APRENDENDO A JOGAR

Como ser um pro player em CS:GO

CS:GO já tem mais de 19 anos de estrada, passou por inúmeras versões e sobreviveu ao teste do tempo de forma brilhante, se mantendo até hoje como um dos principais jogos competitivos do mundo dos eSports.

Novos jogadores começam suas carreiras todos os dias, inspirados por astros nacionais ou internacionais, como o brasileiro Gabriel ‘FalleN’ Toledo ou o sueco Olof “olofmeister” Kajbjer.

Nosso guia de hoje é voltado justamente para aqueles que pretendem melhorar suas habilidades no CS, seja partindo do rank Silver 1 ou de qualquer outro.

Mostraremos formas de treinar as habilidades que você precisa desenvolver e apresentaremos um pouco do meta do game. O objetivo é chegar até a Elite Global, ou quem sabe até virar um pro player de CS, não é mesmo?

Chegou a hora de suar a camisa!

Encontre as suas configurações ideais

Se for iniciante, antes de partir para um jogo online, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer de fato os limites do seu mouse e teclado.

Entre em uma partida contra bots e comece a se familiarizar com a movimentação do cursor, ajustando gradativamente a sensibilidade do mouse até conseguir mirar de um ponto ao outro de forma consistente.

Embora a maioria dos equipamentos gamer disponíveis no mercado ofereça altíssimas taxas de DPI (passando de 10 mil), a realidade é que muitas pessoas têm mais precisão entre os 500 e 1.000 DPI.

O ajuste perfeito varia de pessoa para pessoa e precisa estar em harmonia com a sua pegada, seja ela de ponta dos dedos (fingertip), de garra (Claw) ou de palma (palm). Sites como o CS GO Sensitivity Finder podem ajudar a encontrar a sensibilidade mais adequada para os seus movimentos. 

Entenda qual é o seu estilo de jogo e se ajuste a ele

Nessa hora, não tente copiar os profissionais. Parta da sua zona de conforto procurando pelo ajuste que melhor corresponde ao seu estilo de jogo.

O mesmo vale para os comandos e atalhos de teclado: invista em criar os seus próprios atalhos, de forma que eles sejam facilmente acessados e lembrados.

Voltaremos a falar sobre a sua mira quando formos conversar sobre os métodos de treino que você pode seguir.

Domine os fundamentos de CS:GO

O próximo passo é se acostumar à movimentação de Counter Strike. Ao contrário de jogos como Call of Duty: Modern Warfare, Fortnite e Apex Legends, aqui são necessários comandos extremamente precisos. Disparar correndo e pulando pelos cenários? Nada disso, você só errará o alvo.

Uma das técnicas mais comuns é dominar a parada completa, sincronizada com o disparo.

A maioria dos profissionais é capaz de se movimentar e fazer o chamado “counter-strafe”, acionando a direção contrária à do movimento para fazer com que o personagem estacione de imediato. Com isso, os tiros vão exatamente no alvo.

Conheça o arsenal e os padrões

Falando em disparos, depois que aprender como parar e atirar no ato será a hora de pegar arma por arma e levá-las para treinar. Primeiro, afunde o dedo no gatilho sem mover o mouse.

Assim você aprenderá o chamado recoil pattern, ou padrão de recuo, um desenho único para cada modelo, que dita o comportamento da sua mira durante longas rajadas.

Depois de entender cada uma das trajetórias, comece a contrabalancear o movimento com o mouse, tentando concentrar as balas na menor região possível. Veja alguns dos padrões de recoil abaixo:

É importante desenvolver a prática da troca de armas, afinal, é muito mais rápido sacar a pistola em um duelo direto do que parar ou correr para recarregar a munição principal.

Metralhadoras e rifles deixam você mais lento, por isso acostume-se a puxar a faca sempre que precisar correr mais rápido para surpreender o oponente.

Por dentro da Economia do round

Outro aspecto único de CS é a compra dos equipamentos no início de cada rodada. Jogadores com mais kills e times vencedores naturalmente têm mais recursos ao longo da partida, o que dá a eles o acesso aos melhores armamentos mais cedo no round.

Existem algumas estratégias e nomenclaturas que você precisa saber, como Eco.

O Round Eco é aquele em que o time decide poupar seus recursos e partir para o duelo com o mínimo de recursos possível, comprando talvez uma metralhadora ou outra como forma de reforço.

Algumas equipes preferem fazer um sacrifício para garantir benefícios na rodada seguinte

Essa estratégia coloca a equipe em clara desvantagem, mas é um sacrifício para garantir a compra das armas mais fortes na rodada seguinte.

Todos os players da equipe devem se comunicar no fim e o início da rodada. Caso algum colega esteja com poucos recursos e os demais com grana sobrando, eles têm a possibilidade de comprar a arma e dar drop

O Round Full Buy é quando todos do time usam os recursos para se equipar ao máximo, com coletes, capacetes, granadas e as armas desejadas.

Apesar do custo e das vantagens, headshots de algumas metralhadoras como a AK-47 podem ser suficientes para matar em um hit, levando todo o investimento por água abaixo. Por isso, novamente, trace a estratégia com o seu time e decida quando é hora de tirar a grana do bolso.

10 métodos para melhorar a sua mira em CS

Aprenda os mapas de Counter Strike: Global Offensive 

O conhecimento dos mapas de Counter Strike: Global Offensive é um dos pilares fundamentais para uma carreira de sucesso no game. Jogadores que desejam atingir níveis de desempenho profissional devem conhecer cada curva, cada objeto e cada esquina dos cenários.

