ESPECIAIS

5 motivos para você escolher um notebook gamer em vez de um PC

Qual compensa mais: comprar um notebook gamer ou montar um desktop parrudo? Esse é um dos mais antigos debates do mercado de PCs e ele vem levando pessoas do mundo inteiro a discussões ferrenhas na internet. 

Apesar de serem tradicionalmente um pouco mais caros, os notebooks trazem algumas facilidades com as quais um computador de mesa não pode competir. Nosso artigo de hoje fala exatamente sobre isso: as vantagens desse formato. Confira abaixo 5 motivos para você escolher um notebook gamer em vez de um PC Desktop tradicional. 

Notebook gamer

1 – Portabilidade acima de tudo

O primeiro e mais importante motivo para você escolher um notebook em vez de um PC Desktop tradicional é a necessidade de portabilidade. Os notes podem ser carregados para cima e para baixo, acompanhando você para onde for. 

Por mais que alguns dos modelos gamer sejam um pouco pesados, ainda é conveniente fechar a tampa e guardá-lo em uma mochila adequada. Também é muito mais prático mover o notebook pela casa (ou até mesmo levá-la em uma viagem) do que ter que desconectar os cabos e tomadas de monitor, teclado, mouse e todo o resto de um Desktop.

É muito mais prático mover o notebook .

A presença de uma bateria interna permite que você jogue ou trabalhe até mesmo longe das tomadas. Com as novas gerações de processadores Intel e AMD, a duração dessas baterias só tem aumentado, conferindo ainda mais liberdade para você se deslocar.

Notebook gamer

2 – Para quem precisa fazer mais

Os notebooks são máquinas completamente multifuncionais, podendo ser utilizados durante o dia para trabalho, enquanto você participa de reuniões com sua equipe e clientes, e nos intervalos ou durante a noite para aquelas sessões rápidas de jogatina. Aqui tudo é feito de forma contínua, você nem precisa desligar a máquina se não quiser.

Tudo é feito de forma contínua.

Como resultado, o usuário do notebook está sempre pronto, seja para anotar ou para tirar o máximo proveito do momento livre. 

Voltando a falar da bateria, um notebook também se mostra como uma alternativa mais segura para trabalhar em relação ao Desktop. O motivo é simples: uma queda de luz não vai atrapalhar em nada. Caso precise, haverá tempo para salvar tudo o que estiver fazendo com calma para retornar assim que a energia for restabelecida. 

Notebook gamer

3 – Notebook gamer: uma solução pronta, sem complicações

Outro detalhe importante dos notebooks é que eles são sistemas completos. Eles já vêm equipados de fábrica com seus próprios teclados, touchpads, alto-falantes, webcam e principalmente monitores, em um sistema fechado e otimizado para desempenho. 

Eles são sistemas completos.

Quando você pesa os custos de todos os componentes embarcados na máquina, a diferença de preço em relação a um desktop gamer acaba não sendo tão grande, ainda mais quando consideramos uma garantia centralizada, que abrange todas as peças. 

Para quem não quer se incomodar tendo que configurar vários componentes e gosta de ter tudo à mão, não há uma alternativa mais prática do que um notebook. 

4 – Muito mais com muito menos espaço

Notebooks também são muito mais compactos do que os desktops. Monitor, teclado e gabinete, tudo em um pequeno quadrado que mal ocupa espaço na sua casa. Eles podem ser colocados sobre qualquer mesa, suporte ou até mesmo no sofá ou cama, na falta de um local mais adequado.

Eles podem ser colocados sobre qualquer mesa.

Você também não terá que brigar para manter a ordem no cômodo. Todos os fios e componentes estão embutidos, com exceção de um único cabo da fonte externa. É uma estética bem mais limpa para o cômodo (e alguns modelos vêm de fábrica até com iluminação LED RGB). 

Acabou a sua sessão de jogatina? É só fechar a tampa do notebook e guardá-lo onde achar mais conveniente. Sua mesa estará livre para o que você precisar!

Sua mesa estará livre para o que você precisar!

Aqui alguns comentam que há uma desvantagem de conforto em relação aos PCs. Mas se você é do tipo que gosta de relaxar e curtir uma tela grande de monitor, há uma alternativa: basta conectar os seus periféricos e monitores favoritos a um Dock e ligar todos eles ao notebook com um único cabo. É o melhor de dois mundos!

Notebook gamer

5 – Poder de fogo é realmente tão diferente?

De fato, os desktops permitem a instalação de peças mais poderosas, por conta do espaço disponível e dos coolers maiores e mais pesados. Entretanto, já há diversos modelos de notebooks no mercado capazes de brigar bonito em desempenho (alguns deles tendo processadores da linha Intel® Core™ i5, i7 e até i9, além de placas de vídeo NVIDIA da série RTX, como as 2060, 2070 e 2080).

O resultado disso? Uma diferença de performance para as atividades do dia a dia que pode não ser notada. Confira o gráfico abaixo, comparando os processadores Intel® Core™  i7 9750H (notebooks) e i7 9700K (desktops):

Benchmark: CPUs Intel desktop da série i7-9700K e mobile da linha i7-9750H. Diferença em desempenho não é tão grande (Imagem: Hardware Canucks)

Muitos dos notebooks modernos também vêm equipados com os velozes SSDs e memória RAM na faixa de 16 GB, de forma que você não está comprometendo o desempenho geral da máquina se optar por um portátil.

Comparativo entre as velocidades de um SSD no Desktop e no Notebook (Imagem: Hardware Canucks)

Outro detalhe é que algumas das fabricantes possuem sistemas de coolers tão avançados que acabam colocando processadores de desktop em um chassis de notebook, mantendo os clocks e temperaturas em dia. 

Como dissemos, um dos argumentos mais utilizados por quem prefere os Desktops é a questão do preço: peça por peça, um notebook costuma custar mais caro. Contudo, você deve se lembrar de que estamos falando de um conjunto completo, com garantia para todos os componentes e que vem pronto de fábrica para ser usado e transportado para cima e para baixo.

Com os dados na mesa, queremos saber a sua opinião: qual você prefere e por quê? Conte para a gente a sua experiência com essas máquinas e nos diga qual categoria se adapta melhor ao seu estilo de vida. Até a próxima!

Fonte: VG Leaks, Hardware Canucks, Adrenaline

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.