TECNOLOGIA

Um cabo HDMI pode melhorar a qualidade de imagem nos jogos?

Cabos HDMI sempre são um assunto controverso. Há inúmeras versões disponíveis no mercado, sendo algumas delas mais avançadas, atualizadas para a versão 2.0 ou 2.1 do padrão High-definition Video Devices.

Isso significa que elas conseguem transmitir imagens em alta resolução (como 4K) e com mais frames por segundo, graças à maior largura de banda. 

Mas além dessas especificações, muitas marcas apelam para um marketing agressivo, divulgando “conectores diamantados” e tantas outras palavras para impressionar o consumidor, colocando o preço lá nas alturas.

O cabo HDMI realmente melhora a qualidade das imagens nos jogos?

Será que um HDMI com tudo isso realmente melhora a qualidade de imagem nos seus jogos?

Hoje vamos explicar como funciona o cabo HDMI e também comentar sobre quais modelos só estão no mercado para enganar você, além de outros que possuem uma tecnologia embarcada que realmente pode fazer diferença na qualidade dos seus jogos.

Será que um simples cabo HDMI pode fazer tanta diferença?

Como funcionam os cabos HDMI?

O padrão HDMI foi criado por uma parceria entre as empresas Hitachi, Panasonic, Philips, Silicon Image, Sony, Thomson, RCA e Toshiba, tendo o suporte de grandes players do ramo de cinema, incluindo Disney e Fox.

Sua funcionalidade foi originalmente modificada do padrão DVI, utilizando a mesma tecnologia EIA/CEA-861 para transmissão das imagens. O que muda é principalmente o seu formato de conector e a adição de pistas para áudio e outros formatos de dados, além da proteção de direitos autorais (HDCP).

Ao contrário de cabos como o VGA, um padrão mais antigo, a transmissão de dados por HDMI é completamente digital, levando uma infinidade de bits de uma ponta à outra.

A transmissão dos dados por HDMI é inteiramente digital

Isso significa que não há degradação na qualidade de imagem devido a interferências externas, ou por conta do material utilizado nos conectores.

Desde que o equipamento esteja funcionando adequadamente, atenda às especificações sugeridas e encontre-se plugado corretamente, a qualidade de imagem deve ser exatamente a mesma entre um cabo normal barato e um mais caro. 

Contudo, existe um segredo que pode sim fazer um cabo produzir uma imagem melhor, como veremos à seguir…

Resultado prometido pelo HDMI da mCable. Realidade ou ficção

Como alguns cabos HDMI podem melhorar a qualidade de imagem?

Apesar de transmitirem um sinal puramente digital, existem modelos de HDMI no mercado capazes de produzir imagens melhores, principalmente em cenários nos quais é necessário esticar a imagem (fazer upscale) para atingir a resolução maior da tela, ou em jogos com muito serrilhamento. 

É o caso da fabricante Marseille Inc, responsável por modelos como o mClassic, o mCable Gaming e o mCable Cinema. Cada um deles é direcionado a um público específico, seja no mercado de jogos ou de filmes. 

Os cabos possuem processadores gráficos dedicados

O segredo é que não são simples cabos: eles possuem processadores gráficos dedicados, embarcados em uma das pontas, capazes de reconhecer os pixels e aplicar filtros como anti-aliasing (antisserrilhamento) em tempo real, sem introduzir lag na cadeia de sinal.

É por essa razão que modelos como o mGaming possuem duas pontas diferentes: uma dedicada para a saída do seu PC ou video game e outra para a entrada na televisão.

Além disso, por terem um processador próprio, esses cabos vêm com mais uma ponta para plugar em uma porta USB, necessitando de alimentação externa para funcionar.

mCable Gaming Edition cable with chip

Quais são as vantagens prometidas?

Segundo a Marseille, seus processadores gráficos embarcados são capazes de trabalhar as imagens recebidas em menos de 1 milissegundo por frame, aguentando imagens com taxas máximas de 120 fps (frames por segundo). O resultado é uma melhora livre de lags, sem atrapalhar o tempo de resposta.

Entre os benefícios prometidos estão:

  • Upscaling de conteúdo de resolução HD para 4K
  • Aumento de profundidade, contraste e cor das cenas
  • Análise individualizada de cada frame para melhor ajuste
  • Filtragem anti serrilhamento (Filtro AA, Anti-aliasing) do tipo CxAA – Contextual Anti-Aliasing

Quando essa tecnologia pode ajudar

Pela aplicação de filtros AA, a tecnologia dos mCable deve ajudar em qualquer aplicativo 3D, principalmente naqueles em que os gráficos parecem estar tomados por serrilhamentos.

Jogos de console são especialmente indicados, uma vez que as desenvolvedoras precisam trabalhar com recursos gráficos limitados.

No PC, o cabo pode ser uma opção para quem tem placas de vídeo mais modestas, podendo suavizar as bordas dos polígonos de forma mais eficiente quando comparadas à uma solução como o FXAA.

Os cabos HDMI podem ser uma opção para PCs que possuem placas de vídeo mas modestas

Ainda assim, partindo do pressuposto que os cabos da linha mCable custam mais de 99 dólares, é muito mais prático investir em uma GPU mais poderosa.

O cenário onde a tecnologia da Marseille brilha de verdade é com consoles como o Nintendo Wii e o Nintendo Switch, que muitas vezes não são capazes de renderizar uma imagem em Full HD com toda a qualidade.

O upscaler do cabo fará um trabalho bem melhor em limpar a imagem, produzindo cenas mais bonitas. Os cabos também são uma alternativa para quem curte emulação e jogos retrô. 

Abaixo você confere algumas comparações (retiradas do site ResetEra)  realizadas por pessoas que compraram o cabo, testando o equipamento em consoles da Nintendo e no PlayStation 4, com o game Bloodborne:

Mario Kart com HDMI normal (Fonte: ResetEra)
Mario Kart com HDMI mCable (Fonte: ResetEra)
Comparação: Mario Kart com HDMI normal vs. HDMI mCable (Fonte: ResetEra)
Bloodborne com cabo HDMI normal (Fonte: ResetEra)
Mesma cena utilizando cabo mCable (Fonte: ResetEra)

Não existem milagres…

Como você pôde observar pelas cenas acima, há sim um ganho de qualidade, principalmente nas beiradas dos polígonos, onde o serrilhamento é mais visível. Cenas com objetos em alto contraste são as que mais se beneficiam da tecnologia.

Ainda assim, ela não é capaz de fazer nenhum milagre: quase sempre é melhor optar por resoluções nativas mais altas e filtros da própria placa de vídeo.

Para conhecer mais sobre os modelos e ver algumas comparações gráficas extras (que a Marseille diz serem inalteradas em relação ao original), clique neste link.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): mCable, ResetEra, Linus Tech Tips