APRENDENDO A JOGAR

Glossário Rainbow Six Siege: conheça os termos mais usados no jogo

Dentre os jogos competitivos atuais, Rainbow Six Siege (R6) é um dos que mais assusta os novatos. Seus mapas possuem paredes que podem ser quebradas por todas as direções, inúmeros mecanismos de movimentação (incluindo até mesmo rapel) e uma infinidade de operadores, cada qual com seus equipamentos e habilidades únicas, resultando em partidas extremamente táticas que exigem o máximo de coordenação dos times.

Vamos explicar o que significa cada um dos termos

Se você está chegando agora a este universo, deve ter ouvido alguns termos como ACOG, Anchor, Roamer e Dronar. Neste glossário vamos explicar o que significa cada um dos termos mais utilizados pelos competidores, para você saber exatamente o que fazer durante a sua próxima partida.

Glossário R6 Siege – Conheça os termos mais usados

12 (Shotgun): Escopeta de calibre 12. 

2K, 3K e 4K: 2, 3 ou 4 eliminações de oponentes em uma mesma partida. 

Ace: Ocorre quando um único jogador elimina todos os 5 operadores do time adversário

ACOG: Mira telescópica com magnificação de 2,5x. É uma das mais utilizadas dentre as classes de operadores que a possuem. 

ADS: Aim Down Sight, significa utilizar a mira da arma para obter mais precisão durante os disparos. Pode ser utilizado também para designar o tempo que o operador leva para empunhar a arma em posição de precisão.

After Plant: Porção da partida que ocorre após o time atacante plantar um desativador de bomba. Gera mudanças significativas de estratégia para ambos os times. 

Âncora (Anchor): Operadores de defesa que foram projetados para fortalecer e defender a base de forma mais próxima. Geralmente possuem velocidade de movimento mais baixa e armaduras reforçadas. 

Ban: Em R6 Siege, os times passam pela fase de “Pick and ban” antes de rodadas competitivas, na qual escolhem 2 atacantes e 2 defensores que serão banidos da partida. O termo também pode se referir a jogadores que foram banidos por práticas consideradas ilegais ou abusivas.

Bang: Uso da granada de atordoamento para cegar os inimigos. Também é chamada de Flash (granade). É comum não apenas em R6 Siege, mas também em CS e outros jogos de tiro.

Barbudo: gíria para hacker. Também é muito comum os jogadores chamarem de “mentirosos” os adversários que os eliminaram de forma suspeita. 

Biriba ou biribinha: Granada de impacto disponível para operadores como Lesion e Rook. Apesar de não causar muito dano aos adversários, é uma das melhores e mais rápidas formas de abrir buracos de rotação em paredes quebráveis. 

Bomb (site): Local onde estão as bombas, designadas pelas letras A e B. O time invasor deve adentrar um dos dois e plantar o desativador. 

Breaching Charge: Carga de demolição que pode ser afixada a superfícies quebráveis, como paredes e pisos de madeira, alçapões não reforçados e janelas – para entradas rápidas. 

Buff: Com as atualizações, diversos atributos do jogo podem ser ajustados para melhor ou pior, a fim de deixar as partidas mais equilibradas. Se elas forem melhoradas, utiliza-se o termo Buff.

Call: Passar informação aos colegas de time sobre o posicionamento dos adversários.

Cav: Versão encurtada do nome da operadora Caveira

Coach: Técnico do time.

Cover: Proteção ou cobertura. 

Counter (counterado): Quando um operador é extremamente eficiente contra o do time rival, podendo anular suas habilidades. Exemplo: IQ e Vigil.

Double Down (DD): Ocorre quando dois jogadores trocam tiros, caindo ambos feridos. 

Drop Shot: É o ato de conseguir uma kill enquanto o jogador está se deitando. 

Dronar: Enviar um drone para escanear a base inimiga. Melhor forma de garantir invasões seguras ou de localizar os defensores.

Entry: Atacante responsável pela entrada na base.

Fake: Enganar o oponente usando táticas falsas, como simular estar dronando, plantando o desativador da bomba ou pregando reforços de madeira para surpreendê-los em seguida.

Frag: Normalmente é utilizado para se referir à granada de fragmentação em frases como “joga a frag”. Pode também designar uma kill durante a partida. 

GG: Sigla para “Good Game”, bom jogo. Utilizado antes e após as partidas para demonstrar uma atitude positiva sobre a partida.

GG: Sigla para “Good Game”, bom jogo. Utilizado antes e após as partidas para demonstrar uma atitude positiva sobre a partida.

GJ: Sigla que significa “Good Job”, bom trabalho em inglês. Comumente utilizada com sentido irônico por jogadores mais tóxicos. 

GL: Sigla para Good Luck, que significa boa sorte. 

Halfar: Deixar o oponente com meia vida ou menos após uma troca de tiro. Utilizado durante calls.

