ESPECIAIS

O que é um driver de vídeo e para que isso serve no PC

Na maioria das vezes em que plugamos algum periférico ou hardware novo no PC, seja uma impressora, placa de vídeo ou até mesmo um headset USB, o Windows se encarrega de fazer a instalação automática dos famosos drivers. Mas você já parou para pensar no que é driver de vídeo?

Os drivers (que não devem ser confundidos com a palavra drives, geralmente ligada a leitores de mídia como DVDs ou ainda a discos rígidos) são na realidade pequenos programas que ensinam ao sistema operacional do computador como e quando os seus componentes de hardware podem ser utilizados.

Uma forma mais simples de imaginar o funcionamento do seu computador é colocar tudo em camadas. Imagine que as peças físicas, chamadas de hardware, sejam como a base. Já o sistema operacional é o topo. No meio disso, fazendo a ponte entre o sistema e o hardware estão os drivers, permitindo que a comunicação aconteça a todo instante, de forma organizada.

O que são os drivers de vídeo?

Drivers de vídeo são aqueles dedicados a fazer a sua placa de vídeo (também conhecida como GPU, Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico) funcionar adequadamente, traduzindo os códigos produzidos pelo sistema em um formato que possa ser interpretado pelo seu monitor, como imagem.

Eles devem controlar fatores como resolução de tela, taxa de atualização do monitor (medida em Hertz, ou Hz, como vista no painel de controle), modos de aceleração gráfica em 2D e 3D e até mesmo os níveis de consumo de energia da placa gráfica, seja ela onboard ou off-board.

A NVIDIA tem o GeForce Experience, que proporciona aos usuários uma interface completa

Para saber se um driver está devidamente instalado, uma boa dica é navegar até o gerenciador de dispositivos do Windows. Lá, sob a opção “Adaptadores de vídeo” estarão listadas todas as suas placas de vídeo. Não só é possível ter mais de uma, como também é perfeitamente normal que elas sejam de fabricantes diferentes. É o que ocorre quando seu processador tem um chip gráfico Intel ou AMD embarcado, e você faz a instalação de uma placa dedicada das marcas AMD ou Nvidia, por exemplo.

O próximo passo é saber se ele é de fato o driver mais adequado e atual, ou apenas um driver genérico.

Drivers genéricos do Windows?

Em suas versões mais recentes, o Windows foi carregando uma biblioteca cada vez mais abrangente de drivers. Por essa razão ele é capaz de reconhecer a maioria dos seus hardwares e periféricos durante uma instalação, fazendo funcionar boa parte dos adaptadores de rede sem fio WiFi e Bluetooth, impressoras, mouses e teclados.

Isso é um alívio para quem precisa formatar o computador ou restaurar o sistema ao padrão de fábrica (funcionalidade disponibilizada no Windows 10). Na maioria das vezes, você pode sair navegando pela internet sem maiores dificuldades depois dessas operações, com tudo aparentemente operando dentro da normalidade.

Esses drivers são fornecidos pelas próprias fabricantes e submetidos a um processo de certificação da Microsoft, que afere questões como estabilidade e funcionamento. Por conta dessa necessidade de verificação, tais versões estão muitas vezes desatualizadas e não contam com todos os recursos de um driver obtido diretamente do site do fabricante.

Tome o exemplo de uma placa de som. Você pode estar ouvindo áudio em todas as suas caixas de som, mas os drivers específicos disponibilizados pelos fabricantes vão muito além. Podem trazer configurações de som surround 7.1, efeitos de som, equalizadores de frequência, modos otimizados para jogos, filmes e música e uma série de outros recursos.

Além dessa vantagem, os drivers específicos tendem a ser atualizados com uma frequência bem mais alta e contam com suporte direto. Por essas razões, sempre é melhor visitar a página do fabricante e baixar a versão mais recente.

Por que o driver de vídeo é tão importante?

