NOVIDADES

FIFA 20 FUT: Ultimate Team ganha modos de jogo inspirados em CS e Overwatch

Entramos no último terço do ano e, como não poderia deixar de ser, os fãs da franquia FIFA começam a ficar mais agitados com as novidades sobre o próximo lançamento da série. Isso porque é época de começar o noticiário confirmando as novidades que devem chegar por aí.

Apesar de haver certo silêncio por parte da Electronic Arts com relação às críticas sobre a falta de novidades relevantes para o FIFA nos seus últimos anos, o trabalho silencioso da companhia parece estar acontecendo. Além de novidades em algumas mecânicas de jogo, há também surpresas sendo anunciadas pela empresa com relação ao game. 

Duas novidades: o renascimento do FIFA Street com novo nome, Volta Football e a adição de diversas novidades no Ultimate Team.

Duas surpresas surgiram recentemente e causaram alvoroço nos fãs do FIFA. O primeiro é o renascimento do FIFA Street com novo nome, Volta Football, bem como fazendo parte do título “principal”,  ao invés de ser lançado como um jogo independente.

Outro ponto, importantíssimo é a adição de diversas novidades no Ultimate Team. O modo de jogo, que recentemente se transformou no carro chefe da companhia, deve trazer mais opções de partidas, melhor gerenciamento, mais interação e até mesmo novos níveis de personalização para o seu time.

FIFA Ultimate Team

O FIFA Ultimate Team ou FUT, permite que você construa o “time dos seus sonhos”. Os jogadores podem ser adquiridos em leilões nos quais os craques custam uma fortuna ou, então,você pode arriscar e comprar pacotes de cartas que trazem atletas aleatórios. Você pode, assim, ter a chance de pegar um Cristiano Ronaldo ou um Zézão Pé Murcho na hora de abrir estes itens.

Os jogadores podem ser adquiridos em leilões ou você pode arriscar e comprar pacotes de cartas que trazem atletas aleatórios.

Para conseguir comprar atletas e/ou cartas, você pode, obviamente, gastar dinheiro de verdade ou, então atingir objetivos. Para tanto, você deve realizar algumas tarefas determinadas pelo game. Dessa forma, você conseguirá deixar seu time mais forte e seguirá evoluindo.

Interface 

A primeira das mudanças prometidas pela Electronic Arts diz respeito aos menus do FIFA Ultimate Team. Ao que tudo indica, tarefas repetitivas ficarão mais simples de serem realizadas. A navegação por menus também promete ser simplificada. 

Ao que tudo indica, a navegação por menus promete ser simplificada. 

A tela para editar o elenco passou a funcionar em um sistema de abas, o que torna bem mais fácil a transição de uma janela para outra. Ir da formação do time para o mercado de transferências ou, então, a edição dos times, por exemplo, deve ficar bem mais fácil. 

Ainda falando do elenco, ao apertar um botão (dependerá da plataforma, como pressionar “Quadrado” no PS4 ou “X” no Xbox One) você terá acesso a um menu com ações rápidas sobre aquele atleta, como instruções específicas em campo ou mesmo renovar contrato do jogador.

Falando um pouco do menu das Squad Battles, agora há mais detalhes sobre o time que você deverá enfrentar. Será possível checar os três melhores jogadores do time adversário antes de você desafiar outro gamer para uma batalha. Você também poderá receber novos adversários a qualquer momento, mesmo após o limite das dez atualizações. Nesse caso, tais partidas não contarão para as premiações do modo de jogo.

Sistema de objetivos

Um ponto que causou certo alvoroço na comunidade foi a mudança no sistema de evolução do FIFA Ultimate Team, que agora deve funcionar em temporadas. As novidades neste sentido têm sido comparadas com os sistemas de outros títulos online, como Battle Royale.

Em suma, o jogador passará a acumular pontos de experiência ao cumprir objetivos. As tarefas serão listadas ao jogador e poderão ser diárias, semanais ou, no caso das mais complexas, poderão durar até mesmo uma temporada inteira. 

Objetivos dinâmicos e que podem surgir sem a mesma regularidade daqueles presentes nas temporadas também farão parte da rotina dos jogadores. Ainda com relação a estes objetivos, eles poderão ter laços com eventos que estejam acontecendo na vida real.

O jogador passará a acumular pontos de experiência ao cumprir objetivos. As tarefas poderão ser diárias, semanais ou até mesmo durar uma temporada inteira. 