Hard Breacher: Operadores com equipamentos capazes de explodir ou derreter paredes e alçapões reforçados, a exemplo do Thermite e da Hibana.

Hatch: Alçapões presentes nas construções, que podem ser quebrados para fazer ligações de um andar ao outro. Quando posicionados sobre o bomb, é essencial reforçá-los para dificultar a entrada dos inimigos.

Head Shot (HS): Tiro na cabeça, geralmente resulta em uma Kill. 

HF: Have Fun, significa “Divirtam-se”

Hip fire: Atirar sem utilizar a mira da arma. Resulta em menos precisão.

Hit box: Superfície do corpo na qual é contabilizado o dano ao receber tiros e impactos de granadas.

Hostage: Uma das modalidades de partida na qual o time atacante deve resgatar o refém de dentro do mapa e levá-lo em segurança para as áreas de extração.

Hot Breach: É a “entrada quente” pelas janelas. O jogador posiciona uma carga de demolição sobre a cobertura, inicia o comando de saltar e detona o explosivo durante o movimento.

IGL: In Game Leader é a figura que coordena o time, o comandante, responsável por designar posicionamentos e estratégia.

IGL: In Game Leader é a figura que coordena o time, o comandante, responsável por designar posicionamentos e estratégia.

Izi (EZ, Easy): Termo pejorativo para provocar o time adversário após uma kill ou uma vitória muito fácil. Pode ser reportado como comportamento tóxico. 

Jogar pra kill: Significa que o time jogará buscando apenas a eliminação do time adversário, sem se preocupar com o objetivo (plantar desativador da bomba, resgatar o refém ou dominar a área).

Kill: Eliminação na partida.

Kill cam: Após ser eliminado, o jogo em modo casual mostrará a você a visão do seu adversário. Também é utilizado ao fim da partida, mostrando a última kill.

Kill/Death (KD): Proporção entre número de Kills e Mortes durante uma partida. 

Lambida: Quando um jogador elimina um oponente utilizando a faca. 

Lean: Além do deslocamento lateral (strafe), R6 Siege permite a inclinação de corpo. É especialmente útil para cuidar de pontos do mapa sem expor todo o hitbox. 

Levantar (uppar): Dependendo do tipo de dano tomado, jogadores cairão machucados no chão, podendo se arrastar por alguns segundos. Colegas de time podem vir para resgatá-lo, fazendo você voltar ao jogo com uma pequena parcela da sua vida.

Lord: Apelido carinhoso do operador Tachanka. Alguns jogadores também utilizam o desenho {-}7.

Main: Operador com o qual um jogador tem mais habilidade ou conhecimento.

Map point: Ponto que define o resultado da partida em um mapa.

Marcação: Pode se referir ao ato de cuidar de uma região ou ponto específico do mapa, ou também ao ato de dar ping indicando a posição de um oponente. 

Marmita: É um apelido para a habilidade do operador Rook, que solta no chão uma mala cheia de coletes à prova de balas para aumentar a resistência do time aos tiros inimigos.

Miado: Expressão que indica um jogador com pouca vida. Em inglês usa-se a expressão “lit”.

MVP: Most Valuable Player é o melhor jogador. Ele é destacado ao fim de cada partida, tendo uma comemoração personalizada.

Noob: novato no jogo, jogador inexperiente. Pode ser usado de forma provocativa pelos adversários.

Objetivo: Local onde se concentram as forças de defesa. É o ponto a ser atingido pelos atacantes, seja para plantar o explosivo, para resgatar o refém ou dominar a área. 

One Tap: Kill realizada com apenas um disparo de precisão.

OPFOR: Opposing Force, é o time oposto. Você ouvirá a frase “OPFOR has been eliminated” ao fim de uma partida em que todos os adversários são eliminados. 

Over Powered (OP): Operadores com armas e habilidades poderosas demais, desequilibradas em relação aos demais.  

Overtime: Prorrogação que ocorre para gerar o desempate ao fim da partida. 

Peek: Significa espiar ou olhar rapidamente algum ponto, normalmente utilizando a inclinação do personagem para averiguar a situação com menos risco. 

Pick: Ato de selecionar um operador. Na fase competitiva de Pick and ban denota a seleção dos operadores que serão banidos da partida. 

Pinar: Termo usado para descrever quando um jogador erra sucessivos disparos durante uma troca de tiros. 

Pingar (ping): Indicar algum ponto específico do mapa com a tecla “Z” ou utilizar as câmeras para marcar a posição dos inimigos. Quando marcados, os inimigos imediatamente passarão a buscar pela câmera para destruí-la ou correrão para uma posição mais segura. 

Pixel: Geralmente associado a frases como “marcando pixel”, significa que um jogador está olhando por uma brecha muito pequena para marcar e matar os oponentes, ficando praticamente invisível para os adversários. 

Plant: Significa plantar o desativador no bomb site. Times podem dar esse comando ao terem certeza de que o local está seguro ou bem protegido contra os defensores. 

