ESPECIAIS

The Outer Worlds: como funciona o jogo em que você pode matar todos os NPCs

Vem aí The Outer Worlds, um novo RPG Sci-Fi desenvolvido pela Obsidian Entertainment. A equipe foi responsável por outros nomes de peso, como Fallout: New Vegas e Pillars of Eternity.

Para seu novo jogo, eles construíram um projeto ambicioso, no qual você terá completa liberdade para escolher como prosseguirá pela campanha. Isso inclui até mesmo a opção de matar todo e qualquer NPC do game.

Mostraremos como funciona essa proposta e também os desafios enfrentados pelos desenvolvedores. 

Em uma galáxia distante…

The Outer Worlds se passa em um lugar muito distante da Terra. Depois de viajar por 70 anos congelado em uma nave perdida no espaço, você finalmente chega a Halcyon, a mais distante das colônias espaciais. 

Explorada por mega corporações, ela representa o ápice do capitalismo moderno, controlando seus habitantes através da escassez intencional de recursos e da falsa sensação de segurança provida por seus soldados contratados.

Ninguém nunca foi contra as forças corporativas, ao menos não até você aparecer para subverter a ordem de tudo…

O pesadelo das escolhas

Assim como nos trabalhos anteriores da Obsidian, em The Outer Worlds os jogadores decidem como progredir pela campanha, seja de forma pacífica, com o uso de alguma violência ou simplesmente matando todo e qualquer NPC.

A escolha entre ser o grande herói da colônia ou o maior vilão da história estará em suas mãos.

Você escolhe quem deseja ser, seja o vilão ou o herói!

Você realmente pode aniquilar qualquer outro personagem da história, tornando-se o único habitante do universo… E isso é um problema gigantesco para a equipe de programadores.

Segundo o Designer Sênior, Brian Heins, para cada NPC morto é necessário manter um registro de informações, afinal, os jogadores precisam saber o que fazer mesmo sem ter quem os informe disso.

Alternativas incluem backups de dados em terminais (bem parecidos com os de Fallout, por sinal), mensagens deixadas no cenário e diários, que podem ser obtidos ao fazer loot dos corpos caídos pelo chão.

É preciso pensar em todas as alternativas possíveis para que os jogadores não quebrem o jogo com comportamentos desenfreados.

Dificultando a vida dos escritores

Outro desafio enorme para os desenvolvedores é fazer o jogo registrar a forma como a informação foi obtida pelo jogador e adaptar praticamente todas as linhas de diálogo futuras, para que façam sentido dentro do contexto escolhido, seja ele pacífico ou não. 

Os roteiristas do jogo comentam que muitas vezes diálogos aparentemente simples acabaram se transformando em verdadeiras árvores de opções, com ramificações que desafiam a sanidade mental.

O Designer Sênior afirma que está trabalhando duro para descobrir as falhas antes do lançamento.

Com tanta complexidade, muitos dos “furos” de roteiro e bugs só acabam sendo descobertos durante a fase de testes. O próprio Heins reconhece que o time ainda não tem domínio completo sobre o jogo, mas que estão se dedicando ao máximo e possivelmente conseguirão descobrir as maiores falhas a tempo para o lançamento.

Segundo o game designer, o trabalho é tanto que “durante a fase de correção de bugs todos só pensam em fazer um jogo mais fácil”, mas a paixão por outros títulos de RPG e pela liberdade de escolha acabam levando todos adiante no projeto, mesmo que ele não seja perfeito do ponto de vista técnico.

Cada campanha será única

Outro detalhe importante em The Outer Worlds é que a constituição física e atributos do seu personagem influenciarão diretamente as opções de quests e diálogos. Cada tipo de personagem receberá opções distintas de como lidar com uma missão e chegar até a solução. 

Habilidades altas em engenharia, por exemplo, abrem opções de diálogo mais técnicas, permitindo ao jogador convencer outros NPCs a agirem de modo racional.

Para evitar conflitos perigosos, algumas missões terão rotas alternativas.

Aqueles que preferirem jogar de forma mais sorrateira podem elevar o atributo de stealth. Com isso, diversas missões terão rotas alternativas de invasão, evitando conflitos perigosos normalmente encontrados pelos jogadores que baseiam seus heróis em força.

Muito além das escolhas sobre a história, os jogadores poderão circular livremente entre inúmeras cidades das colônias espaciais, enfrentando os mais variados monstros espaciais.

O combate faz uso de mecânicas como compressão de tempo, garantindo uma forma de mirar com precisão na cabeça e outros pontos vitais dos adversários. 

The Outer Worlds – Data de lançamento

The Outer Worlds será lançado para PC, Xbox One e PlayStation 4 no dia 25 de outubro. Aproveite o tempo livre até lá para planejar como será a sua primeira campanha. Você escolherá a rota do salvador das colônias ou terminará a história como um assassino implacável? O futuro estará em suas mãos!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Polygon