Além disso, você encontrará objetivos “fixos”, chamados “Milestones e “Foundation”. Nesse caso, aparentemente não haverá a limitação de tempo com relação às temporadas, uma vez que a “Foundation” trata da realização de uma espécie de tutorial do modo de jogo, enquanto que o “Milestones” traz conquistas mais elaboradas, como fazer 100 gols de cabeça, por exemplo.

A medida em que o jogador cumprir estes objetivos, ganhará pontos de experiência para subir de nível. Na primeira temporada, haverão 30 níveis. Quanto maior for a sua evolução, melhores serão as recompensas a serem recebidas. 

Craques mais acessíveis?

Uma das críticas de quem joga o FIFA Ultimate Team diz respeito a dificuldade que “meros mortais” têm na hora de conseguir conteúdos mais valiosos. Tirar cartas de nível alto e conseguir um cracaço para o seu time é algo para poucos. 

Ao que parece, a EA ouviu os clamores da comunidade, de forma que este tipo de conteúdo deve ficar um pouco mais acessível. Agora, jogadores que só eram conquistados por meio de objetivos extremamente específicos (ou que exigiam investimento financeiro) poderão ser adquiridos simplesmente com o player realizando determinadas tarefas durante as temporadas.

Ao que parece, a EA ouviu os clamores da comunidade: cartas de alto nível e grandes craques devem ficar um pouco mais acessíveis ao jogador “comum”.

Com isso, a companhia diz que espera alcançar partidas mais justas e um nível de jogo mais nivelado. É claro que a EA dificilmente abrirá mão dos lucros com as microtransações, mas esperamos que tudo seja feito de forma um pouco mais justa.

Mais ferramentas de customização 

Ao que tudo indica, o novo FUT do FIFA 20 deve permitir uma gama ainda maior de configurações para o seu time. O seu clube deve ganhar uma identidade cada vez mais única, uma vez que personalizações dos uniformes estádios e emblemas deverão ser expandidos.

Além disso, agora você também poderá selecionar comemorações e personalizar a ambientação do estádio, escolhendo faixas, mosaicos e bandeirões. Tais customizações devem ser desbloqueadas à medida que o jogador cumprir objetivos durante as temporadas.

House Hules no FIFA Ultimate Team

Aparentemente, o modo de jogo mais descolado do FIFA caiu no gosto do público. O sistema de jogo que permite você desligar as faltas, jogar sem impedimentos ou em um maluco modo de sobrevivência chegou também ao FUT. 

O sistema de jogo que permite você desligar as faltas, jogar sem impedimentos ou em um maluco modo de sobrevivência chegou também ao Ultimate Team.

Dentro deste tipo de jogo, você encontrará duas novidades: o “Mystery Ball” e o “King of the Hill”. No primeiro, “Mystery Ball”, você terá surpresas aleatórias ao longo da partida, uma vez que os jogadores terão melhorias em atributos de forma totalmente sortida.

Dessa forma, um atleta seu pode ficar com um chute super poderoso ou mesmo extremamente veloz. Drible mais rápido? Tudo ao mesmo tempo? Não dá para saber, de forma que tudo o que você pode fazer é tirar proveito da situação quando ela estiver a seu favor!

Já o “King of the Hill” mistura o tradicional “dominação” dos jogos online com o futebol. Nas partidas, o game definirá aleatoriamente alguma região dentro campo que passará a ser especial. O jogador que estiver com a bola deverá ficar dentro desta “área especial” tempo suficiente para carregar o bônus e, depois, partir para o ataque.

Ídolos estão presentes

Como não poderia deixar de ser, jogadores verdadeiramente lendários estão presentes no FIFA Ultimate Team. A lista completa ainda não foi revelada, mas alguns dos grandes craques da história do futebol já podem ser “desejados” pelos futuros jogadores do FUT no FIFA 20. 

Entre os craques clássicos revelados estão Zidane, Pirlo, Drogba e o capitão do tri, Carlos Alberto Torres.

Entre os jogadores revelados está o carrasco brasileiro Zinedine Zidane, o ex-volante italiano Andrea Pirlo, o craque Didier Drogba e, para os fãs do futebol nacional, o capitão do Copa do Mundo de 1970, Carlos Alberto Torres.

*****

Ficou ansioso? Fifa 20 chega dia 27 de setembro com versões para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): ESPN Brasil, EA Sports, Games Radar, FIFA Infinity, Games Radar