APRENDENDO A JOGAR

League of Legends: coisas que um novato no LoL não deve fazer

Dizem por aí que você precisa de 10 mil horas de prática em alguma coisa para se tornar um verdadeiro mestre naquilo. Bem, nem todo mundo tem essa paciência (ou tempo disponível), de forma que um atalho sempre é bem-vindo. E é aí que algumas dicas valem muito, principalmente para um novato no LoL!

A ideia aqui é mostrar algumas coisas que um novato no LoL NÃO deve fazer para começar a arrebentar no jogo.

Por isso, se você começou a jogar League of Legends, não vamos, pelo menos dessa vez, dizer aqui o que você deve fazer, como evoluir ou qual é a tarefa de cada personagem na hora de trabalhar em equipe. A ideia aqui é ser ainda mais direto e mostrar algumas coisas que um novato no LoL não deve fazer para começar a arrebentar no jogo.

Nem sei o que é LoL…

Poxa, você nem sabe direito o que rola no game e já quer sair por aí arrebentando? Não é assim que as coisas funcionam amigo. Se o que você quer é detonar no League of Legends precisa, antes de qualquer coisa, manjar como as coisas funcionam.

Em resumo, LoL é um jogo de estratégia em que duas equipes de cinco jogadores se enfrentam em um mapa cheio de rotas diferentes. Vence quem conseguir destruir a base adversária, suas torres, seus inimigos, etc. Simples né? Nem tanto!

Que jogo complicado!

Tudo que é novo traz um pouco de dificuldade. Essa é a vida, fazer o quê. Dessa forma, não prestar atenção no tutorial é o primeiro grande erro dos novatos no LoL. Todo mundo sabe, tutoriais são chatos, mas algumas dicas ali são essenciais para você entender o mínimo sobre o game.

Preste atenção nas dicas dos tutoriais do jogo, elas são valiosas!

Não conhecer os “números” dentro do League of Legends também é um grande erro. O que é KDA, por exemplo? KDA (Kill/ Death/ Assistance ou, em português, assassinato/ morte/ assistência) é o coeficiente que resulta da soma dos seus abates e assistências divididas pelo número de mortes. É importante saber disso, pois essa é uma das medidas que vão apontar a performance dos atletas durante uma partida. 

Gold é o acumulado de ouro de um player, enquanto que GPM (Gold per Minute ou, ouro por minuto) é, como você já deve ter concluído, a quantidade de ouro que um jogador acumula, em média, por minuto.

Já CS mostra um placar geral de tropas abatidas por um determinado player. Isso, aliado ao CSPM (Creep Score per Minute), que mostra a média de farm por minuto, é fundamental para se ter controle de algo importantíssimo no League of Legends, que é a informação de quem está farmando melhor durante uma partida. 

Seja rápido e fique ligado

Não aproveitar os atalhos do teclado, por exemplo, é noob demais! Você por acaso joga com as duas mãos no mouse? Seja esperto, as teclas Q,W,E,R,D,F estão ali para serem usadas e vão te dar muito mais agilidade. Saca só:

  • “X” –  Atacar;
  • “Q, W, E, R” – Utilizar as habilidades do Campeão;
  • “ALT+Q, ALT+W, ALT+E, ALT+R” – Utilizar uma habilidade em si mesmo, quando isso for possível;
  • “SHIFT+Q, SHIFT+W, SHIFT+E, SHIFT+R – Utilizar uma habilidade onde o ponteiro do seu mouse estiver, no mapa;
  • CTRL+Q, CTRL+W, CTRL+E, CTRL+R – Subir o nível de determinada habilidade;
  • “D” – Habilidade do Summoner 1;
  • “F” – Habilidade do Summoner 2;
  • “A” – Mova e ataca;
  • “S” – Pare;
  • “H” – Igual ao “Pare”, mas funciona somente quando a tecla está pressionada;
  • “1 até 6” – Utilizar os itens em seus respectivos slots;
  • “7” – É o Sinal, utilizado para indicar algo no mini-mapa;
  • “B” –  Utilizada como atalho para se teleportar diretamente para a base;
  • “Z” – Visualiza o histórico do chat;
  • “C” – Status do Champion;
  • “P” – Loja;
  • “TAB” – Placar
  • “Y” = Trava no Campeão;
  • “Barra de espaço” = Foco no Campeão;

Falando da partida rolando, ficar perdido no meio das “gírias” do jogo está entre as piores coisas que um novato no LoL não deve fazer. Termos como ADC, AP mid, Suporte, Tank e Jungle são fundamentais!

O que fazer durante as partidas?

Novatos devem saber fugir, então, fique esperto. Em diversos momentos, a melhor defesa é… Sair correndo! Assim, quando der de frente com um Campeão inimigo, por exemplo, fuja! E vê se não sai correndo em linha reta – faz aquele zigue-zague maroto para não ser um alvo fácil para seu adversário!

Achar que torres são enfeites no mapa é um grande erro e essa é uma das coisas que um novato no LoL não deve fazer, pois elas são parte fundamental das defesas. O jogo não é só correr atrás de personagens, matar inimigos e querer tirar sarro no chat. Fique esperto em tudo o que está rolando na partida.

Ah, e falando nas torres, não adianta nada ficar torrando magia nelas e achar que com isso elas vão tomar dano. Seja inteligente na hora de destruir essas estruturas, caso contrário, desperdícios poderão custar caro no final da jogatina!

Alguns erros e desperdícios poderão ser cruciais!

Ficar passeando pelo mapa ou correr para a própria base por qualquer coisinha e ficar por lá “comendo mosca” é algo que seu time vai odiar. Trabalhe em equipe e saiba equilibrar as horas de fugir, dar suporte e atacar! 

Outras dicas do que não fazer

Já deu pra ter uma noção de algumas coisas que um novato no LoL não deve fazer para começar a arrebentar no jogo, certo? Bem, então agora que você já está mais ambientado ao game, segue mais algumas diquinhas básicas do que não fazer para você começar a detonar no League of Legends:

  • Não saber o que é o quê dentro do jogo e acabar roubando buff azul do mid e o vermelho do Jungle.
  • Gastar em bobagens e não comprar wards. Pare de afirmar que isso é “desperdício” de dinheiro e se ligue!
  • Vai escrever no chat? Cuidado para não se confundir e gastar feitiços quando for digitar ou você conseguirá enlouquecer o seu time.
  • Rage quit? Usar “enrage” e sair correndo? Nem pensar! Um time tem que jogar junto até o fim, seja na vitória ou na derrota.
  • Desbloquear um Feitiço do Invocador Golpear (Smite) e sair loucamente tentando utilizá-lo num campeão inimigo é puro desperdício.
  • Gastar errado e ficar investindo tudo em velocidade de ataque para os personagens AD e “vampirismo mágico” para os AP ao invés de desenvolver armadura, penetração mágica ou dano.
  • Não conhecer classes, personagens e itens do game.
  • Não ter paciência para farmar. 

Não seja mal educado com o seu time ou com seus adversários!

Por fim, a última dica – e essa não entra só nas coisas que um novato no LoL não deve fazer, mas serve para a sua vida: não seja tóxico. Ninguém gosta de um troll xingando a mãe dos outros ou sendo mal educado. Você não está sendo engraçado, só está mostrando falta de educação!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Forum LoL, 2P, PureBreak