APRENDENDO A JOGAR

Como jogar League of Legends – Básico [Versão 2019]

League of Legends é um game online lançado em 2009 e que é considerado até hoje como o MOBA mais jogado em todo o planeta. Campeonatos gigantes, jogadores que são verdadeiras estrelas e finais de campeonato com transmissão mundial mostram que o título segue sendo um grande sucesso mesmo após tanto tempo após seu lançamento.

E, um jogo tão famoso, deve ser muito divertido, não é mesmo? No entanto, todo esse sucesso acaba afastando algumas pessoas que podem achar que algo desse tamanho só pode ser muito complicado de ser jogado. 

Quer aprender a jogar LOL? Está no lugar certo!

Pois bem, estamos aqui para ajudá-lo. Se você sempre quis saber como jogar League of Legends e não sabe por onde começar, aqui você encontrará dicas simples para finalmente conseguir dar seus primeiros passos nessas famosas arenas de combate. Bora?

Como baixar e instalar

Bem, para aprender como jogar League of Legends primeiro você precisa ter o jogo instalado, certo? 

Você precisa acessar a página oficial do game criar uma conta para ter acesso ao download do jogo.

O cadastro é bem rápido e pede algumas informações básicas, como endereço de email e data de nascimento. Não se preocupe, pois tanto a criação da conta como o game são totalmente gratuitos. 

Faça o tutorial

Jogo baixado, conteúdo instalado é hora de começar a ralar de verdade. E, o primeiro passo é aproveitar o tutorial desenvolvido pela Riot e ter o seu primeiro contato com a jogatina ali mesmo.

Muita gente gosta de ignorar os tutoriais trazidos pelos games e, concordamos, muitas vezes eles são muito chatos. Mas, como estamos falando de um game com elementos de estratégia e RPG, é importante que você consiga estar habituado às situações básicas das partidas e, nessas horas, o tutorial é uma boa ferramenta de aprendizado.

O que são Campeões, Runas e Itens?

Três dos principais elementos do League of Legends, os Campeões as Runas e os Itens são pontos decisivos para o seu desempenho dentro do game. Mas, qual é o papel de cada um na hora de você aprender como jogar League of Legends?

1. Campeões

Os Campeões são, basicamente, os personagens do jogo. Quando você vai para uma partida, deve escolher um entre diversas categoriais de Campeões. Cada um destes personagens contará com pontos fortes e fracos, por isso, fique atento.

São cerca de 130 Campeões distribuídos entre sete classes especiais: Retalhador (chamado, também, de Assassino), Mago, Lutador, Atirador, Controlador (também chamado de suporte), Tanque e Único (ou Especial).

Escolha o campeão de sua preferência, lembre-se que cada um deles possui sua própria personalidade, pontos fortes e fracos

Como dito acima, cada Campeão tem uma personalidade própria, vamos dizer assim. Existem os que têm poder de ataque forte e uma defesa fraquíssima. Uns são bons no corpo a corpo enquanto que outros atuam bem a média e longa distância. 

2. Runas

As Runas são uma ferramenta importantíssima na hora de você melhorar os atributos de seus Campeões dentro do LoL. Elas são capazes de tornar os personagens mais fortes de acordo com os poderes escolhidos pelo jogador.

Mas nada vem de graça. Runas só podem ser adquiridas com os Influence Points e são encontradas na loja do game. Ali você pode filtrá-las, encontrando diversos atributos e preços diferentes para cada uma.

Há basicamente quatro categorias de Runas: Marks, Glyphs, Quintessences e Seals. Como você já deve estar pensando, cada uma traz conjuntos diferentes de bônus, como permitir o aumento de atributos agressivos ou maior regeneração de mana.

A cada nível de evolução, o jogador é capaz de habilitar novas evoluções em seus Campeões e, progressivamente, as Runas também seguem um caminho semelhante. Isso permite que seus personagens cresçam dentro do game, ficando cada vez mais fortes.

3. Itens

Quanto mais você joga, mais ouro acumulará dentro do LoL. Esta moeda pode ser utilizada para comprar Itens muito úteis para suas partidas. Se você quer aprender como jogar League of Legends, deve saber usar itens com inteligência.

Por meio deles você é capaz de adquirir vários tipos diferentes de bônus, como deixar a movimentação do seu Campeão mais rápida ou, então, aumentar o dano que ele pode causar nas unidades adversárias, por exemplo.

Há, basicamente, seis filtros de itens que categorizam esses recursos: Itens de Defesa (Vida ou Armadura, por exemplo), Itens de Ataque (como Acerto Crítico e Roubo de Vida), Itens de Magia (Poder de habilidade ou Regeneração, por exemplo), Misc (aumento de movimentação ou melhora nos Consumíveis) e Mapa (itens que só se encontram em mapas específicos).

