DICAS

5 coisas que você faz que podem te banir dos jogos competitivos

Todos nós estamos acostumados a ler sobre cheaters, os trapaceiros dos jogos online que muitas vezes são pegos no flagra e banidos por seus atos ilícitos. Contudo, o que pouca gente sabe é que existem alguns hábitos considerados normais que também podem te banir dos jogos competitivos.

Para não correr o risco de perder a sua conta em games como Rainbow Six: Siege, Fortnite, Rocket League e CS, leia atentamente as nossas dicas.

1. Macros podem ser perigosas!

As macros são combinações programáveis de teclas e comandos, disparadas simultaneamente ao pressionar de um botão. Existem inúmeras fabricantes de teclados e mouse que divulgam o suporte às macros, mostrando o quanto elas podem facilitar a vida dos jogadores.

Contudo, títulos como CS:GO, Rainbow Six: Siege, League of Legends e Starcraft condenam a prática. Se usadas de forma a abusar de alguma mecânica (para fazer coisas como bunny hopping), as macros podem ser interpretadas como motivo para banimento. Por isso leia atentamente aos guias de uso fornecidos pela desenvolvedora. 

2. Smurfing, Boosting e Feeding 

Quem aí nunca carregou aquele amigo noob? A gíria online para quem leva nas costas um jogador ruim é “Boosting”. Quando realizada de forma sucessiva, a fim de obter dinheiro, a prática pode ser denunciada pela comunidade, resultando em suspensão ou banimento da conta.

Smurfs: predadores de jogadores novatos!

Outra coisa que alguns fazem é criar uma conta nova “para começar do zero”, em jogos como Rocket League e R6. São os chamados smurfs, podendo ser corretamente denunciados por se tornarem predadores de jogadores novatos, que acabam frustrados, muitas vezes desistindo de aprender algum jogo. 

Já o feeding é a prática oposta, que ocorre quando você “dá de comer” a algum novato para que ele suba de nível mais rápido. Em jogos de equipe isso é condenável, minando o desempenho de todo o time. 

3. Sair antes do fim das partidas ou ficar longe do teclado

Para evitar que os jogadores abandonem a partida após a fase de matchmaking, League of Legends utiliza um sistema automático de punição, chamado Leaver Buster. Ele controla as reincidências e começa a punir os desistentes, colocando-os em filas de baixa prioridade. 

A partir de novas desistências, jogadores são penalizados com suspensões que vão de 5 a 12 minutos. Em modos rankeados, há também a perda de League Points (LP, ou Pontos da Liga), respeitado um contador de tempo que reinicia de 8 em 8 horas. 

League of Legends pune da mesma maneira os AFK (Away from keyboard), jogadores inativos que abandonaram as partidas ou largaram o PC ligado. Quem também faz isso é Rocket League, cuja reincidência resulta em suspensões e na possibilidade de banimento, caso denunciada por diversos jogadores. Não dê bobeira e respeite as partidas nas quais você já entrou.

4. Não dê TK e mostre respeito!

TK é a sigla para Team Killing. Acidentes podem acontecer em jogos com friendly fire. O problema está na reincidência e nas vezes em que o TK é proposital, seja para provocar outros jogadores ou para se vingar de alguma conduta indesejada.

Antes de atirar nos colegas para aliviar a sua raiva, tente respirar fundo e seguir adiante. Assim como xingamentos, TKs gravados podem ser reportados diretamente às desenvolvedoras, que certamente tomarão uma atitude contra você. 

5. Cuide da sua conta

Se você joga Fortnite em mais de um dispositivo, usando a mesma conta, tome cuidado para não abrir o game em simultaneamente nas duas máquinas. Isso é proibido pelos termos de uso da Epic Games e pode dar uma pequena dor de cabeça. 

O que você pode fazer para não ser banido

Se você quer ter uma vida tranquila, sem banimentos online, a primeira dica é óbvia: não utilize modificadores, cracks, trainers ou quaisquer outros tipos de cheat. Além de serem desrespeitosos com os outros jogadores da comunidade, esses mecanismos são facilmente detectados pelas tecnologias modernas Anti-cheat, como BattleEye e Valve Anti-Cheat (VAC).

Para quem vai jogar competitivamente, é importante estar ciente dos termos de uso do produto para não cometer nenhuma infração, ainda que não intencional.

Por fim, mantenha os seus pensamentos distantes de comportamentos tóxicos. Por pior que tenha sido a partida ou o desempenho dos seus colegas, é muito melhor terminar a rodada e partir para outro jogo a salvo do que descarregar a sua fúria no teclado e ser agraciado com um banimento por denúncia. A paciência é uma virtude!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Epic Games e LoL Wiki