Prefire: Atirar durante a entrada, na expectativa de haver um operador inimigo. Muito utilizado em passagens estreitas ou quando percebe-se que o adversário está vindo em sua direção por conta do som.

Pro Player: Jogador profissional

Pro Player: Jogador profissional. 

Queimar: Ocorre quando granadas e outros dispositivos são desabilitados ou destruídos pela eletricidade ou habilidades de operadores como Bandit e Jager. 

Rage quit: Saída repentina de um jogador da partida, por motivos de revolta/raiva após uma derrota ou kill. 

Recoil: Recuo da arma ao disparar. Metralhadoras mais pesadas tendem a serem mais difíceis de controlar durante longas rajadas. O treino com cada arma é essencial para quem pretende progredir tecnicamente em R6 Siege. 

Reforçar: Posicionar paredes metálicas reforçadas sobre superfícies quebráveis (incluindo os alçapões). Desta forma, elas somente podem ser quebradas por operadores específicos, como Thermite, Hibana e Maverick, dificultando a entrada dos atacantes.

Revenge (Refrag): Ato de vingar a morte de um colega de time, eliminando o jogador que o tirou da partida. 

Roamer: Operadores de defesa cuja função é circular pelo mapa em busca de invasores desavisados, mais distantes do objetivo. O principal exemplo é a Caveira.

Rotação: Rotas pelas quais os jogadores podem trafegar para circular pelo mapa, utilizando diferentes entradas. É muito comum utilizar as granadas de impacto para abrir buracos e gerar novas opções.

Round: Uma rodada de R6 Siege, que termina com a eliminação completa de um dos times ou com a conquista de um objetivo. Soma um ponto na partida. 

Rush: Estratégia na qual os atacantes correm para invadir o objetivo da forma mais rápida possível, pegando o time adversário desprevenido. Geralmente inclui o uso de operadores com escudo para garantir a integridade dos demais durante o rush.

Shield: Escudos. Pode se referir ao acessório que é posicionado no chão para proteger passagens ou aos equipamentos de operadores como Blitz e Montanha. Durante uma call, apontar um “Shield” faz com que o time modifique sua estratégia.

Skin: visual personalizado para armas e operadores. 

Smoke (smokar): Granada de fumaça utilizada para reduzir a visibilidade do time defensor e facilitar a invasão. Operadores como Warden e Glaz têm dispositivos especiais que permitem enxergar através da fumaça.

Spawn: Local onde nascem os jogadores no início de cada rodada. Os atacantes podem escolher em que ponto do mapa desejam surgir. 

Spawn Kill: Ocorre quando um defensor quebra janelas ou sai da base em busca de adversário recém surgidos no mapa. Atacantes devem cuidar com janelas quebradas e portas abertas para não serem surpreendidos. 

Spawn peek: Ato de olhar para fora em busca de atacantes que estejam nas zonas de spawn. 

Spottar: Significa marcar um adversário utilizando câmeras ou drones. Jogadores marcados aparecerão em vermelho para os seus colegas de time. 

Stun: ato de cegar o adversário com uma granada flash. Pode também ser utilizado para se referir ao efeito de habilidades com a da operadora Ela, que desnorteia atacantes, deixando-os com a visão turva. 

Tankar: Quando um jogador não morre mesmo após tomar vários tiros. Pode ocorrer quando os projéteis pegam mais nos braços e pernas, sem atingir pontos vitais. Operadores com armaduras também são chamados de tanques. 

Tapete: Habilidade da operadora Frost, que coloca uma armadilha no chão. Aqueles que pisarem nela ficarão presos, se arrastando até morrerem ou serem resgatados pelos colegas de time. 

Team Kill (TK): Ato de matar um colega de equipe. Pode ocorrer acidentalmente durante trocas de tiro ou intencionalmente (por vingança ou para prevenir comportamento tóxico futuro de um jogador que agiu de má fé em algum momento). Ativa o dano reverso.

Tóxico: Comportamento ácido de um jogador, seja por provocar os demais, por agir contra o time ou por ofender os colegas de partida. Podem ser reportados à Ubisoft no menu de pontuação. 

Trap: Armadilhas que podem ser espalhadas pelo mapa para surpreender os adversários. Exemplos incluem as agulhas envenenadas do Lesion (GU), tapetes da frost, explosivos do Kapkan e os Air jabs da Nomad. 

Try hard: É a gíria usada para falar de um jogador que está levando a partida realmente a sério, tentando conseguir a vitória a qualquer custo. Pode ser usado de forma provocativa e tóxica durante as partidas. 

Valk: Apelido da operadora Valkyrie.

Varar: Atirar através das paredes quebráveis do jogo. Dizer que você varou alguém significa que o matou através da parede. 

WP: Well Played. Utilizado no fim da partida para falar que foi um bom jogo. Normalmente utilizada na forma GGWP. 

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Reddit e SporTV