NOVIDADES

Cartas no Steam: saiba como ganhar dinheiro!

Para muita gente, somente divertir-se em partidas despretensiosas dentro dos seus games favoritos não é suficiente. Há quem goste de desafios maiores, buscar 100% de tudo o que um título tem para oferecer, por exemplo. Outros, curtem colecionar e possuir os itens mais interessantes do jogo é o seu objetivo real. Por fim, há também quem deseje aqueles objetos únicos, seja uma arma com pintura especial ou mesmo uma animação que só você pode ter.

Pensando nestes públicos, a Valve trouxe para o Steam a chance de você ganhar e acumular itens colecionáveis por meio de cartas. Para tanto, você é capaz de obter estes artigos cumprindo determinados objetivos dentro dos games que estão presentes na plataforma.

Como ganhar dinheiro vendendo cartas no Steam

“Legal, mas eu não tenho interesse nessas cartas nem nada disso”. Bem, pois saiba que há um mercado enorme para estes itens – e tem muita gente fazendo um bom dinheiro com tudo isso aí. Não estamos falando de milhões de reais, mas é fato que você pode, com certeza, fazer um dinheirinho para gastar menos em sua aquisições dentro do Steam. 

De onde vem?

Atualmente, uma grande quantidade de jogos já conta com o recurso das cartas. Para saber quais, primeiro de tudo, abra o Steam em seu computador e vá até a seção da “Loja”. Em seguida, clique na lupa que fica posicionada no campo de pequisa. 

Ao fazer isso, você conseguirá abrir os menus com todos os filtros de busca disponíveis. Ali, role a tela até encontrar a alternativa “Cartas Colecionáveis Steam”. Basta marcar a caixa correspondente e realizar uma nova pesquisa. Pronto, agora você tem uma lista de todos os jogos que trazem o recurso.

Venda cartas no Steam e ganhe dinheiro

Como dito anteriormente, estas cartas são obtidas dentro das partidas. Cada game conta com seus desafios próprios. Em um jogo de tiro online você deve matar 50 inimigos utilizando uma pistola ou, então, sobreviver dez minutos sem uma morte ou respawn, por exemplo.

É importante destacar que as regras não são unificadas, vamos dizer assim. Isso, na verdade, deixa tudo mais interessante, afinal de contas, uma mecânica engessada poderia dificultar a progressão dos jogadores. Já pensou regras para conquistas de cartas iguais em um game de corrida e um jogo de luta? Impossível…

Comprar, vender, trocar…

Todas as negociações de cartas do Steam acontecem dentro da própria plataforma. Tudo é bem intuitivo e a medida que você começar a explorar os menus relacionados a esta atividade, perceberá que consegue comprar e vender cartas rapidamente. Há duas formas de acessá-las: 

Menu de Insígnias 

Primeiro, com o Steam aberto, vá até o seu nome e expanda o menu, acessando, em seguida, a alternativa “Insígnias”. Ali você tem uma visão de todas as que você já conquiestou dentro da comunidade e quantas faltam para conseguir subir de nível.

Além disso, perceba que, abaixo desta relação de “Insígnias” você consegue ver, também, as suas cartas. Ali, você as encontra de maneira bem organizada, separadas de acordo com os seus respectivos jogos e onde elas foram obtidas. 

Dessa forma, é possível ter uma visão mais abrangente das cartas que você ganhou dentro dos game, bem como quais faltam para que você consiga realizar alguma troca por novas insígnias da comunidade Steam.

Quais faltam para que você consiga realizar alguma troca por novas insígnias da comunidade Steam.

Ao checar em detalhes essa organização, foque em um game específico. Ali, você pode encontrar diversos atalhos para gerenciar as cartas. Ao clicar no game, por exemplo, é possível visualizar as que você já tem deste título e, num menu abaixo, as que você pode obter para fechar o pacote deste jogo em específico.

Em cada um destes menus, há botões que permitem outras ações. Entre as alternativas da seção com as cartas que você já tem, por exemplo, está a opção mais adequada para quem quer vender as cartas, que é o botão “Anunciar cartas no Mercado”.