Comece jogando contra o computador

Se você jogou o tutorial e já sabe, de forma básica, o que são Campeões, Runas e Itens, chegou a hora de praticar. E, ao invés de acessar direto às partidas online e acabar se frustrando rapidamente, uma boa dica para um iniciante é começar jogando contra o computador.

Isso é fundamental para que você se ambiente às dinâmicas do game e aprenda “os atalhos” dos mapas, por exemplo. Além disso contra a inteligência artificial você terá mais facilidade para decorar as teclas de atalho ou como utilizar itens. 

Que pegar a “manha” do jogo? Comece jogando contra o próprio computador, assim, você irá conseguir decorar os atalhos e teclas importantes.

Por fim, aqui é o lugar para você aprender como se comporta cada classe de Campeão e qual é o papel de um Mago ou um Tanque durante uma partida – tudo isso sem a pressão de ter que ajudar o seu time de jogadores reais durante a jogatina.

Ajuste sua tela

Ao aprender como jogar League of Legends, muita gente não dá importância a uma configuração considerada fundamental por alguns dos profissionais de LoL que é o ajuste do que vai aparecer na sua tela.

Pequenos ajustes aqui farão o seu desempenho ser bem melhor, como diminuir o tamanho das habilidades e do chat na tela. Outra dica interessante é deixar o minimapa no maior tamanho possível – isso vai ampliar a sua “visão estratégica” dentro das partidas.

Conheça o seu Campeão

Demos uma pincelada, ali em cima, sobre o que são os campeões. São algumas categorias, subcategorias e dezenas de personagens diferentes. E não se engane, que eles não diferem só pela aparência. 

Dessa forma, não deixe para escolher seu personagem somente porque ele está ali no menu com uma roupinha maneira. Veja todos os atributos do Campeão que você deseja utilizar e tenha certeza de que isso vai “bater” com o seu estilo de jogo.

Outro ponto importante para quem quer aprender como jogar League of Legends corretamente é ficar atento às “Passivas”. Essas habilidades dos personagens muitas vezes são negligenciadas pelos jogadores, que só prestam atenção aos poderes “ativos” dos bonecos. 

Preste muita atenção nas habilidades “passivas” do seu campeão, elas podem garantir a sua vitória!

Esse é um erro grave, umas vez que em diversas situações do jogo, essas habilidades serão o divisor de águas entre a vitória ou a derrota. Que tal poder contar com uma “Passiva” capaz de criar um escudo mágico capaz de bloquear um ataque importante do inimigo, por exemplo? Isso pode acontecer…

Vamos treinar?

Em um dos tópicos anteriores, demos a dica de que você precisa jogar contra a inteligência artificial para se ambientar e “pegar as manhas” do League of Legends. Contudo, há também outra ferramenta importante e que muita gente ignora. Estamos falando das opções de treinamento.

O jogo trás muitas opções de treinamentos, para que assim você consiga evoluir

O LoL traz alternativas bastante úteis para você evoluir seu estilo de jogo. É possível determinar a quantidade de ouro ou o nível dos personagens, por exemplo, criando, assim, situações de jogo bem distintas e que podem prepará-lo para situações que você ainda desconhece.

Farmar é importante

Ter preguiça de farmar é um dos principais erros de quem está começando a jogar League of Legends. Para evoluir você precisa de ouro, não é mesmo? Pois é, e para consegui-lo, você terá que fazer o famoso “farm”.

Uma boa dica é eliminar os minions inimigos, aqueles soldados pequenininhos que aparecem pelo mapa. Contudo, fique atento: só ganha o ouro quem acertar o “last hit”, ou seja, o golpe fatal nesses bonequinhos.

Acompanhe os torneios

Em quantos filmes você já viu o personagem principal vencer um grande desafio e, ao final, agradecer ao seu mestre usando um discurso como “aprendi com o melhor”? Pois é, observar quem já sabe o que fazer pode ser um grande atalho na sua curva de aprendizado dentro do LoL.

O que estamos dizendo é, se você quer aprender como jogar League of Legends, uma dica bastante útil é a de que você deve acompanhar os campeonatos do game. Ver como se comportam os melhores do mundo, aprender como utilizam Campeões, Runas e Itens, quais os atalhos do mapa ou até mesmo a hora de atacar ou defender é sempre interessante.

Divirta-se!

Por fim, você está aqui para se divertir, não é mesmo? No começo, aprender como jogar League of Legends pode parecer um pouquinho complicado, mas, aos poucos, você verá que não é tão difícil assim. Por isso, não leve esse processo tão a sério, ambiente-se ao game e trate de curtir cada jogatina!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.