Como vimos no tópico anterior, os drivers genéricos do Windows “dão conta do recado” para muitos tipos de dispositivos, permitindo acesso às funções mais básicas. Ao ligar uma placa de vídeo nova no computador, você perceberá que o seu sistema já reconhece o componente de imediato e geralmente faz toda a otimização da resolução de tela sozinho, sem qualquer instalação adicional.

Mas no caso de placas de vídeo, drivers genéricos são especialmente ruins. Dizemos isso porque as GPUs são componentes altamente complexos que sofrem constantes mudanças de aplicação e otimização por parte das fabricantes. Por essa razão não são raras as vezes em que NVIDIA e AMD lançam versões novas de seus drivers com melhorias específicas para um jogo recém-lançado.

O ritmo é tão intenso que muitas vezes surgem notificações de download diferentes em uma mesma semana. As mudanças de uma versão para a outra podem variar de um ganho significativo de desempenho (não são raras as divulgações de acréscimos de mais de 5% no fps, número de frames por segundo) até fazer um jogo parar de travar.

Já não precisamos falar muito mais: se você joga, precisa baixar imediatamente as versões mais novas.

GeForce Experience e AMD Adrenalin

Além do desempenho superior em relação aos genéricos, os drivers de vídeo das duas principais fabricantes de placas de vídeo da atualidade vêm recheados de recursos. A NVIDIA trabalha com a linha GeForce Experience, que proporciona aos usuários uma interface completa para captura e transmissão em tempo real de suas partidas, chamada ShadowPlay, com possibilidade de streaming para serviços como o Twitch.

Há também o painel de Configurações 3D, que permite um ajuste fino de resolução, qualidade da imagem, tecnologias de antisserrilhamento (anti-aliasing) e outras. Outro recurso interessante do GeForce Experience é a otimização automática de desempenho para os jogos, de acordo com a potência do seu computador.

A AMD, por sua vez, trabalha com o Adrenalin – que no passado já foi também Catalyst e Crimson. De maneira similar à NVIDIA, o pacote Adrenalin 2019 oferece recursos essenciais para os jogadores no PC, tais como sugestão de upgrade de hardware (Upgrade Advisor) e otimização automática de configurações de jogos baseadas no poder do seu hardware (Game Advisor).

O AMD Link conecta o PC ao seu smartphone para permitir até mesmo overclocks de GPU ao toque de um dedo. Outro recurso é o AMD ReLive, usado para capturas de tela e de vídeo em tempo real ou para fazer streaming ao vivo. O App é gratuito para Android e iOS.

Ambas as fabricantes trabalham com um sistema automático de downloads que mantém os drivers sempre atualizados. Caso prefira, você pode alterar essa configuração para fazer os updates manualmente.

Onde baixar drivers para AMD, Intel e NVIDIA

Abaixo você encontra os links para download das principais fabricantes. Todas oferecem opções que reconhecem automaticamente o seu hardware. Caso prefira, pode também especificar manualmente o seu modelo de placa de vídeo antes de iniciar a transferência.

Vale lembrar que em casos raros os drivers mais novos podem apresentar algum conflito ou problema. Se acontecer com você, basta ir até o Painel de Controle e fazer a desinstalação da versão atual. Após, o mais indicado é reiniciar o PC e utilizar os links acima para escolher manualmente uma versão que você já tenha testado e que não tenha apresentado irregularidades.

Como utilizar os recursos do NVIDIA ShadowPlay

Agora que você já conhece as vantagens oferecidas pelo NVIDIA ShadowPlay, é hora de testá-las na prática. O atalho para abrir o menu flutuante (overlay) do GeForce Experience é a combinação das teclas ALT + Z. 

Ao pressionar a combinação você verá diversas opções rápidas. Na porção esquerda do menu há botões para capturas de tela. Basta clicar e a imagem será salva na pasta de sua escolha. 

O que é driver de vídeo

Modo de fotografia e filtros em tempo real

Logo abaixo do botão de captura de tela está o Modo de Foto. Com ele é possível capturar imagens incríveis dos seus jogos favoritos, com direito a aplicação de filtros especiais de cor, modos artísticos e vários outros ajustes. Há até mesmo modos com guias que simulam aquelas vistas em câmeras fotográficas. 

