APRENDENDO A JOGAR

14 dicas para se tornar um expert em Rainbow Six Siege

Rainbow Six Siege é um dos jogos de tiro tático mais apreciados em todo o planeta. O game, desenvolvido pela Ubisoft, foi lançado no finalzinho de 2015 e se mantém firme na lista de sucessos online, promovendo tiroteios sem fim no mundo da internet.

E, se você quer fazer parte dos jogadores que conseguem detonar nas batalhas online, nada mais justo do que encontrar algumas dicas de como melhorar seu desempenho nas partidas. Algumas sugestões desta lista você com certeza deve conhecer, contudo, temos certeza que aqui você encontrará, também, alguma coisa para melhorar o seu jogo. 

1. Não é um jogo de tiro convencional

A primeira dica é, na verdade, um aviso para quem ainda não jogou Rainbow Six Siege. Isso porque quem não está acostumado, ainda, com games de tiro tático, normalmente se assusta com a complexidade das partidas.

Bem, trocando em miúdos, aqui você não encontra um jogo de tiro em primeira pessoa convencional. Não são dois times de 40 pessoas cada se matando loucamente em busca do maior número de kills em um período de tempo. 

O Rainbow Six Siege exige estratégia, planos a serem seguidos. Exige ataques e defesas bem pensadas.

No Rainbow Six Siege há muitos elementos de estratégia, planos a serem seguidos e uma grande mistura de ataques furtivos com defesas bem postadas. Aqui, o trabalho em equipe e a inteligência tática podem ser mais importantes que a habilidade com as armas na mão.

2. Jogue o tutorial

Tutoriais são chatos, a gente sabe. No entanto, em games com uma curva de aprendizado um pouco mais complexa, como no caso do Rainbow Six Siege, fazer esse pequeno treinamento pode ajudá-lo a entender melhor as mecânicas do game.

3. Use headset

O headset é um acessório praticamente obrigatório para quem joga games online. No caso do Rainbow Six Siege essa obrigação é dupla. E isso porque o gadget não é só fundamental para a sua comunicação com o time, como também para prestar atenção em cada som do jogo. Um inimigo pode ser ouvido ao se aproximar e você não pode perder chances valiosas para eliminá-lo.

4. Com qual operador você vai jogar?

O começo será duro e você vai penar para evoluir. Mesmo assim, após algumas partidas de Rainbow Six Siege, você conseguirá acumular pontos de reputação suficientes para desbloquear algumas classes de soldado.

O Rainbow Six Siege conta com 24 personagens diferentes, separados em categorias.

O Rainbow Six Siege conta com 24 personagens diferentes. Eles ficam distribuídos em sete tipos de “classes”, as chamadas forças especiais. Além disso, há uma separação mais óbvia: as categorias de ação, que são, Ataque e Defesa.

5. Atenção ao escolher a sua classe

Conhecer as habilidades de cada um dos personagens do Rainbow Six Siege pode ser o divisor de água para o seu sucesso dentro do jogo. Isso porque é melhor você se especializar em alguns determinados personagens do que tentar jogar com todos.

Fique atento ao fato de que essas unidades têm equipamentos, funções e características próprias. Cada uma tem uma função diferente durante as partidas. Você curte papéis defensivos? Talvez seja bom analisar os especialistas em suporte. Quer ir para o ataque? Então não escolha um destes personagens mais “pesadões”…

Assim, é bom testá-los para encontrar uns dois ou três operadores de ataque e defesa que se ajustem ao seu modo de jogar. Lembre-se, é melhor conhecer bem seus poucos personagens do que querer sem um gamer-pato: aquele que nada, corre, voa e não faz nada direito…

6. Ajuste a mira e use pre-fire

Sabe aquela coisa irritante que alguns personagens dos filmes fazem de perguntar quem está vindo ao invés de atirar primeiro e perguntar depois? Pois é, quando você estiver jogando Rainbow Six Siege, certifique-se de fazer o contrário: é tiro primeiro para conferir depois.

