DICAS

Como ativar a opção de jogar multiplayer local pela internet no Steam

Enfrentando a concorrência ferrenha da Epic Games Store, a equipe da Valve parece estar trabalhando em ritmo acelerado para trazer novos recursos para a plataforma digital Steam.

A novidade mais recente é o Remote Play Together, um sistema com o qual você e seus amigos poderão jogar juntos via internet, mesmo nos títulos sem suporte a recursos online.

É o caso de games como TowerFall Ascension, Cuphead, Castle Crashers, Tricky Towers, Sonic Mania, Broforce e tantos outros, que são feitos para mais de uma pessoa, mas que ao mesmo tempo não oferecem suporte para conectividade online.

Abaixo nós explicaremos como ativar o recurso Remote Play Together e mostraremos como convidar o seu amigo para jogar com você. O procedimento é bem rápido!

Primeira Etapa – Ativar a versão Beta do Steam

Para poder desfrutar do Remote Play Together, primeiro é preciso ter a versão Beta do Steam instalada em seu computador.

Não é preciso se preocupar: ela costuma ser tão estável quanto a versão normal do app, dando acesso a inúmeros recursos em primeira mão.

Para instalar o Steam Beta, siga as etapas descritas a seguir:

Passo 01: no Steam, clique em “Steam” no menu superior, no lado esquerdo da tela. Depois, selecione “Definições” (ou “Preferências” se estiver usando um Mac).

Passo 02: selecione a seção “Conta”. Na tela, procure por “Participação em programas Beta”, depois clique com o botão esquerdo em “Alterar…”.

Passo 03: escolha a opção “Steam Beta Update” e confirme.

Passo 04: o Steam mostrará um aviso pedindo para reiniciar. Confirme clicando em “Reiniciar o Steam”.

Passo 05: depois disso, o programa fará a mudança e a atualização para a versão Beta automaticamente.

Cuphead

Como Ativar o Remote Play Together e convidar seus amigos

Com o Beta instalado, você já está apto a utilizar o Remote Play Together. Basta abrir o seu jogo favorito (com suporte a multiplayer local) e ativar o overlay (sobreposição) do Steam pressionando Shift+Tab.

Depois, clique no nome do amigo que deseja convidar para jogar com você, selecione “Remote Play Together” e aguarde até que ele aceite o seu convite.

Veja na imagem abaixo:

Como funciona a tecnologia Remote Play Together do Steam 

O Remote Play Together funciona de maneira muito parecida a outros serviços já conhecidos, como o Parsec. Ele envia a imagem do jogo em forma de vídeo para o computador dos seus amigos, compartilhando exatamente a mesma imagem que você vê no seu monitor.

O app também tem protocolos de comunicação dedicados para envio e recebimento dos comandos, conexão de controles (joysticks) e transmissão de voz para chats em tempo real.

Cabe ao host (quem compartilha) escolher se pretende liberar o acesso ao seu mouse e teclado.

Sua área de trabalho, arquivos e pastas estão seguros

Antes que você fique preocupado com a privacidade, a Valve deixa bem claro que os seus amigos verão única e exclusivamente a imagem do jogo. Em nenhum momento são mostradas as suas pastas, arquivos ou Área de trabalho do sistema.

Por isso, você pode ficar tranquilo com relação aos segredos daquela pasta de downloads…

Enter the Gungeon

Jogue de qualquer sistema operacional

Outro ponto que merece destaque é o fato do sistema ser totalmente cross platform, ou seja, ele permite a conexão entre diferentes plataformas, esteja o Steam rodando em ambientes Windows, Mac ou Linux.

A Valve revelou que está investigando a possibilidade de trazer a tecnologia ao Android e iOS, mas isso dependerá de uma série de aprovações e testes internos.

Até o momento não há nenhuma previsão concreta de lançamento nas plataformas mobile. Em resumo, essas são as possibilidades abertas pelo Remote Play Together:

  • Jogar games de multiplayer local com seus amigos, via internet
  • Usar os controles favoritos de cada um ou compartilhar o mouse e teclado do jogador principal
  • Transmitir áudio, vídeo e voz entre os players
  • Jogar entre PC, Mac ou Linux

Faça o teste com os seus amigos

Um detalhe interessante do Remote Play Together é que apenas o host (quem convida) precisa possuir o jogo em sua biblioteca. A outra pessoa pode entrar mesmo sem ter comprado nada. 

Por conta disso, o recurso pode ser utilizado como ferramenta de testes, ainda que o jogo aberto possua um recurso próprio de multiplayer. É uma chance que você dá para seus amigos testarem o game e decidirem se vão ou não comprá-lo.

Sonic Mania

Quais são os jogos compatíveis?

Segundo a Valve, já há milhares de títulos compatíveis com a tecnologia (alguns deles inclusive têm suporte a multiplayer online nativo, o que é um tanto curioso).

Outros destaques além dos já citados são The Escapists 2, Among Us, A Hat in Time, The Binding of Isaac: Rebirth, Battleblock Theater, Streets of Rogue e Crypt of the Necrodancer. Consulte a relação completa.

Finalizando, cabe o aviso de que o recurso ainda está em fase de desenvolvimento e testes, por isso erros podem acontecer. Alguns dos relatos incluem problemas como lag nos comandos, baixa qualidade de imagem e instabilidades.

Tudo dependerá da qualidade de conexão dos jogadores, principalmente de quem compartilhar o jogo.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Steam