O que é driver de vídeo

Far Cry 3 com filtro artístico aplicado em tempo real

A próxima opção é chamada Filtro do jogo e basicamente sua função é aplicar todos os efeitos do modo foto em tempo real. Isso tem o potencial para transformar completamente o visual dos games instalados no seu PC. É possível combinar mais de um efeito ao mesmo tempo e inclusive salvar predefinições em três slots para resgate rápido. 

O que é driver de vídeo

Como ativar e salvar os replays das suas melhores jogadas

Avançando um pouco pelas opções do menu GeForce Experience, chegamos a uma das mais interessantes: a Repetição Instantânea (Replay). Ao ser ativada, essa ferramenta grava automaticamente os últimos minutos da sua partida. 

A vantagem em relação à gravação manual é que você não precisa adivinhar o momento certo para começar a captura. Depois daquele headshot incrível basta ir até o menu e pressionar o botão de salvar. 

O que é driver de vídeo

Nas configurações da Repetição instantânea você encontrará os seguintes parâmetros para ajustar a qualidade final do vídeo:

  • Duração da repetição instantânea: define um tempo em segundos ou minutos que deve ser gravado do replay. Ao selecionar 5 e salvar uma jogada, por exemplo, o vídeo cobrirá os últimos 5 minutos da partida. Fique atento ao tamanho do arquivo e ao espaço que você tem livre em disco. 
  • Qualidade: padrões pré definidos de qualidade do vídeo. Ajustam a taxa de bits (bit rate) e parâmetros como resolução, resultando em arquivos menores ou maiores. 
  • Resolução: define a resolução de saída do vídeo da captura. Para imagens mais nítidas, é recomendada a resolução nativa (durante o jogo). 
  • Taxa de quadros: taxa de FPS do vídeo de saída. Se for exibir capturas mais cinematográficas, não há problema em baixar esse valor. Se o replay compartilhado for de um jogo de ação como FPS, por exemplo, vale a pena manter a taxa em 60 FPS, valor já suportado por plataformas como o YouTube. 
  • Taxa de Bits (bit rate): define a quantidade de informação armazenada em um dado tempo de vídeo. Usar valores muito baixos resulta em uma clara deterioração da qualidade de imagem, principalmente em jogos de alta definição e com muitos movimentos. Muita gente costuma comparar o efeito com o de um vídeo de WhatsApp, justamente porque o app comprime ao extremo a informação para envio, gerando perda de detalhes e artefatos na imagem. Em contrapartida, valores muito altos precisarão de bastante espaço em disco para serem salvos e mais tempo de processamento da placa. Recomendamos testar no seu setup algumas das pré-definições para ver as que mais se ajusta ao seu caso. 
O que é driver de vídeo

Gravações manuais, transmissões ao vivo e muito mais

Voltando ao menu do GeForce Experience, temos ainda as ferramentas de gravação manual da partida (que tem os mesmos ajustes de qualidade de imagem) e o modo de Transmissão Ao Vivo. Este último recurso serve para fazer lives via YouTube, Twitch e Facebook. 

Lembre-se de que aqui o ajuste da qualidade depende também da sua banda de internet e da qualidade da conexão. Para transmissões, experimente com resoluções ligeiramente mais baixas, principalmente se tiver limites de up e download no seu pacote de internet. Note que é possível controlar o seu microfone e câmera, caso tenha esses periféricos ligados ao PC. 

Finalizando nossa rodada de recursos NVIDIA ShadowPlay e GeForce Experience temos a galeria (um atalho para todos os seus arquivos salvos) e a página de configurações. Nela há opções de gerenciamento de conta, Layout do HUD, diretórios dos arquivos, configuração dos destaques NVIDIA e tantas outras opções. 

Depois de todas essas dicas, agora é só você começar a partida e mandar bem na jogada!

Loja 2AM Gaming