Isso se chama “pre-fire” e é uma estratégia muito comum dentro do game para se tentar pegar os adversários desprevenidos, limpando, assim, possíveis localizações em que os oponentes podem estar de olho.

Ah, falando em atirar, acostume-se a utilizar a sua mira na altura correta. Muitas vezes, um headshot é quem vai definir as partidas e, se isso tiver que acontecer por meio de uma frestinha com você mirando num pixel da tela, esteja pronto para fazê-lo.

7. Cuidado com a repetição ao planejar as táticas 

Rodada após rodada você e seu time precisam ser inteligentes. E isso significa não repetir sempre a mesma forma de atuar. Lembre-se, seus adversários não são bobos, por isso, perceberão rapidamente se você repete estratégias quando alterna entre os rounds de ataque e defesa.

8. Conheça os cenários

Todos os bons jogadores de Rainbow Six Siege conhecem os mapas como a palma de sua mão. Se você quer ir bem, nada mais justo do que você também tenha esse conhecimento. Por isso, tire um tempo para memorizar os cenários do game, lembrando como é cada sala ou corredor de acesso.

Durante as partidas, também fique esperto e lembre-se de checar cantos, janelas portas… Lembre-se que caixas são esconderijos, portas representam perigos e que é preciso estar atento a cada movimento dentro do jogo.

9. O drone é um grande aliado

Se você está no time atacante e precisa obter informações no mapa, nada é mais útil do que o drone. Esse aparelho controlado remotamente traz câmeras que registram tudo: armadilhas, armas, inimigos… Basta que você explore as áreas do jogo e informe o seu time de tudo o que estiver encontrando.

O uso do drone é essencial, já que o Rainbow Six Siege não apresenta o “minimapa” na tela.

Como dito anteriormente, o Rainbow Six Siege não é um FPS convencional, de forma que não há na sua tela o tradicional “minimapa”, presente em diversos jogos de tiro online. E isso torna o uso inteligente do drone algo fundamental.

10. Comunique-se

Como um bom jogo online com elementos de estratégia, comunicar-se bem com o seu time é fundamental. No Rainbow Six Siege, a maioria dos jogadores já conhece os mapas, por isso, um time organizado sempre vai se sobressair.

Dessa forma, a comunicação é fundamental para que vocês consigam atacar de forma coesa ou mesmo se defender com segurança, dando cobertura uns aos outros. Um time desorganizado está fadado ao fracasso.

11. No começo das partidas, não saia atacando loucamente

Falando em comunicação, organização e estratégia, assim que uma partida começar, não saia correndo loucamente para o ataque. Junto com seu time, tenha um plano de ação e faça tudo com calma e inteligência.

12. Não fique parado 

Essa dica é meio óbvia, mas não custa reforçar. Se em 9 de cada 10 jogos de tiro online você não deve ficar parado em mesmo lugar, aqui essa regra também está em vigor. É proibido? Claro que não. É inteligente? Também não…

Além disso, em trocas de tiro seja inteligente. Se utilizou uma fresta, trocou tiros por ali, não use ela seguidamente. Da mesma forma, se você for visto por um inimigo e conseguiu se safar, não tente entrar em combate imediatamente. Primeiro, sinta-se seguro e depois volte ao ataque.

13. Silenciosamente mortal

Falando em mexer-se pelo mapa, uma excelente dica para você não ser visto no Rainbow Six Siege é andar pelo perímetro sempre agachado. Quem não é visto, não é lembrado, por isso, movimente-se sem fazer barulho.

14. Granaaaadaaa

Após lançar uma granada de efeito moral, o jogador tem cerca de três segundos para aproveitar o atordoamento dos inimigos e eliminar todos que puder. Essa ferramenta traz oportunidades valiosas e você não deve desperdiçar este recurso.

Da mesma forma, granadas explosivas podem fazer um estrago inesperado pelo time adversário. Que tal aliar o seu uso ao do drone, por exemplo? De quebra, podem abrir brechas e paredes, facilitando o ataque.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): UOL, Liga dos Games, e Game for Fun