundos para ser recompensado com um verdadeiro Arcade. Aí é só caminhar até a TV do centro do cenário e se divertir com jogos como Pitfall e River Raid.

8 – Um anúncio em Batman Arkham Asylum

Próximo ao escritório de Quincy Sharp está uma parede secreta, que pode ser quebrada com os explosivos de gel do Homem-Morcego. Dentro da sala oculta está uma planta mostrando a conexão entre o asilo de Arkham e o restante da cidade, com o carimbo de “Aprovado”. Uma boa forma de fazer um teaser para Arkham City, segundo jogo da franquia.

Loja 2AM Gaming

9 – Half-Life 2 – Gritos de agonia infernal

Quem jogou Half-Life 2 sabe do terror que eram os zumbis headcrab, com suas longas garras ensanguentadas, corpos dentados e um grito horripilante. Mas a coisa fica ainda pior: ao colocar os sons dessas criaturas para tocar ao contrário, o que você ouvirá será “Help God help, help me!”.

Depois dessa, você nunca mais vai querer encarar esse clássico sozinho. Confira o áudio no vídeo abaixo:

10 – Metal Gear Solid 3 – O Fim… Da vida

Hideo Kojima e seu time sempre foram adeptos da arte dos Easter Eggs. No PlayStation original, durante a luta contra o Psycho Mantis, por exemplo, o inimigo “lia” o seu Memory Card e fazia uma brincadeira com o jogador, caso ele tivesse uma partida de Castlevania armazenada.

Avançando para Metal Gear Solid 3, do PlayStation 2, temos o temível The End, um dos chefes do jogo. Havia duas formas principais de vencer o sniper. A primeira era partir para um duelo, usando toda a sua habilidade de Vassili Zaitsev. A segunda era percorrer a selva silenciosamente na tentativa de pegar o oponente desprevenido e atacá-lo na faca.

Já os mais sortudos descobriram uma forma completamente inusitada de acabar com a luta. Bastava entrar na área do combate, salvar o jogo e desligar o console por alguns dias. Ao retornar, os jogadores se depararam com um The End já falecido devido à sua idade avançada. Que coisa!

Bônus – O Bunker de Fortnite

Fortnite é outro jogo cheio de pequenos segredos e brincadeiras. Mas um bunker descoberto no Bosque Lamurioso vinha tirando o sono de muitos jogadores. O que estaria por trás dele? Aparentemente, nada. Alguns até conseguiram abrir a tampa, mas se depararam com o vazio abaixo.

Os mais atenciosos, no entanto, repararam na textura da lateral. Trata-se de uma referência a Half-Life 2. Será um aviso de que Half-Life 3 de fato não existe? Com essa ideia triste encerramos a nossa lista de hoje!

Fonte: Captain Eggcelent, Digital Trends, The Guardian