TECNOLOGIA

O que é DDR4 e DDR3 e qual é a diferença entre esses dois tipos de memória?

Quando você vai comprar ou montar um computador novo, há alguns itens básicos que são primordiais – e que chamam a atenção do consumidor logo de cara. Processador, placa de vídeo, armazenamento e… Memória RAM, seja ela DDR3 ou DDR4.

Apesar de muita gente saber que esse é um item importante para o desempenho de uma nova máquina, nem sempre temos real conhecimento do que é realmente e, mais ainda, qual a diferença entre as “classes” de memórias. Qual a sua função? O que é DDR4?

Qual é a função da memória RAM?

Você sabe que a memória RAM é importante para o PC, certo? Mas qual a sua função? Bem, essas memórias de acesso aleatório (a sigla RAM significa Random Access Memory), funcionam, como o seu nome já sugere, como dispositivos utilizados para guardar informações – é uma memória, certo?

No entanto, os dados armazenados na memória RAM ficam por lá temporariamente. Ali ficam, basicamente, as informações que precisam ser acessadas pelo processador em determinadas tarefas naquele momento.

A memória RAM conta com chips que possuem a habilidade de escrever e ler informações.

Essas memórias contam com chips capazes de escrever e ler informações. Quando está realizando a primeira tarefa, ela atribui a esses dados alguns “endereços” específicos para acesso a tais informações. Dessa forma, quando um processo é iniciado, a CPU envia as ordens de escritura e leitura, determinando quais serão os “endereços” utilizados naquele momento.

O processo de comunicação se dá pelo barramento. Todo o tráfego de informações nesse sentido, como acesso à endereços, acontece aqui. Por sua vez, a velocidade dessa conexão é medida em bits, que refere-se à quantidade de dados por segundo que pode ser trocada simultaneamente entre processador e memória RAM.

Evolução ao longo do tempo

Outro ponto importante que você precisa conhecer, ainda que basicamente, é a denominação DDR. Essa sigla significa Double Data Rate (algo como Taxa de transferência dobrada) e é o barramento utilizado pelas memórias RAM na transferência de dados. O DDR aponta o clock que regula as trocas de informações entre a CPU e a memória RAM. 

Como o seu nome sugere, essas memórias podem obter o dobro do desempenho se comparadas com memórias sem tal tecnologia, mas com o mesmo clock. Assim, quando você vê uma memória DDR-800 ela trabalha, na verdade, a 400 MHz externamente.

Como o nome DDR (Double Data rate) sugere, essas memórias podem obter o dobro do desempenho.

Atualmente utilizam-se as DDR SDRAM (Double Data Rate Synchronous Dynamic Random-Access Memory ou, em português, Memória de Acesso Aleatório Dinâmica Síncrona com Interface de Alta Largura de Banda).

No caso da DDR SDRAM, a latência (tempo de intervalo necessário para que um endereço na memória seja escrito/ ou acessado) é determinada pelo processador – e é sempre a mesma, o que dá uniformidade e agilidade ao processo.

O que é DDR3?

O padrão DDR3 foi a terceira evolução dessa tecnologia. Lançadas pela Samsung em 2006, essas memórias apresentaram um salto de velocidade muito grande em relação a sua antecessora, a DDR2. 

Com taxa de transferência cerca de 2 vezes maior que a tecnologia anterior, a DDR3 foi definida como padrão mínimo de funcionamento para os processadores Intel Core i7. Isso porque a CPU tem um controlador de memória já embarcado “em si mesma” para agilizar a troca de informações.

O que é DDR4? E qual a diferença para o DDR3?

Seguindo a mesma linha evolutiva, hoje as memórias RAM top de linha seguem a tecnologia DDR4 SDRAM. Como não poderia deixar de ser, o lançamento dessas memórias, em 2014, apresentou outro grande avanço tecnológico.

Entre as grandes mudanças destacam-se a capacidade maior de trabalho, eficiência na troca de informações, melhor performance geral em escala e, também, melhor desempenho energético, apresentando consumo até 20 por cento menor do que sua antecessora.

As memórias DDR4 possuem disponíveis uma maior variedade de velocidade, se comparadas às memórias DDR3.

Em comparação com DDR3, as memórias DDR4 possuem uma maior variedade de velocidades disponíveis, o que permite configurações alternativas e também permite que faixas de preço diferentes sejam alcançadas.

Quando falamos da eficiência energética, ela também traz uma boa evolução. Se nas memórias DDR3 a voltagem de trabalho “normal” fica em torno dos 1.5 volts, esse consumo cai para 1.2 volts quando utilizamos memórias DDR4. Algumas já trabalham, dependendo do fabricante, à 1.05 volts.

A densidade de chips nas DDR4 é maior, o que exige menos espaço físico para sua instalação em placas-mãe. Enquanto que nas DDR3 você encontra disponíveis pentes de 512 até 8 GB de memória, com a DDR4 você tem a possibilidade de trabalhar com itens que vão de 4 até 16 gigabytes de capacidade.

Além disso, se você é um gamer extremamente hardcore ou, então, utiliza o computador para trabalhos complexos e que exigem muita memória, há placas que já permitem a instalação de 512 GB de memória RAM, superando a limitação de 128 gigas da versão anterior da memória.

Em se tratando de compatibilidade, os encaixes das memórias DDR3 utilizam 240 pinos, enquanto que as DDR4 contam com 288 pinos. Lembrando que, enquanto uma memória DDR3 pode trabalhar com um pente DDR2 em conjunto, as memórias DDR4 só funcionam com pares da mesma categoria.

A memória DDR4 possui uma velocidade maior em comparação a DDR3.

Agora, se compararmos a velocidade de trabalho, aí as memórias DDR3 acabam tomando uma pequena lavada. Isso porque a sua velocidade máxima de troca de dados fica entre 800 Mb/s até 2133 Mb/s. Já as DDR4 partem de 1600 e vão até 3200 Mb/s. Novas, mais velozes, devem chegar ao mercado nos próximos meses. 

Com uma frequência de trabalho mais elevada, as memórias têm uma maior capacidade e, diretamente, acabam ajudando o processador, dando-lhe mais potencial de realizar tarefas simultâneas com mais eficiência.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Clube do Hardware, Babylon, Canaltech e EE Times