APRENDENDO A JOGAR

5 dicas para dominar o modo Pro Clubs em FIFA 19

Lançado para PlayStation, Xbox, Switch e PC, FIFA 19 tem como um de seus maiores destaques o modo Pro Clubs. Nele você deve criar o seu próprio jogador de futebol, definindo uma função tática e partindo para o campo em jogos épicos de 11 contra 11 jogadores em modo online.

Além de seguir carreira e ter a possibilidade de melhorar suas habilidades, você pode ingressar em um time e obter vantagens por isso. Para quem ainda não experimentou a modalidade, separamos algumas dicas que vão encurtar o caminho entre a derrota e o campeonato.

1 – Atacante ou zagueiro? Você escolhe

Ao começar no modo Pro Clubs você terá que escolher diversas coisas, começando pelos atributos do seu jogador. Altura, peso e porte físico são algumas das variáveis. Aqui é importante que você associe essas características à forma como pretende jogar FIFA 19. Um zagueiro muito baixo terá grandes dificuldades durante os escanteios, por exemplo.

Jogadores muito pesados e grandes também tendem a ser mais lentos em campo. É uma estratégia válida para quem não gosta de firula e quer avançar com tudo, mas certamente não a mais indicada para quem domina a lista completa de dribles avançados do jogo. Cada ajuste fino realizado terá seu impacto mostrado em tempo real sobre aceleração, pique, tempo de reação, fôlego, força e tantas outras variáveis do seu atleta.

A jornada no modo Pro Clubs pode ser frustrante para quem está começando

A boa notícia é que você tem flexibilidade. Além de poder montar 3 perfis separados, ainda pode redefinir a posição de atuação a qualquer momento. FIFA não deixa você preso em um lugar só. Sendo assim, não tenha medo: experimente em todos os setores para saber em quais você se encaixa melhor.

2 – Treinando as habilidades

O próximo passo é como gastar os pontos de experiência para evoluir as habilidades. Elas são divididas em 7 grandes grupos:

  • Físico
  • Defesa
  • Drible
  • Passe
  • Finalizações
  • Ritmo
  • Goleiro

Uma das mais importantes é a de fôlego, a menos que você queira ser substituído cedo no jogo. A etapa 4 inclusive garante um gás extra para o fim do segundo tempo, momento em que a maioria já está para pendurar as chuteiras. É a “Energia de sobra”, marcada por um ícone de pulmão. Ela custa 3 pontos de habilidade para ser destravada. Uma segunda especialização importante é a força do jogador. Ela ajuda tanto atacantes a vencerem a barreira inimiga quanto os zagueiros a aguentarem a pressão.

Na guia Drible, tente desbloquear pelo menos o primeiro nível do Controle de Bola, algo que já deve melhorar bastante a capacidade do seu jogador de carregar a bola pelo campo em alta velocidade. Na mesma tela você encontra também as habilidades de agilidade. Quando desbloqueadas, elas melhoram consideravelmente o tempo de resposta do jogador aos seus comandos. Será perceptível a mudança para fazer jogadas.

O restante das escolhas dependerá muito da sua função em campo. Lembre-se de que a quantidade de experiência recebida após as partidas está diretamente ligada ao seu desempenho em campo.

3 – Defenda a sua posição

A jornada no modo Pro Clubs pode ser frustrante para quem está chegando agora. Isso acontece porque seu jogador começa com desempenho fraco e precisa ganhar os pontos de habilidade e de experiência até conseguir aguentar o tranco no gramado. Não desanime, jogue as primeiras partidas já sabendo dos desafios que vai encontrar e pense nelas como um treino para os jogos de verdade que virão. Com um pouco de tempo seu personagem logo estará voando pelo campo.

Uma dica que vale para todos é respeitar a sua função em campo. Não saia correndo pelo gramado como um louco perseguindo a bola a qualquer custo. Em vez disso, preencha os espaços vazios (vale até utilizar LB/L1 para tentar um posicionamento automático) e veja a sua nota subindo no fim da partida.

Se você tiver dificuldades em “visualizar” a partida como um todo pelo radar, vale experimentar com outras configurações de câmeras. Algumas mudam completamente a perspectiva do jogo, tornando o modo Pro Clubs bem mais agradável.

Do mesmo modo que a partida pode ser irritante para quem está controlando um jogador recém-criado, se você já for experiente, tenha paciência com os novatos. Todos já passamos por esse caminho.

4 – Monte um timaço

Não tenha dúvidas: FIFA é sempre mais divertido com amigos. No modo Pro Clubs você pode montar um time personalizado (com escudo, uniforme e tudo) e chamar o pessoal para integrar a equipe. Se faltar gente na sua lista, lembre-se de que é possível buscar novos membros utilizando filtros de idioma, região e mais. É a chance de fortalecer a amizade e dominar os campeonatos.

Outra enorme vantagem de jogar dessa forma é que a quantidade de experiência recebida por partida será maior do que se você entrar em um time aleatório apenas para disputar um jogo avulso.

5 – “Fala que eu te escuto!”

Nos campos reais muitos jogadores e técnicos acabam a partida sem voz, de tanto gritar para os companheiros. Seja para ensaiar aquela jogada ou para dar uma chamada de atenção, em FIFA você também não deve ficar calado. Utilize um headset e se comunique com o time. A grande vantagem é que aqui você só precisa falar. Nada de dar berros!

Mais uma vez, pode ser até mesmo a chance para conhecer pessoas e montar um time com quem for mais parceiro. Depois de tudo que você leu aqui, é hora de colocar as mãos no controle e partir para o treino. Não se esqueça: experimente todas as funções em campo e respeite o posicionamento!

Loja 2AM Gaming

Fonte: EA Sports, TechTudo