Ao clicar ali você será transportado para uma tela que lhe permitirá anunciar todas as cartas deste jogo de uma só vez, já visualizando o preço médio cobrado pelos outros gamers por estes itens e, também, o valor que você receberá após realizar as vendas.

Voltando ao menu das suas cartas de um game qualquer, se você rolar a tela, terá aquela seção com as que lhe faltam para fechar um pacote, certo? Ali há botões para você buscar estas cartas no mercado, bem como visitar o forum de tansações do game para checar se há alguém propondo trocas por lá. Também é possível ver quais amigos seus têm cartas desse jogo e, por ali mesmo, realizar ofertas para trocas com eles.

Menu do Inventário

Agora, o caminho para acessar as cartas por meio do “Inventário”. Naquele menu de opções acessado por meio do seu nome (entre os atalhos principais do Steam), há também a alternativa de se acessar as cartas por meio do “Inventário”. Nesse caso, você tem uma visão macro de todos os itens que conseguiu adquirir na plataforma, incluíndo descontos e presentes. Para visualizar somente as suas cartas, clique no grande filtro disponível no meio da tela e selecione a alternativa “Comunidade”. 

cartas no steam

Perceba que todas elas ficarão agrupadas de acordo com o jogo no qual foram adquiridas, contudo, não há maiores separações, como no caso do menu de “Insígnias”. Dessa forma, este menu é mais indicado para quem deseja realmente negociar as cartas.

Clique sobre alguma delas e terá informações diversas, os chamados marcadores. Ali você checa se é uma carta comum, de que jogo é, etc. Na área “Ver no Mercado da Comunidade” você consegue enxergar por quanto ela está sendo vendida e, se quiser, anunciá-la pelo valor que desejar.

Outras ferramentas

Mesmo dentro do ambiente do Steam você encontra várias outras informações com relação às negociações de cartas. Nos fóruns dos games você sempre tem jogadores de todo o mundo comprando, vendendo e negociando cartas. 

Na seção “Mercado da Comunidade”, acessada pela opção “Comunidade” no menu principal do serviço você é capaz de encontrar tudo relacionado à essas transações, inclusive verificar itens populares, preços, quantidades…

vender cartas no steam

Já para quem quer ficar atento a flutuação de preços dessas “mercadorias”, uma boa dica é pesquisar o nome das cartas no Google. Há sites que monitoram esses preços, gráficos de sazonalidade e informções com relação a valorização deste ou aquele item.

E se eu não vender?

Muito bem, você curtiu o esquema das cartas e não deseja vender as suas? Excelente, saiba que o Steam traz diversos recursos “premiando” aqueles que possuem estes itens. Mas saiba desde já: não será fácil “evoluir” neste mundo.

Bem, para começar, você deve acumular algumas cartas em sua conta dentro do serviço. Estas, podem ser agrupadas em conjuntos específicos na plataforma. O Steam salienta que, para montar estes “pacotes”, você deve obter metade das cartas jogando e outra metade por outros meios dentro da plataforma, seja trocando com outros usuários ou mesmo as comprando diretamente. 

Ao conseguir montar um conjunto, você será capaz de fabricar uma insígnia especial de algum jogo. Esse novo artigo, por sua vez, lhe dá diversas vantagens, como itens (emoticons, planos de fundo para o seu perfil, entre outros) que podem ser vendidos no Mercado ou cupons de desconto para outros games.

Ao conseguir montar um conjunto, você será capaz de fabricar uma insígnia especial de algum jogo.

Bem, se você não quis vender as cartas, dificilmente vai querer se desfazer das insignias, correto? Pois saiba que o caminho não acaba por aí. Tais insígnias podem ter seu nível aumentado, trazendo, assim, novos artigos para o seu acervo.

Além dos colecionáveis, estas ações também fazem você subir o seu Nível Steam e, com isso, você consegue obter itens mais raros (e não trocáveis), incluíndo destauqes de perfil ou mesmo maior limite de amigos dentro da plataforma.
Fonte(s): Steam, TechTudo, StackExchange

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.