A primeira vantagem em ter esse conhecimento é saber das rotas de giro no mapa, o que abre espaço para táticas avançadas de jogo e também para uma rápida adaptação do time, caso seja surpreendido por algum bloqueio adversário. 

A segunda vantagem é que você terá uma noção apurada de posicionamento. Saberá quais ângulos oferecem maior cobertura e mais dificuldade para o oponente e poderá dizer para a sua equipe exatamente de onde vêm os sons que você ouve pelo seu headset. 

O treino leva à perfeição

Quando falamos de habilidade e precisão, nos referimos à capacidade de coordenação visual-motora. Os profissionais não são bons no gatilho apenas porque têm talento.

Eles passam horas de seus dias treinando a movimentação do cursor e os reflexos, para identificarem qualquer mudança de pixel na tela.

Treine, treine e treine

Uma boa rotina de treinamento inclui exercícios de vários tipos, tais como:

  • Tiro ao alvo
  • Controle de recoil
  • Disparos contínuos, one tap (um disparo por clique) e burst (pequenas rajadas)
  • Tempo de reação
  • Tracking de alvos (acompanhar um ponto, oponente ou alvo sem perdê-lo de mira)
  • Lançamento de granadas e smoke
  • Troca precisa de armas com manobras de salto

Procure dividir o treino em longas sequências contínuas de cada modalidade, alternando dias de treinos mistos, como se estivesse fazendo séries de exercício de musculação em uma academia.

Tente elevar o grau de dificuldade da rotina a cada semana. Isso ajudará a construir memória muscular e aos poucos você começará a incorporar essas técnicas em partidas reais, de forma inconsciente. 

O Workshop de CS no Steam está lotado de ótimas ferramentas para você explorar. Uma delas, a Aim Botz – Training, inclusive foi utilizada pelo pro player REZ, do Ninjas in Pyjamas (NiP), para demonstrar como ele desenvolve suas habilidades. Assista abaixo as recomendações dele:

O ideal é sempre treinar dentro de CS:GO. Isso ajustará a sua memória muscular principalmente para reconhecer o quanto é necessário movimentar o mouse para cobrir certas distâncias na tela.

Aprenda a mirar instantâneamente nos principais pontos de passagem dos mapas com a técnica do flick de mouse.

Se não puder abrir o CS e tiver uma pausa rápida de algum trabalho, uma boa dica é recorrer a sites como o Aiming Pro, que oferece uma grande variedade de exercícios para melhorar o seu controle e precisão.

Grave seus replays

Para muitos psicólogos, a melhor forma de superar nossos erros e dificuldades é estar ciente deles e traçar estratégias para eliminá-los.

O mesmo se aplica ao jogo: observar as gravações revela erros em todos os segmentos, desde posicionamento, mira, estratégia até o acionamento dos comandos.

Faça dos seus erros a sua escada para o sucesso

Não tenha vergonha dos fracassos. Utilize-os como uma verdadeira escada para chegar ao sucesso e eliminar os maus hábitos por trás do mouse e do teclado. Nessa hora, a melhor ferramenta para melhorar é assistir às suas próprias partidas.

Não basta ser bom, é preciso sinergia com a equipe

Por melhores que sejam as suas habilidades individuais, haverá um ponto em que seu desempenho será ditado pelo restante da equipe, principalmente conforme o seu rank progride para as patentes mais elevadas. 

Por isso, todo jogador de CS precisa de amigos que joguem com frequência, que estejam dispostos a treinar de fato (e não simplesmente jogar pela zoeira). Utilize as ferramentas do jogo e o headset para traçar planos de combate, para dar alertas e colocar a equipe em sincronia, seja como CT ou Terror.

Você e seu time precisam se dedicar!

Dê suporte e encorajamento aos colegas, pois a confiança tem papel fundamental no desempenho. Deixar alguém nervoso é a receita para baixar o seu desempenho e deixá-lo com a mão tremendo no mouse. Por isso, evite ser tóxico.

Não desestabilize seus colegas por qualquer erro. Coloque-se no lugar dele e utilize palavras de foco e concentração para recuperar a rodada perdida e fazer a virada.

Palco da Dreamhack

Aprenda com quem sabe de fato

Depois de trilhar o caminho básico e dominar os fundamentos, é hora de finalmente assistir aos profissionais do game. Muitos deles possuem canais próprios em sites como o YouTube, nos quais passam dicas valiosas para os fãs. 

Alguns dos melhores canais de CS do YouTube são:

Assista aos campeonatos profissionais de CS:GO

Por fim, se deseja ser um profissional, você precisa assistir às competições de alto nível. Elas trazem novas táticas, formações e a disputa de Counter Strike em seu mais alto nível. As duas maiores competições atuais são a Liga ESL e a FaceIt!. Abaixo estão alguns dos canais e sites para acompanhar:

Cansado de tanta informação? Então só temos mais uma dica para você: sempre faça aquecimentos antes das partidas. Seus músculos dos braços e das mãos precisam acordar, recebendo mais circulação sanguínea para melhorar os movimentos.

Por isso, faça alongamentos e pratique por alguns minutos nos mapas de treino. Seu desempenho será bem melhor já na largada. Até a próxima!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Top Gamers Guide, Steam, Valve Guides