APRENDENDO A JOGAR

11 coisas que você precisa saber antes de jogar Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice está sendo um caso de amor e ódio para jogadores do mundo inteiro. O novo jogo de ação da From Software chegou com uma dificuldade bem elevada e exige total atenção daqueles que ousam mergulhar no universo dos samurais. Antes de abraçar a morte com todas as forças, experimente ler algumas das dicas que separamos para você. Vamos à lista.

1 – Isso aqui não é Dark Souls

Nem Demon’s Souls, nem Bloodborne. A verdade é que Sekiro: Shadows Die Twice tem um ritmo muito mais frenético do que os outros jogos produzidos por Hidetaka Miyazaki e pela From Software. O Lobo é dono de uma destreza ímpar e sua mão prostética permite que ele salte pelos quatro cantos do cenário se agarrando às superfícies.

A barra de fôlego (Stamina) não existe aqui. Isso modifica totalmente o estilo da partida. Você pode correr à vontade, saltar, desferir golpes repetidamente e passear pelo cenário sem precisar parar para recuperar a respiração. Tudo é muito mais rápido, portanto adapte o seu estilo de jogo e esqueça a memória muscular.

2 – Mantenha a guarda erguida

Uma dica importante para quem está começando é sempre segurar o botão de defesa quando encontrar inimigos novos e resistir à tentação de sair dando parry em tudo. Ao contrário dos jogos da linha Souls, aqui você não perde vida ao defender os ataques normais. Inclusive defesas o ajudam a recuperar sua postura, quando debilitada por outros ataques do oponente.

Até mesmo os ataques normais de chefes e sub-chefes podem ser defendidos sem grandes riscos. Depois de alguns segundos será muito mais fácil de fazer a leitura dos movimentos e agir de acordo com o que pede a situação. Apenas fique atento ao símbolo de perigo alertando para os ataques “indefensáveis” (aquele ideograma em vermelho). Falaremos mais sobre eles em breve.

3 – Domine a sua espada, domine a sua alma

Para se tornar um mestre, é necessário treinar. E quem o ajudará nessa tarefa é Hanbei, um espadachim amaldiçoado que parece estar além do alcance da morte. Ele pode ser encontrado na primeira parte do jogo, em um pequeno campo que fica ao lado da médica e do escultor. Além de ensinar as mecânicas básicas de Sekiro, Hanbei mostrará a você também como utilizar cada uma de suas novas habilidades adquiridas ao longo da jornada.

E além das habilidades da árvore, é preciso dominar também os diferentes ataques normais. Ao segurar o botão de ataque, por exemplo, você avançará com um ataque pesado, capaz de quebrar algumas das defesas mais insistentes. Pressionar o botão de ataque logo após uma esquiva ou durante a corrida também resultam em ataques diferentes. Treine cada variação até sentir confiança no campo de batalha.

4 – A melhor defesa pode ser o ataque

Além de defender e refletir, em algumas das situações (inclusive em alguns ataques com o alerta vermelho de perigo) é possível simplesmente atacar ao mesmo tempo que o inimigo para quebrar a postura dele. Ainda assim, vale mais à pena aprender a diferenciar os principais tipos de ataques perigosos:

  • Rasteiros: devem ser pulados. Uma dica é saltar em direção ao oponente e apertar o botão de pulo novamente. Muitas vezes isso permite que você encaixe um golpe crítico.
  • De investida: podem ser esquivados para um dos lados ou refletidos com timing preciso, mas isso é bastante arriscado. Também tome cuidado para não pular ou se esquivar para trás… O ataque certamente o pegará em cheio.
  • Agarrão: esses ataques realmente não têm defesa. Aprenda os padrões e fique o mais longe possível para não ser pego de surpresa.

Por fim, um aviso: atacar inimigos que estão no ar causa mais dano (algo auxiliado por habilidades que virão no futuro).

5 – Seja sorrateiro sempre que possível

Não precisa jogar como em Tenchu ou Metal Gear, mas quanto mais silencioso e discreto você for, mais fácil será a sua jornada em Sekiro. Dizemos isso porque inimigos em repouso podem ser atacados de surpresa, resultando em dano crítico (isso vale até mesmo para alguns inimigos mais poderosos ou ainda sub-chefes).

Os inimigos possuem um medidor de alerta que começa incolor (indicando que você não foi detectado). Pequenos sons ou uma exposição curta fazem com que a cor mude para amarelo. Nesse estado de atenção, os oponentes ficarão desconfiados e começarão a explorar as redondezas.

Ao lidar com grupos grandes a melhor solução pode ser correr para salvar sua vida

Já a cor vermelha denota que o oponente viu ou ouviu você em alto e bom som. Aí não tem jeito, tem que encarar de frente ou correr.

Outra coisa que torna os ataques sorrateiros tão importantes é que eles podem restaurar um nó de ressurreição (é o que permite que você reviva após a primeira queda), sendo uma alternativa interessante a obrigatoriamente descansar nos ídolos – algo que tem como efeito colateral reviver todos os inimigos já liquidados.

6 – O bicho pegou? Procure o local mais alto

Não sinta vergonha e nem tenha medo. Ao lidar com grupos muito grandes a melhor solução pode ser correr para salvar sua vida. Fique de olho em pontos mais altos, como telhados e galhos. A maioria dos inimigos não chega até eles. Isso obviamente não funciona com soldados que possuem ataques de longa distância, portanto tente acabar com eles primeiro.

7 – Não tenha medo de altura

Poucos lugares em Sekiro são altos o bastante para que uma queda possa tirar vida do Lobo. Por isso, você pode saltar na maioria das vezes sem medo, pegando inimigos por cima. Cair em precipícios sim tira uma porção considerável de energia.

Aliás, ao contrário do que acontecia nos outros jogos do estilo Souls, você jamais cairá sem querer de uma beira de penhasco ou galho de árvore. Dá um pouco de medo, mas é possível até correr. Lobo se manterá firme no caminho. Isso certamente ajuda a trafegar rapidamente pelo cenário e a fugir das batalhas mais inoportunas

8 – Finja-se de morto

Caso falhe na luta e morra, não se desespere para pressionar o botão de reviver. Em vez disso, aguarde alguns segundos até que o oponente o considere como falecido de fato. É uma ótima oportunidade para voltar com um ataque sorrateiro pelas costas.

9 – Escute a conversa alheia

Um mecanismo novo trazido por Sekiro é a possibilidade de ouvir as conversas dos soldados rivais. Algumas delas dão dicas do que virá pelo caminho. Em outros casos, há até mesmo NPCs que pedem para que Lobo descubra certas informações.

10 – Coma para valer

Há diversos itens de auxílio, como os açúcares. Alguns reduzem o dano tomado, outros o tornam praticamente invisível. Não hesite em usá-los quando estiver tendo dificuldades em uma luta específica. Esses itens são dados ao longo do jogo inteiro e logo seu inventário  reposto. Caso não consiga encontrá-los pelo mapa, pode até mesmo comprar de mercadores. O excesso desses itens também não é perdido, apenas armazenado nos ídolos.

11 – Não se esqueça do loot!

Não é fácil manter as suas posses com tantas mortes. Por isso, não se esqueça de apertar o botão configurado para pegar as moedas (Sens) e itens derrubados pelos oponentes assassinados. Assim que o efeito de vento soprando começar, não será mais necessário continuar pressionando o controle. Pode soltar e correr para a próxima batalha.

Está mais confiante agora? O nosso guia de hoje fica por aqui. Agora pegue a sua espada e vá para os campos feudais. A morte (ainda) o aguarda em Sekiro.

Loja 2AM Gaming

Fonte: IGN